ENADE 2016 - Instruções para a realização da prova

ATENÇÃO ALUNOS INSCRITOS NO ENADE 2016 COMO CONCLUINTES!!!!

Alunos inscritos como concluintes no ENADE 2016 devem comparecer à secretaria de curso e assinar o termo de ciência para a realização do ENADE. O documento, além de comprovar sua inscrição no ENADE perante a Unifesp, traz informações e recomendações imprescindíveis relativas ao exame.

 NÃO DEIXE DE COMPARECER E ASSINAR SEU TERMO!

 

Não se esqueça de responder ao Questionário do Estudante e imprimir seu Cartão de Informação do Estudante.
Conforme 
MANUAL DO ESTUDANTE, item 5.2.4 o estudante que não preencher o Questionário do Estudante até o dia 20/11/2016 (data de aplicação da prova) será considerado irregular mesmo que cumpra os demais requisitos (comparecer ao exame, permanecer por uma hora na sala de provas e assinar a lista de presença e o cartão resposta).

Conheça a prova


A prova do ENADE 2016 será aplicada no domingo, dia 20 de novembro de 2016 (20/11/2016) a partir das 13h00 (horário de Brasília). A prova terá 4 (quatro) horas de duração e compreenderá tanto questões sobre Formação Geral (comum a todos os cursos) como sobre o Componente Específico. Para maiores detalhes não deixe de acessar o
Manual do Estudante Enade 2016.

O INEP orienta aos alunos comparecerem ao local de prova às 12h15 para localizar a sala de aula, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia). Recomenda também que o estudante conheça antecipadamente o seu local de prova e estime o tempo necessário ao percurso desde sua residência, observando o horário estabelecido para sua apresentação: 12h15 (horário de abertura dos portões), lembrando que não será permitindo o ingresso dos estudantes após o fechamento dos portões (após as 13:00 horas)
A participação no Enade 2016 será atestada pela assinatura do estudante na lista de presença, em sala de aula, e pelo cartão de respostas às questões objetivas da prova. Nessa edição é preciso, além dessas formalidades, 
preencher o Questionário do Estudante e permanecer, no mínimo, por 1 hora na sala após o início das provas.
A parte referente ao componente específico constará de 30 (trinta) questões, das quais, 3 serão (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha envolvendo situações-problema e estudos de caso.

O componente geral será composto de 10 (dez) questões envolvendo situações-problemas e estudos de caso. As questões do componente geral versarão sobre a compreensão de temas importantes para a realidade contemporânea que deverão ser evidenciados por uma perspectiva crítica, integradora e sintética do estudante, que terá suas respostas avaliados pelos seguintes aspectos: clareza, coerência, coesão, uso de estratégias argumentativas adequadas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

Erros no Cadastro – Como realizar a correção


Os estudantes devem conferir atentamente as informações constantes no Cartão de Informação gerados após o preenchimento do Questionário do Estudante.
Estudantes que identificarem dados errados na sua inscrição deverão observar as instruções para a correção de dados pessoais contidas no Cartão de Informação do Estudante. O estudante deverá ler as instruções, preencher o formulário com as eventuais correções cadastrais e apresentá-lo ao fiscal da prova, no dia (20/11/2016) e local determinado para o Exame (informado no Cartão de Informação).
Caso necessário, o estudante também poderá procurar os fiscais de prova, no dia do exame, para que forneçam o instrumento adequado para a correção dos dados cadastrais.


Estudantes com Necessidades Especiais (incluindo lactantes)


Alertamos que todos os estudantes com necessidades de atendimento especial para participação no Enade 2016 devem comparecer ao local de prova mesmo que não tenham tido garantia de ter suas necessidades atendidas. Caso não haja condições para a realização da prova, o Coordenador de Local de Aplicação registrará a presença do estudante e sua inviabilidade de participação no Enade 2016. Só assim o participante garantirá a regularidade no exame.

Atenção! O fato do estudante ter necessidades especiais não atendidas não o dispensa necessariamente da prova e não poderá ser alegado como motivo para solicitação de dispensas a posteriori, caso o estudante não tenha cumprido o procedimento descrito no parágrafo anterior. Para maiores detalhes acesse o Manual do Estudante Enade 2016.

Composição das Provas


Todas as provas são compostas do mesmo Componente Geral, responsável por 25% da nota da prova (veja a seguir) e do Componente Específico do seu Curso, responsável por 75% da nota final da prova (para conhecer mais sobre a prova, acesse
aqui o link para as provas anteriores).

Componente Geral

O componente de Formação Geral pretende verificar a formação do profissional a partir dos seguintes itens: "atitude ética; comprometimento social; compreensão de temas que transcendam ao ambiente próprio de sua formação, relevantes para a realidade social; espírito científico, humanístico e reflexivo; capacidade de análise crítica e integradora da realidade; e aptidão para socializar conhecimentos em vários contextos e públicos diferenciados".


Sob essa ótica serão avaliados os seguintes 
temas:
I- Cultura e arte;
II- Avanços tecnológicos;
III- Ciência, tecnologia e sociedade;
IV- Democracia, ética e cidadania;
V- Ecologia;
VI- Globalização e política internacional;
VII- Políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa e desenvolvimento sustentável;
VIII- Relações de trabalho;
IX- Responsabilidade social: setor público, privado e terceiro setor;
X- Sociodiversidade e multiculturalismo: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão e relações de gênero;
XI- Tecnologias de informação e comunicação;
XII- Vida urbana e rural. .

A prova avaliará ainda as seguintes habilidades e competências:
I. Ler, interpretar e produzir textos;
II. Extrair conclusões por indução e/ou dedução;
III. Estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações;
IV. Fazer escolhas valorativas avaliando consequências;
V. Argumentar coerentemente;
VI. Projetar ações de intervenção;
VII. Propor soluções para situações-problema;
VIII. Elaborar sínteses;
IX. Administrar conflitos.

Saiba quais cursos serão avaliados no ENADE 2016


Campus Diadema:
• Farmácia integral e noturno (Bacharelado);

Campus Baixada Santista:
• Nutrição
• Educação Física
• Fisioterapia
• Serviço Social

Campus São Paulo:
• Biomedicina

• Enfermagem

• Fonoaudiologia

• Medicina

• Tecnologia em Radiologia

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse