logoCirandaBIO

 

CIRANDA: Ciência Integrada ao Nosso Dia-a-Dia

(Programa de Curricularização da Extensão do Curso Biomédico)

O Programa CIRANDA tem como objetivo demonstrar como o conhecimento científico permeia nosso cotidiano. A ideia é mostrar que a ciência não está desvinculada do nosso dia-a-dia. Todas as atividades realizadas por nós a cada dia, desde o café da manhã até assistir a série favorita à noite, envolvem conhecimentos científicos. A ciência fornece continuamente informações fundamentais para o entendimento das funcionalidades do corpo, assim como provê subsídios para intervenções que visam a melhoria da saúde e promoção do bem-estar.

O nome CIRANDA busca ressaltar que a circulação do conhecimento se dá da universidade para a sociedade e, pela demanda desta, determina a produção de mais conhecimento pela universidade, gerando um círculo virtuoso. Recentemente, temas de grande apelo na sociedade como, epidemia de Zika e febre amarela, o surgimento das super-bactérias vinculado ao uso indiscriminado de antibióticos e a possibilidade de aplicação de técnicas polêmicas como terapia gênica e uso de células tronco embrionárias, mostram que a integração sociedade-universidade é fundamental para o desenvolvimento da ciência.

Informar a população é gerar massa crítica para que a mesma possa entender o significado de politicas de intervenção na área da saúde e mesmo da necessidade do financiamento da ciência. A população esclarecida faz a própria população e a cidade mais saudáveis.