ELETIVAS BIO 2019 - HABILITAÇÕES

As Eletivas Bio que possibilitam a solicitação de habilitação junto ao CRBM são compostas por 500h de atividades práticas, conforme norma do referido Conselho. Além dessas eletivas, são oferecidas também Eletivas Bio que possibilitam a certificação pela UNIFESP, uma vez que não há habilitação credenciada junto ao Conselho para elas. Estas têm carga horária variada de atividades práticas. Abaixo seguem as ementas de cada uma das Eletivas Bio práticas.

Possibilitam Habilitação:

1) Análises Clínicas

É composta das seguintes áreas ou assuntos:

- Hematologia: hemograma, hemossedimentação e coagulação e alguns equipamentos como citômetros e microscópios.

-Bioquímica: dosagem de glicose, uréia, creatinina, íons, proteínas, enzimas, bem como dominar algumas metodologias, como eletroforese e cromatografia e alguns equipamentos como espectrofotômetro, densitômetros e cromatográficos.

- Microbiologia: bacteriologia, microbiologia e virologia, dominando as metodologias de colorações específicas, semeaduras e cultivo de diversos agentes etiológicos;  

- Imunologia: reações sorológicas para doenças infecciosas e auto-imunes, bem como dominar algumas metodologias, como imunoensaio e quimioluminescência;

- Parasitologia: como exames rotineiros de parasitologia, com técnicas frequentemente utilizadas em nosso meio.

- Princípios básicos de biossegurança no ambiente de trabalho;

- Bioinformática

- Gestão laboratorial.

            Ao final do Curso do aluno deverá conhecer: 1) a indicação dos exames laboratoriais mais frequentes; 2) as condições de coleta e processamento das amostras; 3) a realização dos exames laboratoriais mais comuns; 4) a interpretação dos resultados dos exames mais comumente utilizados na prática diária.

2) Diagnóstico Molecular

Módulo I

É composto das seguintes áreas ou assuntos:

- Triagem urinária para Erros Inatos de Metabolismo: análises colorimétricas e cromatográficas. Análise Bioquímica: dosagem de enzimas lisossômicas associadas a doenças de depósito em gota de sangue seca em papel de filtro, leucócitos, linfócitos e culturas celulares.

- Análise Molecular: extração, quantificação e análise da qualidade de material genético (DNA/RNA) de amostras biológicas; sequenciamento de genes, painéis de genes, exomas e transcriptomas utilizando tecnologia Sanger e sequenciamento de última geração (Next- Generation Sequencing - NGS); análise e interpretação dos resultados utilizando ferramentas de bioinformática.

- Bioinformática;

- Princípios básicos de biossegurança no ambiente de trabalho;

- Bioestatística;

- Gestão laboratorial.

            Ao final do Curso o aluno deverá conhecer: 1) a indicação dos exames bioquímicos e moleculares relacionados às doenças metabólicas e de origem genética; 2) as condições de coleta e processamento das amostras; 3) realização dos exames; 4) a interpretação dos resultados.

Módulo II

A definir.

3) Reprodução Humana

É composta das seguintes áreas ou assuntos:

- Aspectos da Reprodução Assitida: O espermatozoide / O oócito / Fertilização, Embriogênese e Implantação / Anatomia e embriologia dos sistemas genito-urinários masculino e feminino / O eixo hipotálamo-hipófse-gonadal / Esteroidogênese e desenvolvimento folicular / Ovulação / Citologia testicular / Espermatogênese / Mecanismos de Ereção, Emissão e Ejaculação / Estimulação controlada dos ovários / Avaliação clínica do casal infértil / Inseminação intrauterina, fertilização in vitro e injeção intracitoplasmática de espermatozoide / Análise seminal convencional / Processamento seminal / Criopreservação de gametas e embriões / Análise funcional dos espermatozoides / Avanços tecnológicos na investigação da infertilidade masculina e feminina;

- Bioestatística;

- Bioinformática;

- Gestão laboratorial.

            Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de conhecer os aspectos relacionados à Reprodução Assistida e realizar exames laboratoriais a ela relacionados.

Possibilitam Certificação:

1) Neurociência

- Introdução à Neurociência como campo do conhecimento. Visão geral dos principais níveis de análise que fomentam o conhecimento em Neurociência, como Biologia do Desenvolvimento Neural, Neuroanatomia, Neurofisiologia, Neuropsicofarmacologia e Análise Comportamental. Apresentação de técnicas disponíveis no campus São Paulo, empregadas em estudos de Neurociência, como: eletrofisiologia neuronal, cultura de células, biologia molecular, bioquímica, optogenética, vetores virais, imagens, análise comportamental. Aprofundamento teórico-prático, com abordagem integrativa, nos seguintes domínios funcionais inseridos no campo da Neurociência: percepção e movimento; sistemas regulatórios; processos comportamentais de valência negativa e positiva; sistemas cognitivos e processos sociais;

- Bioinformática;

- Bioestatística.

EMENTAS:

Análises Clínicas - Módulo I

Análises Clínicas - Módulo II

Bioestatística

Bioinformática

Comunicação oral científica em inglês

Diagnóstico Molecular

Gestão de Empresas da Saúde

Neurociência