Ciências Biológicas - Mod. Médica (Biomedicina)

O curso visa formar profissionais para exercer docência e pesquisa nas diferentes áreas biomédicas, com sólidos conhecimentos dos aspectos básicos da biologia humana, dos processos fisiológicos e patológicos.

Informações sobre o Curso de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - MODALIDADE MÉDICA (Biomedicina)

Sobre o curso: O curso visa formar profissionais para exercer docência e pesquisa nas diferentes áreas biomédicas, com sólidos conhecimentos dos aspectos básicos da biologia humana, dos processos fisiológicos e patológicos. O curso tem duração de 4 anos em período integral. Os três primeiros anos estão relacionados à aquisição de conhecimentos específicos à sua formação. No sexto semestre os estudantes optam por cursar disciplinas eletivas ou realizar estágio prático em laboratório de análises clínicas. O 4º ano consiste em um estágio, no qual o aluno desenvolve um projeto de pesquisa individual, em uma especialidade de sua escolha e sob a orientação de um pesquisador na área pretendida. Espera-se para o graduado o seguinte perfil: conhecimento sólido das ciências básicas da área biomédica; capacidade de autoaprendizagem; facilidade em obter informações nas várias formas de divulgação do conhecimento; espírito crítico amadurecido; conhecimento e familiaridade com o método científico; capacidade de formular e desenvolver um plano de pesquisa; apresentar seus resultados e conhecimentos adquiridos com clareza e adequação, tanto na forma escrita como na forma oral; desempenhar seu trabalho de forma ética.

Principais Unidades Curriculares: Biologia Celular, Biologia Molecular, Anatomia, Histologia, Biologia do Desenvolvimento, Biofísica, Bioquímica, Química, Matemática, Físico-Química, Fisiologia, Psicobiologia, Genética, Engenharia Genética, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Patologia, Farmacologia, Análises Clínicas, Informática em Saúde, Bioestatística, Epidemiologia, Filosofia e Ética.

Mercado de trabalho: Os graduados deste curso podem exercer atividades profissionais em institutos de pesquisa, em empresas de iniciativa privada ligadas à área biomédica, como a indústria farmacêutica e de alimentos e em laboratório de análises clínicas. Sobretudo, poderão exercer atividades de pesquisa e docência em instituições de ensino de nível superior.

Diferencial do curso: Desde os primeiros anos do curso, os alunos têm a oportunidade de participar de atividades de iniciação científica nos laboratórios UNIFESP, onde podem acompanhar ou desenvolver projetos de pesquisa, participar de congressos científicos e, muitas vezes, os projetos podem resultar em publicações em revistas de divulgação nacional e internacional.

Duração: 8 semestres
Turno: Integral
Vagas: 33

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse