Seleção para extensão Counut

Iniciamos o processo de seleção de novos integrantes para o projeto de extensão "Counut: Intervenções acadêmicas buscando valorizar e multiplicar o significado do comer".

O que é o Counut?
"O Counut é um grupo de estudantes que procura realizar atividades e intervenções contínuas entre e para a comunidade acadêmica, na forma de uma usina de ideias criativas e inovadoras sobre Alimentação, pensando de um modo teórico-prático e não tecnicista, conciliando conhecimentos populares com os técnico-científicos. Realiza, dessa forma, o compartilhamento horizontal de saberes, construindo ações que busquem a reflexão de um comer diferente para, assim, realçar as dimensões da comida e da sua relação com o ser humano, que é muito mais do que uma necessidade biológica por nutrientes, permeando os âmbitos sociais, políticos, subjetivos e culturais."

As reuniões do Counut acontecem todas as terças-feiras, a partir das 18h, e não há vagas remuneradas.

Os interessados em participar do projeto devem enviar um e-mail pelo e-mail pessoal para o e-mail do Counut (counut.unifesp@gmail.com) até o dia 11 de abril de 2016.

Todos que declararem interesse deverão comparecer na seleção que ocorrerá no dia 12 de abril (terça-feira), às 18h, sala 237, na unidade Silva Jardim.

www.facebook.com/counut


Atenciosamente,


Equipe Counut

 

 

Nota sobre cursos desabilitados no programa Bolsa Permanência

Os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional do Campus Baixada Santista tiveram seus Projetos Políticos Pedagógicos revisados, recentemente, após amplo e longo processo de debates e de decisões coletivas envolvendo diferentes sujeitos: estudantes, técnicos, professores, coordenadores de cursos e direção acadêmica.

Esta revisão empreendeu, a partir de uma ampla avaliação dos 10 anos de execução das propostas formativas, novos arranjos curriculares que buscam ampliar a interdisciplinaridade, a interprofissionalidade, bem como os nexos entre dos diferentes eixos e módulos. Desta forma, além de mudanças visando o aperfeiçoamento dos processos pedagógicos dos cursos, foram consideradas questões que afetam positivamente o itinerário acadêmico dos(as) estudantes, tais como: flexibilização do currículo, opções de Unidades Curriculares eletivas, arejamento da matriz e menor tempo de integralização. Após o processo ter sido concluído e aprovado em todas as instâncias pertinentes na universidade, incluindo a formalização da mudança ao MEC, houve o desligamento automático dos estudantes dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, do Programa de Bolsa Permanência (PBP), por não mais atenderem os critérios deste Programa, tal como a maioria dos cursos desta Universidade. Ou seja, não atingem a média, no mínimo, de cinco horas de aula diárias.

Ainda sem retorno, mas já informamos o MEC de que, no momento, estão em vigência duas matrizes curriculares. Uma para os estudantes veteranos matriculados até 2015 e a segunda para os ingressantes em 2016. Assim, nossos esforços, junto ao MEC, têm sido no sentido de garantir o PBP para todos os estudantes veteranos. Se isso for possível, além de minimizar o problema gerado, minimizará o impacto gerado no orçamento desta Pró-Reitoria, aprovado em 08/03/2016, o qual não previa o acréscimo decorrente da migração de aproximadamente 120 estudantes, na folha de pagamento mensal da PRAE.


A universidade, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e com recursos provenientes do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) possui o Programa de Auxílio para Estudantes (PAPE). Estes recursos são limitados e seu uso é aprovado no Conselho de Assuntos Estudantis (CAE). O orçamento pode ser conhecido na página da PRAE no portal da Unifesp Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS Rua Sena Madureira, 1500 - 1º Andar - CEP 04021-001 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Brasil Telefone: (11) 3385-4102 C.C.: 001.017.000 - Home-page: http://www.unifesp.br/reitoria/prae/ - E-mail: prae@unifesp.br (http://www.unifesp.br/reitoria/prae/institucional/prae/orcamento), assim como os relatórios mensais do PAPE/PBP: http://www.unifesp.br/reitoria/prae/programas/programas/pape/relatorio-de-controle.

Os(as) estudantes VETERANOS, atendidos(as) por este PBP, caso não possam permanecer no PBP poderão passar a integrar o PAPE. Para tanto, pede-se conhecer o edital PAPE. Disponível no link: http://www.unifesp.br/reitoria/prae/editais/editais/auxilio-permanencia/aberto e dirigir-se ao Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE-BS) para os devidos encaminhamentos e providências. Estamos reforçando, temporariamente, com servidores do próprio campus e apoio da Equipe da PRAE, o trabalho de serviço social do NAE-BS para melhor atender os(as) estudantes, sem que haja interrupção do recebimento dos auxílios.
A PRAE, a Direção Acadêmica, a CEG e o NAE-BS estão à disposição para esclarecimentos de dúvidas, entendendo que é fundamental procurar relações de convergência e fortalecimento entre as políticas públicas de assistência estudantil e as políticas públicas de projetos pedagógicos inovadores na educação superior. Seguiremos buscando mais recursos à permanência estudantil, o que, em tempos de crise política e econômica, tem sido algo de quase nenhuma eficácia junto às instâncias competentes no Governo Federal, tanto para a Unifesp, como para todas as demais Universidades Federais e órgãos públicos.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
Direção Acadêmica do Campus Baixada Santista
Coordenadoria de Ações Afirmativas e Políticas de Permanência (CAAPP) - Prae
Comissão de Ensino de Graduação – CEG BS
Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) - BS
São Paulo e Baixada Santista, 29 de março de 2016.

Clique aqui para fazer o download da nota

 

 

 

Comunicado sobre Fornecimento de Refeições

À Comunidade Acadêmica


Informamos que novo contrato com o Restaurante A Pantaneira foi celebrado e, a partir de hoje, os estudantes poderão fazer suas
refeições (almoço e jantar), com subsídio da Universidade no local.


Atenciosamente,


Direção do Campus

 

 

 

 

 

 

Seleção para Projeto de Extensão: Cinema Subjetividade e Sociedade

Inscrições abertas para no projeto de Extensão “Cinema, Subjetividade & Sociedade: A Sétima Arte na Produção de Saberes” (Unifesp - Campus Baixada Santista).

Resumo: O presente projeto de extensão pretende utilizar a produção cinematográfica como meio de produção e circulação de diferentes saberes, sob as mais variadas temáticas, em contextos transdisciplinares e multiculturais. Procura utilizar o cinema como ferramenta para favorecer a interlocução entre a produção de conhecimentos acadêmicos e as mais variadas formas de produção e transmissão de saberes da sociedade. Deste modo, pretende estreitar as relações entre academia e sociedade de modo a fortalecer laços existentes com dispositivos da cidade, bem como potencializar a criação de novas relações. Tem como objetivo geral oferecer espaços itinerantes de ensino, pesquisa e extensão que utilizem a produção cinematográfica para a reflexão, questionamento, produção e aprofundamento de questões ligadas ao processo de constituição das diferentes configurações subjetivas existentes na contemporaneidade. As atividades constituem: apresentações de filmes, dentro e fora da universidade, em parceria com variados projetos de ensino, pesquisa e extensão, com o intuito de suscitar afetos e reflexões acerca de temáticas pré-definidas; criação de espaços de circulação de saberes com base nos filmes apresentados; criação de diferentes materiais a partir dos espaços criados: material de pesquisa, audiovisual,curtas, textos, debates, entre outros, com aprofundamento, questionamento ou produção de saberes específicos; criação de cursos relacionados à criação e análise da linguagem audiovisual. Dessa forma, procura-se estabelecer uma relação com as diversas demandas dos dispositivos utilizados e possibilidades que a Universidade oferece, possibilitando uma sólida formação profissional aos discentes e retorno social às comunidades envolvidas, tendo como eixo norteador a relação teoria-prática e a articulação ensino, pesquisa e extensão.

As atividades iniciais serão:
1. Reuniões de planejamento quinzenais, às segundas-feiras (13h30min às 15h00);
2. Pesquisa filmográfica e teórica para exibição dos filmes;
3. Atividades de contato, preparação e divulgação das exibições;
4. Atividade de exibição de filmes e discussão/debate/palestra/etc – 3 horas quinzenais
5. Produção de material a partir das exibições (diário de campo, audiovisual, etc);

Quantidade de vagas: 10 vagas

Processo seletivo: Os interessados deverão enviar uma carta de intenções (para o e-mail cinepsicobs@gmail.com) explicitando suas afinidades com o tema, os motivos pelos quais gostaria de participar do projeto, as possíveis contribuições e as disponibilidades de horários.
Cronograma inicial:
17 de março a 01 de abril: Recebimento das cartas de intenção para participar do projeto como extensionistas (inicialmente não estão previstas bolsas).
04 de abril, às 13h30min: apresentação do projeto e entrevistas de seleção.
05 de abril: divulgação dos resultados.
 

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