Conheça o resultado de ações extensionistas do Campus Baixada Santista da Unifesp

A Unifesp conta atualmente com 65 Programas Sociais e 160 Projetos de extensão. O Campus Baixada Santista, tem intensa contribuição nestes números, já que possui em andamento 11 Programas e 51 projetos.
Neste sentido, conheça os resultados de 2017 de alguns deles:


Produção midiática nas ciências da terra com ênfase no mar

O projeto "Produção midiática nas ciências da terra com ênfase no mar", coordenado pelo Prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro, consiste no desenvolvimento de atividades acadêmicas de extensão de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, caraterizadas pela produção midiática no suporte às atividades de ensino de ciências da Terra, com ênfase no Mar.

São atividades extensionistas envolvendo produção, intercâmbio de informações, visitações técnicas e registros fotográficos acompanhados de filmagens em campo de aspectos morfodinâmicos do nosso planeta, com desdobramentos na geração de material didático marcado pela vivência com fenômenos naturais, antropogênicos e a sociedade local na Ilha Comprida, litoral sul do estado de São Paulo.

Neste ano, o projeto contou com o aluno bolsista Rafael Marchesin e teve como resultados parciais a apresentação do projeto no III Congresso Acadêmico da Unifesp, que aconteceu 02/06/2017 e dois vídeos: o primeiro sobre os processos erosivos na Ilha Comprida, situada em Santos - SP ( https://youtu.be/u4LDYoDTWl0); e o segundo sobre a Ilha Comprida (https://youtu.be/4Z9fgTE--6w).

Para mais informações sobre o projeto, acesse: https://gilbertocartografo2.wixsite.com/producaomidiatica


Sentinelas das Praias

O projeto de extensão "Sentinelas das praias", do Departamento de Ciências do Mar do Campus Baixada Santista da Unifesp, coordenado pelo Prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro, teve início em 2015, e conta com parceria do Núcleo de Políticas Públicas Sociais (NPPS).

O principal objetivo é desenvolver atividades contínuas acadêmicas de extensão de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, no suporte às atividades de ensino de ciências da Terra, com ênfase em Geomorfologia Costeira e Marinha associada a praias arenosas dos municípios de Santos, São Vicente e Guarujá-SP, viabilizando indiretamente a relação transformadora entre a universidade pública e a sociedade, na perspectiva interdisciplinar.

Neste ano de 2017, as atividades foram desenvolvidas na praia do Góes, localizada em Guarujá/SP, onde os alunos tiveram aulas sobre a morfologia da praia e também conversaram com moradores para conhecer mais sobre a história do local e fazer registros de fotos. Os bolsistas foram: Cristiano Souza e Amanda Santos.

Os resultados e mais informações sobre este projeto de extensão podem ser acessados pelo site: http://sentinelasdaspraias.wixsite.com/sentinelasdaspraias


Núcleo de Políticas Públicas e Sociais

O Núcleo de Políticas Públicas e Sociais (NPPS), coordenado pela Profa. Dra. Anita Kurka, é um programa de extensão universitária, criado em novembro de 2010 e proposto por professores de diferentes áreas profissionais do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo, a partir de relações diretas com a Secretaria de Assistência Social do município de Santos. É um Programa multidisciplinar e interprofissional, aberto a todos os cursos do Campus e de outros campi, que entrelaça o ensino, a pesquisa e a extensão em ações interinstitucionais e intersetoriais ligadas ao tema da gestão, do trabalho, da participação e do controle social nas políticas públicas sociais. Utilizando como estratégia principal a construção de parcerias com as secretarias municipais da Baixada Santista, com movimentos sociais e com conselhos municipais, o NPPS agrupa diferentes projetos de extensão e de pesquisa que podem estar voltados tanto para o tema mais amplo da gestão das políticas públicas sociais da Baixada Santista, quanto para as condições específicas de um dado território ou de um serviço público municipal. ​ ​

Atualmente a maior parte de seus projetos se caracteriza por acompanhamento, reflexão e proposição de ações voltadas a serviços, equipamentos e programas da Política Nacional de Assistência Social – PNAS, com foco na implementação e consolidação do SUAS na cidade de Santos, por meio de acordo de colaboração mútua firmado com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Santos, SP e a Unifesp.

Dentre suas ações, ganhou destaque o Café com Política, que se trata de uma ação com caráter de fórum permanente de debates e formação continuada, que acontece mensalmente e tem a configuração de roda de debates, para a qual são convidados um ou mias provocadores para tratarem de um tema vinculado à questão das políticas públicas sociais e um debatedor, podendo os convidados serem da própria universidade ou não.

Neste ano, o programa contou com um bolsista, o aluno José Élson Santos.

Confira três vídeos, referentes a três encontros recentemente do evento Café com Política: Coletivos Juvenis: nova expressão da participação social? (https://www.youtube.com/watch?v=cJotNqJ9fXU); Região Metropolitana da Baixada Santista: desenvolvimento para quem? (https://www.youtube.com/watch?v=q6P3fNpj_8A&t=65s) e Dos processos migratórios internacionais aos locais: desafios para as políticas públicas (https://www.youtube.com/watch?v=lvaNrxGq8No&t=42s).

Mais informações sobre o programa, suas ações e resultados podem ser conferidas na página: http://nppsunifespbs.wix.com/npps

 

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse