Projeto de extensão Sentinelas das Praias desenvolve ações no litoral sul de São Paulo

Atividades de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico ocorrem desde 2015

SentinelasPraias.jpg
Equipe do projeto Sentinelas das Praias na praia do Góes, no Guarujá/SP (Crédito da foto: Divulgação)

 

Desde 2015, docentes e estudantes dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Mar e de Serviço Social, do Campus Baixada Santista da Unifesp, têm se dedicado ao projeto de extensão Sentinelas das Praias. A iniciativa funciona como suporte às atividades de ensino de Ciências da Terra, com ênfase em Geomorfologia Costeira e Marinha associada a praias arenosas dos municípios de Santos, São Vicente e Guarujá, no litoral sul de São Paulo.

No ano passado, por meio de atividades realizadas na praia do Góes, no Guarujá, foram examinados pela equipe da universidade aspectos do meio físico, como a erosão marinha. Além disso, foram feitas entrevistas com a população local com o propósito de resgate da memória social.

“A ação é uma tentativa de se conhecer que relações existem entre o cotidiano dessas pessoas e os projetos em disputa que transformam a paisagem da região e também a rotina delas. O propósito é sistematizar narrativas que deem a dimensão real da realidade evidenciando as identidades com o lugar”, explica o professor Gilberto Pessanha Ribeiro, coordenador do projeto.

Um dos focos é a implicação das transformações do cenário local e sua relação com o entendimento da população sobre as explicações dos fenômenos físicos, como poluição do mar, erosão e progradação marinhas – ampliação ou diminuição das praias –, contaminação do solo e da água, entre outros.

Na análise feita a partir de conversas com uma líder comunitária, jovens e um professor, dentre residentes ou não, segundo o docente, o que marcou foi a vinculação desses indivíduos com o município vizinho de Santos (SP), por uma questão geográfica e pela imposição de facilidades de mobilidade urbana pelo mar.

“O projeto tem dado oportunidades para os estudantes da Unifesp se envolverem de fato com ações extensionistas de produção e disseminação de informações, com produção de conhecimento e ampliação do potencial de análises geográficas que possuem interface com questões sociais”, analisa o coordenador.

 

 

Comunicado da Reitoria: transparência e prestação de contas

A Reitoria da Universidade Federal de São Paulo, de acordo com o estabelecido em seu programa de gestão (2013-2017), reafirma o seu compromisso com o diálogo, com a transparência e com a prestação de contas a toda a comunidade acadêmica e à sociedade.

Ressaltamos que o modelo de governança estabelecido pela atual gestão desde o seu primeiro mandato se baseia nos princípios da democracia participativa, com órgãos colegiados nas mais diversas instâncias, somando mais de 2.500 assentos (ocupados por estudantes, docentes e TAEs) nos conselhos, congregações e câmaras, entre outros, que funcionam como órgãos deliberativos.

Convidamos todos a acessar as informações disponíveis na seção Transparência do portal da Unifesp e em outras páginas conforme detalhamento abaixo:

Transparência Unifesp

Unifesp em números – números e indicadores da Unifesp

Processos de Contas Anuais

Orçamento – Relatórios relativos ao orçamento e execução orçamentária da Unifesp

Compras - Consulta às licitações em planejamento, em andamento e encerradas

Contratos – Informações relacionadas aos contratos da universidade 

Convênios – Consulta os convênios realizados pela Unifesp

Informações relacionadas a recursos humanos

Informações sobre prioridade de pagamentos

Informações sobre Gestão de riscos

Informações sobre permanência estudantil

Relatório de Avaliação dos Resultados da Gestão sobre Permanência Estudantil – CGU 

Ofícios Unifesp - PNAES

 

 

Edital de processo seletivo para bolsa de pós-doutoramento PNPD/CAPES-MEC 2018

A Coordenação do Programa de Pós-­Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde do Instituto Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, informa a abertura de processo seletivo público para uma (01) vaga de bolsista para Estágio Pós-­Doutoral, vinculada ao Programa Nacional de Pós-­Doutorado – PNPD/CAPES-­MEC -­ 2018.

Clique aqui para acessar o edital.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe hoje - 13/04, a transmissão ao vivo do Seminário Internacional Trabalho Portuário e Sindicalismo em Tempos de Crise

Clique aqui para acompanhar o Seminário Internacional Trabalho Portuário e Sindicalismo em Tempos de Crise, que estará sendo transmitido hoje, 13/04/2018, ao vivo hoje pelo Laboratório de Recursos Audiovisuais da Unifesp - WebTV e Rádio Silva.

Os vídeos tabém ficarão disponíveis on demand em nosso Canal no YouTube.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse