Projeto da IMar Jr., em parceria com IO Jr. e IPT, visa reduzir vulnerabilidade socioambiental de comunidade de Santos

Formada por pescadores artesanais, comunidade da Ilha Diana tem apresentado problemas na manutenção de suas tradicionais atividades

A empresa júnior do Instituto do Mar (IMar Jr.) do Campus Baixada Santista da Unifesp está desenvolvendo um projeto para reduzir a vulnerabilidade socioambiental e melhorar das condições ambientais da comunidade da Ilha Diana, formada por pescadores artesanais no município de Santos/SP.

Orientado pelo docente Ronaldo Torres, o projeto é uma parceria com a IO Júnior Consultoria e Educação Ambiental do Instituto Oceanográfico da USP e com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e foi aceito no edital da Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT).

“Além de proporcionar vivência profissional, oportunidade de trabalhar com outras instituições técnico-científicas e ser o primeiro projeto da IMar Jr., a real importância é poder fazer nossa parte buscando auxiliar naquilo que for possível a comunidade da Ilha", explica Nycolas Gomes, diretor de Projetos IMar Jr e estudante de Engenharia Ambiental.

A Ilha Diana fica na área continental de Santos e está localizada na confluência do rio Diana com o canal de Bertioga, a cerca de 8 km do porto. Ela é habitada por 210 moradores distribuídos em 60 famílias. Seu acesso se dá apenas por barco, que sai do centro do município.

“Essa comunidade caiçara tem apresentado problemas na manutenção de suas atividades pesqueiras tradicionais, que ocorrem há mais de 70 anos, devido aos empreendimentos portuários que se estabeleceram ao longo das últimas décadas”, alerta Gabriel Moraes, estudante de Engenharia de Petróleo e diretor-presidente da IMar Jr.

As medidas desse projeto têm como base as linhas de pesquisas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidades (ONU). “Ele avaliará os principais riscos socioambientais aos quais a comunidade está exposta atualmente, tanto em função da modificação das condições ambientais locais, quanto aos demais impactos restritivos à pesca”, complementa Torres.

Para Luiza Araújo, analista de Pesquisa e Desenvolvimento da IMar Jr e estudante de Ciências do Mar, a experiência é muito enriquecedora, tanto pessoal como profissionalmente. “Temos a oportunidade de conhecer outra realidade social, além de ter o primeiro contato com a área ambiental", ela relata.

A empresa

Fundada em novembro de 2015, a IMar Júnior é chancelada pelo Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, e contempla os cursos de Ciências do Mar, Engenharia de Petróleo e Ambiental. Possui como missão fornecer soluções energéticas e socioambientais, por meio de alternativas interdisciplinares.

ImarJR
Equipes da IMar Jr., IO Jr. e IPT envolvidas no projeto

Abertas as inscrições para o Processo Seletivo de candidatos ao Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Modalidade Mestrado Profissional, turma de 2018

Prezado(a) candidato(a),

Estão abertas as inscrições online, no período de 18 de setembro a 27 de outubro de 2017 (encerramento as 23h59), para o Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Modalidade Mestrado Profissional (clique aqui para ver o EDITAL).

Para a inscrição, será necessário preencher a Ficha de Inscrição online (clique aqui), selecionando a Unidade que pretende se inscrever - CEDESS (São Paulo-SP) ou BAIXADA SANTISTA (Santos-SP), anexar uma foto 3×4 colorida recente digitalizada (em formato JPEG/JPG, XPM, GIF ou PNG) e os seguintes documentos:

  • endereço do Curriculum Vitae, obrigatoriamente no formato Lattes (exemplo: http://lattes.cnpq.br//xxxxx), localizado imediatamente abaixo do nome em: “Endereço para acessar este C.V.” na Plataforma Lattes do CNPq;
  • CPF e R.G. (cópia digitalizada em PDF);
  • Diploma de Graduação com carimbo de reconhecimento (cópia digitalizada em PDF)*;
    *Caso o candidato não tenha em mãos o diploma de graduação, será necessário anexar a Declaração da Universidade informando a previsão de entrega ou o protocolo de solicitação do diploma.
  • Histórico escolar da Graduação (cópia digitalizada em PDF);
  • Anteprojeto de pesquisa, digitalizada em PDF (clique aqui para ver modelo) inserido em uma das Linhas de Pesquisa do Programa (clique aqui para ver as Linhas de pesquisa) e cuja ênfase de estudo esteja relacionada ao binômio Saúde-Educação e ao contexto das práticas profissionais atuais;
  • Carta de Intenções, em formato PDF, relacionando o próprio percurso profissional com as perspectivas que vislumbra para o Projeto de Pesquisa e a Produção Técnica a serem desenvolvidos no PPG Ensino em Ciências da Saúde – modalidade Mestrado Profissional da UNIFESP;
  • Termo de Ciência e Compromisso devidamente preenchido, datado e assinado (clique aqui para acessar modelo).

O processo de seleção consta de:

  • Prova Escrita, com caráter eliminatório, versando sobre temas que constituem as Linhas de Pesquisa do Programa (clique aqui para ver a Bibliografia).
    Será realizada presencialmente, no dia 06 de novembro de 2017, segunda-feira, das 14 às 17 horas (duração de três horas), simultaneamente na Unidade CEDESS/São Paulo-SP e na Unidade BAIXADA SANTISTA/Santos-SP, em local a ser divulgado na página do CEDESS: http://www.unifesp.br/centros/cedess.
  • Análise dos Documentos (Carta de Intenções, Anteprojeto de Pesquisa e Currículo Lattes), tendo caráter eliminatório.
    Será realizada pelos professores credenciados do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Mestrado Profissional (clique aqui para ver os critérios de Análise Documental).
  • Entrevista, também terá caráter eliminatório.
    As entrevistas serão conduzidas por, pelo menos dois professores do Programa Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Mestrado Profissional, tendo como eixo direcionador o anteprojeto de pesquisa e a carta de intenções, enviados no ato da inscrição. Período de realização: 27 de novembro a 1º de dezembro de 2017.

Número de vagas

O Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciência da Saúde – modalidade Mestrado Profissional disponibiliza 50 vagas distribuídas entre as Unidades CEDESS (São Paulo-SP) e BAIXADA SANTISTA (Santos-SP).

Bibliografia

Clique aqui para visualizar a bibliografia recomendada.

Cronograma do Processo Seletivo 2018

18 de setembro a 27 de outubro de 2017 (até 23h59) Período de Inscrições Online – Edital 01/2017
1º de novembro de 2017 Divulgação do Resultado de Deferimento e Indeferimento das Inscrições
6 de novembro de 2017
(2ª feira, das 14 às 17 horas)
Prova Escrita (conhecimentos específicos).
Local a ser divulgado.
17 de novembro de 2017 Divulgação do Resultado Prova Escrita
23 de novembro de 2017 Divulgação do Resultado Análise de Documentos
e
Convocação para as Entrevistas - horário e local
27 de novembro a 1º de dezembro de 2017 Período de realização das Entrevistas
8 de dezembro de 2017 Divulgação do Resultado Final – Aprovados

 

 

Campus Baixada Santista da Unifesp recruta cuidadores familiares de idoso com demência

O Serviço de Atendimento em Demência (SADe) do Campus Baixada Santista da Unifesp está recrutando voluntários que cuidem de idosos, pertencentes a sua família, que apresentem síndrome demencial.

Os interessados irão participar de encontros, realizados quinzenalmente, em grupos de orientação e de apoio psicossocial. O primeiro acontecerá no dia 18/9, das 15h às 16h30, no Campus Baixada Santista (Av. Ana Costa, 95 – Santos). Não poderão participar cuidadores profissionais de idosos.

Para mais informações, entrar em contato sade.unifesp@gmail.com. As vagas são limitadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cursos de graduação do Campus Baixada Santista da Unifesp recebem 5 estrelas no Guia do Estudante

Temos o prazer de comunicar que os cursos de graduação: Educação Física - Bacharelado, Fisioterapia, Nutrição Serviço Social e Psicologia do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo foram estrelados com 5 estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), no ano de 2017, e constarão na publicação GE Profissões Vestibular 2018.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Campus Baixada Santista da Unifesp promove inclusão por meio de encontros com jogos de RPG

Projeto vinculado ao curso de Terapia Ocupacional acontece quinzenalmente na Biblioteca Municipal Silvério Fontes

 

Na última quinta-feira (31/9) foi realizado, na Biblioteca Municipal Silvério Fontes, a primeira edição do encontro “RPG para Todos”. Voltado para a inclusão de pessoas portadoras de deficiência, o projeto é promovido em parceria com o Programa Convivendo e Aprendendo, vinculado ao curso de Terapia Ocupacional do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e o grupo Aventureiros das Masmorras Proibidas.


Importância deste projeto

Role Playing Games (RPG) é um estilo de jogo que permite que os participantes interpretem personagens e criem narrativas dentro de um ambiente relacionado com o tema proposto. “Essa é minha primeira experiência com RPG e estou gostando de jogar, porque me transporta para um mundo de fantasia e isso é bom para sair um pouco dos problemas cotidianos”, comenta Michelle Shirley, uma das participantes do primeiro encontro.

O projeto “RPG para Todos” acontecerá quinzenalmente na Biblioteca Municipal Silvério Fontes (Av. Afonso Schmidt s/nº, Areia Branca – Santos). O próximo encontro será na quinta-feira, 14/9, às 14.

 

Informações Prefeitura de Santos

 

 

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse