Unifesp é premiada no V Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional

Estudo analisa a funcionalidade dos membros superiores de pacientes com distrofia muscular de Duchenne

Trabalho de pesquisadores da Unifesp foi premiado no V Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (Cobrafin), que aconteceu entre os dias 10 e 13 de outubro em Florianópolis. O estudo foi destaque na apresentação modalidade pôster, que contou com mais de 500 submissões.

Desenvolvida pelas mestrandas Ana Lúcia Yaeko da Silva Santos, Flavianna Kelly de Lima Maciel e Bruna de Souza Freitas e também pelas professoras Francis Meire Favero e Cristina dos Santos Cardoso de Sá (orientadora) e pelo neurologista Luís Fernando Grossklaus, a pesquisa analisa a funcionalidade dos membros superiores de pacientes com distrofia muscular de Duchenne (DMD), avaliando tanto os deambuladores quanto os não deambuladores.

Organizado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neuroficional, o Cobrafin já está em sua quinta edição e é realizado desde 2010.

 

imagem_COBRAFIN.jpg

Da esquerda para a direita: Prof.ª Dr.ª Cristina dos S. C de Sá (orientadora), Ana Lúcia Yaeko da Silva Santos,
Flavianna Kelly de Lima Maciel e Bruna de Souza Freitas (mestrandas)

 

 

Unifesp participa da 4ª Semana Municipal da Ciência e da Tecnologia de Santos

Expo Unifesp, no Campus Baixada Santista, traz iniciativas como a exposição interativa sobre cursos de graduação

No dia 17 de outubro, o Campus Baixada Santista da Unifesp integrará a 4ª edição da Semana Municipal da Ciência e da Tecnologia de Santos (município do litoral paulista). O evento, que ocorrerá em vários espaços da cidade, vai contar com atividades de fomento, divulgação e popularização da ciência e da tecnologia. A iniciativa integra a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), sob o tema "Ciência para a Redução das Desigualdades".

A participação da universidade se dará por meio da Expo Unifesp, organizada na unidade Silva Jardim, com uma exposição interativa sobre os nove cursos de graduação e um espaço voltado à iniciativa Empoderamento das Mulheres na Ciência, aberta a toda comunidade. No mesmo dia, ocorre também o Desafio de Empreendedorismo, voltado a alunos do ensino médio de escolas públicas de Santos e São Vicente. As ações estão sendo promovidas junto à prefeitura, por meio da Secretaria de Governo (Segov) e da Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS).

*Com informações do portal da Prefeitura de Santos

cartaz_cursos_expo_unifesp_17-10.jpg

 

 

 

Programa Aprenda a Correr

O Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está recrutando corredores de rua para fazerem parte de um programa de intervenção com o intuito de prevenir lesões.

Os voluntários realizarão durante oito semanas, um programa de treinamento específico para a corrida, além disso, serão fornecidas planilhas semanais para os seus treinos.

Para participar, é necessário ter entre 18 e 50 anos de idade, correr ao menos 20km por semana e não ter histórico de lesões nos membros inferiores nos últimos seis meses.

Inscrições e informações: (13) 99181-6030 (via WhatsApp®).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seminário "Redução de Danos: história, práticas e desafios atuais"

Temos o prazer de convidá-la(o) para participar do Seminário "Redução de Danos: história, práticas e desafios atuais", que marca o início do "Curso de Atualização em Redução de Danos",  a ocorrer no no dia 22 de setembro de 2018, das 8h30 às 17 horas, no Anfiteatro da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sito à Rua Doutor Carvalho de Mendonça, 144 - Vila Belmiro - Santos, SP.

arteFinalModificadaSeminario.jpg

Clique aqui para abrir a Ficha de Inscrição

Tal evento integra um conjunto de ações previstas no Convênio nº 232/2018, resultante da conjugação de esforços da Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP) e Unifesp, para execução do projeto: “Ações de ensino e extensão no Estado de São Paulo, voltadas a profissionais e comunidade em geral, para a consolidação e o fortalecimento das políticas públicas de Saúde Coletiva, Saúde mental e uso de drogas”.

Clique aqui para consultar a programação deste Seminário.

 

 

Inscrições para o processo seletivo (Mestrado 2019) do Programa de Pós-Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos

A partir de 24 de setembro, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de alunos (Mestrado 2019) para o Programa de Pós-Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos.


Cronograma do processo de seleção:
 

  • 24 de setembro a 23 de novembro: inscrições;
  • 30 de novembro: 1ª fase (prova conhecimento especifico e inglês);
  • 04 de dezembro: resultado da primeira fase;
  • 07 de dezembro: 2ª fase (entrevista e análise do currículo).
  • 10 de dezembro: resultado final.


Orientações:

Inscrição:

  • O candidato deve entrar primeiramente em contato com o docente do programa com o qual pretende desenvolver seu projeto de pesquisa (acesse aqui).
  • É exigido como documentação, providenciar uma carta do possível orientador aceitando a orientação, devendo conter a assinatura do orientador, ser digitalizada em arquivo formato PDF, e posteriormente encaminhada junto aos demais documentos solicitados: RG, CPF, Diploma de Graduação (frente e verso), Histórico de Graduação e Currículo Lattes (todos em formato PDF), além de uma foto 3x4 digitalizada (em formato JPEG/JPG, XPM, GIF ou PNG).
  • Caso o candidato não tenha em mãos o diploma de graduação, será necessário o envio de uma declaração da universidade informando a previsão de conclusão do curso ou o protocolo de solicitação do diploma.

 Processo de seleção será composto pelas seguintes etapas:

  • Primeira fase: essa fase será constituída pela prova de conhecimentos específicos (de caráter eliminatório e classificatório) e conhecimentos da língua inglesa (de caráter eliminatório). Com isso, todos os candidatos que alcançarem nota igual ou superior a sete pontos na prova de conhecimentos específicos e nota igual ou superior a cinco pontos na prova de conhecimento da língua inglesa, estarão aprovados para a segunda fase.
    A primeira fase terá duração de 4 horas para a prova de conhecimento específicos e de 2 horas para a prova de conhecimento da língua inglesa.
    • Prova de conhecimento específicos: no dia da seleção será apresentado ao candidato 1 artigo científico na língua inglesa, que abordará um tema específico da linha de pesquisa que foi escolhida pelo candidato no momento da inscrição. O candidato responderá as questões referentes ao texto e poderá fazer uso de dicionário Inglês-Português para a realização da prova.
    • Prova de conhecimento da língua inglesa (proficiência em inglês): constituída por um texto em inglês, abordando um tema geral. O candidato deverá responder 10 questões de múltipla escolha, podendo fazer uso de dicionário Inglês-Português.
  • Segunda fase:
    • Entrevista (de caráter eliminatório);
    • Análise do Currículo Lattes (de caráter classificatório).


Informações:

  • Número de vagas: clique aqui para visualizar o número de vagas disponibilizadas por docente.
  • Os artigos científicos e textos que serão utilizados durante a primeira fase estarão disponíveis aos candidatos somente no momento da prova.
  • O local das provas será informado por email.
  • No dia 30 de novembro, a prova específica terá início às 8h30, e a de inglês às 14 horas.
  • O local e horário da segunda fase será informada quando da divulgação do resultado.

Clique aqui para efetuar sua inscrição.