Restaurante Universitário do Campus Baixada Santista

O Conselho de Campus, reunido em sessão ordinária no dia 28 de julho e tendo em vista as férias estudantis da graduação, aprovou que a partir de 17 de agosto o Restaurante Universitário não estará em operação. Será retomado seu funcionamento em 12 de setembro. A semana do dia 05 de setembro possui 2 feriados e um dia de recesso, no caso do Campus BS.


ATENÇÃO! PARA INFORMAÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DO RETAURANTE UNIVERSITÁRIO, DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19, CONSULTE O SITE RETORNO SEGURO.

 

A Unifesp possui Restaurante Universitário - RU, em todos os seus campi com a oferta de almoço e jantar para toda à comunidade acadêmica. O serviço é terceirizado e o processo ocorre através de licitação pública, onde a empresa de alimentação vencedora da licitação deverá prestar o serviço de acordo com Edital e Termo de Referência (TR) elaborado pela universidade.

O RU do Campus da Baixada Santista foi inaugurado em 2013 e localiza-se no Edifício Central (Rua Silva Jardim, 136 - 1o andar), na cidade de Santos.

Serve em média 800 refeições/dia (almoço e jantar) e possui um cardápio balanceado composto por duas opções de salada, arroz integral, arroz branco, feijão, prato proteico à base de proteína animal, opção vegetariana, guarnição, fruta de sobremesa, temperos como sal, azeite de oliva extra virgem, vinagre e farinha de mandioca. A comunidade acadêmica pode se servir à vontade das saladas, arroz e feijão, já o prato proteico, a opção vegetariana, a guarnição e a fruta são porcionadas (gramatura das porções prevista no Termo de Referência anexo ao Edital).

O cardápio é elaborado pela nutricionista da empresa terceirizada e aprovado pela Unifesp, bem como eventuais trocas de cardápio. Além disso, o TR anexo ao edital estabelece a frequência e o padrão de identidade e qualidade de cada gênero alimentício usado no cardápio.

A fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária preconizada pelas legislações sanitárias e a qualidade nutricional do alimento ofertado pelo restaurante, o edital e o TR das licitações dos RUs da Unifesp contam com a participação de nutricionistas do quadro técnico da universidade em sua elaboração. Além disso, no campus da Baixada Santista a gestão e fiscalização do contrato é feita por nutricionistas lotadas no campus, o que garante o fiel cumprimento do Edital e das legislações sanitárias.