Atividades Complementares

Atividades Complementares/Acadêmico-Culturais

As atividades complementares são consideradas no PPP do Curso como uma possibilidade de enriquecimento e ampliação do processo formativo do/a estudante e sua realização constarão do Histórico Escolar.

O/A estudante deve cumprir 140 horas de atividades complementares e a validação seguirá as normas gerais do Campus Baixada Santista e específicas do Curso conforme normatiza o Regulamento das Atividades Complementares da Graduação em Serviço Social (ANEXO 7).

Ao longo do curso, os/as estudantes são incentivados a participar de diversas atividades internas e externas a Universidade, estando previstas oportunidades de atividades de monitoria acadêmica, pesquisa (iniciação científica) e extensão, as quais podem ser desenvolvidas com os docentes de todos os eixos dos cursos.

Os alunos também são estimulados a participar de eventos culturais, científicos e esportivos, além de cursos para aprimoramento profissional, tais como cursos de línguas e de capacitação profissional. Horas dedicadas a atividades de representação discente nos diversos órgãos colegiados da UNIFESP, das organizações profissionais e estudantis, também podem ser convalidadas.

Considerando que as atividades complementares têm como objetivo ampliar o repertório teórico-prático nos âmbitos cultural, social e político do estudante, estas deverão ser estimuladas pelos respectivos docentes nos diferentes módulos e eixos dos quais participa, motivando o estudante a complementar o conhecimento através de diferentes formas de apropriação de conhecimento e prática, que propicie reflexões que contribuam para ampliação do processo de formação.