Área de concentração e linhas de pesquisa

O Programa tem como Área de Concentração: Trabalho, Políticas Sociais e Serviço Social. Essa área de concentração define-se pela apreensão das determinações estruturais e históricas do trabalho na sociedade capitalista e suas implicações diretas com as relações entre o Estado e sociedade civil no âmbito das políticas sociais, - terreno contraditório em que se inscreve majoritariamente o Serviço Social.

As Políticas Sociais concebidas como formas de enfrentamento da questão social que se produz na relação capital-trabalho, inscreve-se nas relações entre Estado e sociedade civil num campo tenso de lutas sociais centradas nas múltiplas expressões dos direitos humanos e suas implicações na formulação e implementação das próprias políticas. A refuncionalização do Estado sob a égide neoliberal volta-se para a criação das condições gerais de produção, com consequências para a política social, com a sua minimização e redução dos direitos sociais. O trato da Política Social pressupõe a sua constituição como mediação central para o Serviço Social e outras áreas profissionais.

Necessário destacar que a pesquisa e a produção na temática exigem também a preocupação em desvendar o processo de constituição do trabalho, das políticas sociais e do próprio Serviço Social na particularidade regional da Baixada Santista na relação com o protagonismo das forças sociais em cena.

 

1) Linha Fundamentos do Serviço Social, Formação e Trabalho profissional.

Essa linha de pesquisa concentra os estudos referentes à:

• Fundamentos históricos, teóricos, metodológicos, ético-políticos e técnico operativos do Serviço Social, assim como seu significado social, na trama das relações sociais na sociedade contemporânea.

• O exercício profissional nos espaços sócio ocupacionais, demandas competências e atribuições, articulado às lutas sociais na defesa das políticas sociais e direitos humanos.

• O processo de formação acadêmico-profissional do Assistente Social. Abordagens históricas e contemporâneas.

• Ética e direitos humanos, em seus fundamentos e possibilidades de defesa de valores ético-emancipatórios. Manifestações ético-morais e suas configurações profissionais na formação e exercício.

Docentes integrantes desta linha:
Prof. Dr. Daniel Vazquez
Prof. Dr. José Fernando Siqueira da Silva
Profa. Dra. Luzia Fátima Baierl
Profa. Dra. Maria Liduína de Oliveira e Silva
Profa. Dra. Maria Rosangela Batistoni
Profa. Dra. Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz
Profa. Dra. Terezinha de Fátima Rodrigues

2) Linha Trabalho, Movimentos Sociais e Políticas Sociais.

Esta linha de pesquisa concentra estudos sobre:

• O trabalho em suas dimensões ontológicas e históricas na sociedade capitalista; formas de organização e sentidos do trabalho na produção capitalista contemporânea; trabalho e gênero; saúde do trabalhador.  

• Classes sociais, sujeitos e movimentos sociais em seus fundamentos, processos e práticas. 

• Estado, políticas sociais na sociedade capitalista – fundamentos e desenvolvimento; perspectivas de análise das políticas sociais; políticas sociais na sociedade brasileira e seus processos de regionalização. 

• A construção democrática no quadro da mundialização e crise da economia, da política e da cultura, na implementação de políticas de direitos sociais, contemplando análises de suas determinações de classes, raça, etnia, gênero e enfoques geracionais.

• Gestão social pública seus processos de tomada de decisões, implementação, monitoramento e avaliação de políticas, programas e serviço sociais.

• Políticas sociais setoriais com ênfase na seguridade social (saúde e assistência social); criança, adolescente e juventude; de direito à cidade, segurança pública; educação e cultura. 

Docentes integrantes desta linha:  
Profa. Dra. Ana Rojas Acosta
Profa. Dra. Claudia Maria França Mazzei Nogueira
Profa. Dra. Edvânia Ângela de Souza Lourenço
Prof. Dr. Henrique José Domiciano Amorim
Profa. Dra. Maria Lygia Quartim de Moraes
Profa. Dra. Raiane Patrícia Severino Assumpção
Profa. Dra. Renata Gonçalves
Profa. Dra. Rosilda Mendes
Profa. Dra. Sônia Regina Nozabielli