NUTRIÇÃO

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

O Curso de Nutrição, seguindo o movimento de mudança no ensino superior de profissionais da Saúde e as Diretrizes Curriculares Nacionais para graduação, pretende formar nutricionista generalista, humanista e crítico, voltado para as necessidades de saúde da população, com conhecimento amplo e sólido de todas as etapas e das dimensões que envolvem o processo de alimentação e nutrição humana, tanto no indivíduo como em grupos populacionais, sadios e enfermos, buscando a promoção, prevenção, manutenção, recuperação e reabilitação de saúde.

O curso está planejado em uma concepção inovadora, norteada por 4 eixos: “O Ser Humano em sua Dimensão Biológica”; “O Ser Humano e sua Inserção Social; “Trabalho em Saúde”; e “Aproximação a Prática Profissional Específica”. Os eixos, enquanto caminhos a serem percorridos pelos alunos são organizados em módulos interdisciplinares, que vão ao encontro dos conteúdos essenciais à formação do nutricionista, previstos nas diretrizes curriculares, nas diferentes áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Sociais, Humanas e Econômicas; Ciências da Alimentação e Nutrição e Ciências dos Alimentos. Esta concepção visa à formação de nutricionistas comprometidos com atuações consistentes, críticas e potencialmente transformadoras da realidade social, preparados para o trabalho em equipe e para a oferta de cuidado integral à saúde, com participação ativa na efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

O ensino, a pesquisa e a extensão integram a equipe de docentes e discentes em diferentes áreas de conhecimento: ciência dos alimentos; epidemiologia nutricional; alimentação e nutrição escolar; segurança alimentar e nutricional; educação nutricional; nutrição materno-infantil; nutrição e metabolismo; nutrição clínica e experimental. As ações ocorrem em consonância com o modelo pedagógico e com as linhas de pesquisa dos docentes responsáveis pelo eixo específico.

Entre os diferentes projetos desenvolvidos pelos docentes do Curso de Nutrição se destaca o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) , que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, integrando diferentes áreas de conhecimento e em concordância com as diretrizes pedagógicas do Curso de Nutrição e o Campus Baixada Santista. O CECANE é uma parceria entre a UNIFESP e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), firmada desde de 2007, e hoje o Campus Baixada Santista se tornou referência no tema alimentação escolar para os municípios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Como docentes de uma universidade pública, assumimos o compromisso não só de prepararmos nossos estudantes para o mercado de trabalho, mas principalmente, preparar profissionais capazes de transformar o mercado existente e criar práticas e teorias baseadas no Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável.

Para mais informações, visite a página oficial do curso de Nutrição site da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp.


COORDENAÇÃO

Coordenação: Profa. Dra. Semíramis Martins Álvares Domene
Vice-Coordenação: Profa. Dra. Lia Thieme Oikawa Zangirolani

CONTATO

Endereço: Rua Silva Jardim, 136 - Sala 224 - Vila Mathias - Santos/SP - CEP: 11015-020
Secretária Executiva: Sueli Amorim
Telefone: (13) 3229-0213
E-mail: sueli.amorim@unifesp.br

 

 

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse