Engenharia Ambiental

Coordenação: Profa. Dra. Flávia Talarico Saia (ftsaia@yahoo.com.br)
Vice-Coordenação: Prof. Dr. Cledson Akio Sakurai

Endereço:Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Santos/SP - CEP: 11070-100
Telefone: (13) 3229-0372
E-mail: giubottini@gmail.com

O curso de Engenharia Ambiental tem como objetivo a formação de profissionais para atuar no planejamento, execução e gestão de projetos e programas ambientais nos setores público, privado e no terceiro setor. O aluno adquirirá a compreensão de questões ambientais, sociais, econômicas  e institucionais que o habilite a trabalhar a partir de uma abordagem interdisciplinar, ética, crítica, interativa e ecossistêmica. No setor público o egresso será apto a atuar em órgãos de pesquisa, controle e saneamento ambiental. No setor privado terá competência para desenvolver projetos de engenharia e pesquisa com ênfase em tratamento de água, efluentes e resíduos, sistemas de gestão ambiental, análises de risco, qualidade e monitoramento ambiental; além de organizações de defesa do meio ambiente do terceiro setor.
O curso promoverá a formação de um profissional com visão sistêmica do ambiente e suas inter-relações com as atividades humanas. Há um enfoque especial em questões ambientais costeiras e oceânicas, atividades portuárias, saneamento em cidades litorâneas, gestão ecossistêmica e recuperação de áreas degradadas.

Forma de Ingresso

Os alunos provenientes do ensino médio devem realizar um processo seletivo para o ingresso no Departamento de Ciências do Mar (DC-Mar). Esse processo seletivo é baseado na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)/SiSu. Anualmente, os alunos selecionados por esse processo são matriculados no curso denominado Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BICT-Mar).

Após a conclusão do curso BICT-Mar, os alunos serão submetidos por um processo de progressão acadêmica para ingressarem no curso de Engenharia Ambiental. O processo de progressão acadêmica ocorrerá anualmente, sendo regulamentado pela Comissão do Curso da Engenharia Ambiental através do Edital de Seleção Interna do Bacharelado Interdisciplinar em ciências e tecnologia do Mar.

Outra forma de ingresso no curso de Engenharia Ambiental é através do Edital de Seleção Externa para Progressão aos Cursos de Formação Específica da Unifesp do Campus Baixada Santista que ocorre conforme a disponibilidade de vagas para graduados em Ciências Exatas, Biológicas, da Terra, Engenharias e Interdisciplinares.

EDITAL DE SELEÇÃO EXTERNA DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MAR 2019 - Clique aqui.
RESULTADO FINAL DE SELEÇÃO EXTERNA DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MAR 2019

Número de vagas previstas no ato da criação
Total de 40 vagas por ano no período noturno

Tempo de integralização
Mínimo: 11 semestres (os primeiros 6 semestres serão cursados no BICT-Mar).
Máximo: 20 semestres