Programa de Residência Multiprofissional em Rede de Atenção Psicossocial (PRMAP)

Os objetivos do Programa no Campus Baixada Santista

O Programa de Residência Multiprofissional em Rede de Atenção Psicossocial (PRMAP) tem como objetivo principal formar profissionais sintonizados com as necessidades do Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS) e a Política Nacional de Saúde Mental (PNSM), de modo a prepará-los para a produção de novas respostas frente aos desafios cotidianos dos serviços da rede de atenção psicossocial, com consciência crítica-reflexiva sobre o processo saúde-adoecimento-cuidado, valendo-se do conhecimento acadêmico nas práticas dos serviços integrais em atenção à saúde.
A área temática e de concentração do Programa é o apoio diagnóstico e terapêutico em Atenção Psicossocial. O PRMAP foi implantado no Campus Baixada Santista em 2014, recebendo sua primeira turma de Profissionais de Saúde em Residência Multiprofissional em março de 2015.

Áreas profissionais do Programa no Campus Baixada Santista
  • Psicologia
  • Serviço Social
  • Terapia Ocupacional
Os cenários parceiros de prática profissional

O PRMAP, através da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santos (SMS) para promover ações nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial do município, em especial nos serviços territoriais e comunitários (NAPS/CAPS III, SENAT/CAPS ad, CAPS infanto-juvenil/Centro de Valorização da Criança, Seção de Reabilitação Psicossocial, UBS/PSF), privilegiando o trabalho no território e fomentando as ações intersetoriais.

Informações específicas (duração, bolsa, carga horária, etc.)

O PRMAP é um curso de Pós-Graduação em nível de especialização Lato Sensu caracterizado pelo ensino em serviço. Possui duração mínima de 24 meses e carga horária total (CHT) de 5.760 horas, sendo cerca de 4.608 horas práticas (80%) e 1.152 horas teóricas ou teórico-práticas (20%). A carga horária semanal (CHS) é de 60 horas, cumpridas em período integral e com dedicação exclusiva, prevendo-se a possibilidade de plantões aos finais de semana.
Anualmente são ofertadas 6 vagas, sendo 2 por área profissional. Aqueles que ingressam no Programa fazem jus a uma bolsa mensal, paga de acordo com o estabelecido em legislação pelos Ministérios da Educação (MEC) ou Saúde (MS). O certame normalmente ocorre entre os meses de novembro e dezembro e é divulgado na página da COREMU-UNIFESP (acesse no item “links e arquivos de interesse público”, abaixo).

Mais informações:

Coordenação:
Prof. Dr. Fernando Sfair Kinker
Profª. Drª. Carla Bertuol (vice)

Secretaria:
Eduardo Rodrigues da Silva
Endereço e Contatos:
Unifesp Campus Baixada Santista - Unidade III
Av. Ana Costa, 178 - 1º andar - Vila Belmiro - Santos/SP - CEP: 11060-000
Fone: (13) 3229-0173
e-mail: eduardo.silva@unifesp.br

Links e arquivos de interesse público:

1. Sítio da COREMU-UNIFESP
2. Regimento COREMU-UNIFESP
3. Projeto Político Pedagógico (Formato PDF) (em breve)
4. Legislações da Residência Multiprofissional