Programa de Residência Multiprofissional em Ortopedia e Traumatologia (PRMOT)

Os objetivos do Programa no Campus Baixada Santista

O Programa de Residência Multiprofissional em Ortopedia e Traumatologia (PRMOT) tem como objetivo principal a formação de profissionais de diferentes áreas da saúde, no intuito de desenvolver um perfil inter e multiprofissional altamente qualificado e permeado por atitudes reflexivas, críticas, humanitárias e éticas para a atuação nos diferentes cenários do Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS), potencializando as intervenções preventivas e reabilitadoras em pacientes com disfunções traumato-ortopédicas na Atenção Hospitalar.
A área temática e de concentração do Programa é o apoio diagnóstico e terapêutico em Ortopedia e Traumatologia. O PRMOT foi implantado no Campus Baixada Santista em 2013 e recebeu sua primeira turma de Profissionais de Saúde em Residência Multiprofissional em março de 2014.

Áreas profissionais do Programa no Campus Baixada Santista

  • Enfermagem
  • Farmácia (incluindo Farmácia Bioquímica)
  • Fisioterapia
Os cenários parceiros de prática profissional

O PRMOT, através da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), firmou parceria com a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos (ISCMS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Santos (SMS). Estas instituições representam, além de cenários de prática profissional que aliam o ensino ao serviço, pilares imprescindíveis da proposta de preparo de profissionais de saúde para o cuidado integral e progressivo ao usuário SUS, o trabalho em equipe no contexto hospitalar e multifuncional, bem como o desenvolvimento de estudos e intervenções que agreguem valor científico às demandas da área da saúde.

Informações específicas (duração, bolsa, carga horária, etc.)

O PRMOT é um curso de Pós-Graduação em nível de especialização Lato Sensu caracterizado pelo ensino em serviço. Possui duração mínima de 24 meses e carga horária total (CHT) de 5.760 horas, sendo cerca de 4.608 horas práticas (80%) e 1.152 horas teóricas ou teórico-práticas (20%). A carga horária semanal (CHS) é de 60 horas, cumpridas em período integral e com dedicação exclusiva, prevendo-se a possibilidade de plantões aos finais de semana.
Anualmente são ofertadas 6 vagas, sendo 2 por área profissional. Aqueles que ingressam no Programa fazem jus a uma bolsa mensal, paga de acordo com o estabelecido em legislação pelos Ministérios da Educação (MEC) ou Saúde (MS). O certame normalmente ocorre entre os meses de novembro e dezembro e é divulgado na página da COREMU-UNIFESP (acesse no item “links e arquivos de interesse público”, abaixo).


Mais informações:

Coordenação:
Profª. Drª. Maria Stella Peccin da Silva
Profª. Drª. Fernanda Flavia Cockell Silva (vice)

Secretaria:
Eduardo Rodrigues da Silva
Endereço e Contatos:
Unifesp Campus Baixada Santista - Unidade III
Av. Ana Costa, 178 - 1º andar - Vila Belmiro - Santos/SP - CEP: 11060-000
Fone: (13) 3229-0173
e-mail: eduardo.silva@unifesp.br

Links e arquivos de interesse público:

1. Sítio da COREMU-UNIFESP
2. Regimento COREMU-UNIFESP 
3. Projeto Político Pedagógico (Formato PDF) 
4. Legislações da Residência Multiprofissional