Apresentação - Departamento Multidisciplinar (DMD)

Apresentação 
 
Os cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Escola de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/Unifesp) foram concebidos em uma proposta político-pedagógica diferenciada, a da interdisciplinaridade e da experiência interprofissional, que implica o desenvolvimento de uma série de práticas compartilhadas por áreas de conhecimento com afinidades de saberes, pesquisas e projetos em comum, dada a complementaridade e interface dos cursos.
O Eixo Comum, pelo qual o Departamento Multidisciplinar é responsável, orientando-se por um projeto político-pedagógico próprio, apresenta conteúdos comuns a todos os cursos. As unidades curriculares do Eixo Comum são disponibilizadas em caráter obrigatório e eletivo a cada um dos cursos, de forma a contribuir para a concretização do Projeto Político-Pedagógico de caráter interdisciplinar concebido para a EPPEN.
A atuação do Eixo Comum como área de atividades conjuntas e integradas para todos os cursos torna possível o desenvolvimento de um perfil de currículo diferenciado em relação ao tradicional. A ênfase multidisciplinar do Eixo volta-se ao entendimento dos fenômenos sociais, ambientais, políticos, culturais, econômicos e gerenciais, a partir de uma perspectiva humanista, socialmente crítica e com caráter mais global, além de à compreensão do processo de construção do conhecimento e ao desenvolvimento de uma visão analítica e sintética a partir de métodos quantitativos e qualitativos.
 
Coordenação do Eixo Comum:
 
Coordenador:  Prof. Dr. Luís Cláudio Yamaoka
Vice-Coordenador:  Prof. Dr. Francisco Marcelo Monteiro da Rocha
 
Chefia do DMD: 
 
Chefe: Prof. Dr. João Tristan Vargas
Vice-Chefe: Profa. Dra. Liége Mariel Petroni
 
Secretaria:
 
Secretaria Integrada - Sala 302
Horário de atendimento das 8h às 20h
Tel.: (11) 2284-6903