Sobre o Curso - Ciências Atuariais

Apresentação do Curso:

O Curso de Ciências Atuariais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp/EPPEN, campus Osasco, envolve o contexto técnico de identificação, análise, mensuração e gestão de riscos securitários, previdenciários e financeiros. O crescente campo segurador e sua importância sistêmica para a economia nacional requer a formação de atuários que possuam uma abordagem interdisciplinar moderna e científica. Nesse âmbito, o curso de Ciências Atuariais da Unifesp/EPPEN fornece ao(a) discente uma visão integrada do conhecimento, possibilitando que se desenvolva em sua plenitude profissional.

Além das disciplinas do núcleo atuarial propriamente dito, o curso da Unifesp/EPPEN fornece uma sólida base em Matemática, Estatística, Computação, Contabilidade, Finanças, Economia e Direito. Essa formação é essencial para que o(a) aluno(a) desenvolva as competências básicas no exercício da profissão atuarial.

Não obstante, o curso da Unifesp/EPPEN também se mostra preocupado às questões atinentes à inclusão e equidade social, sustentabilidade e ética, propiciando assim uma base de humanidades.

 

Perfil profissional do egresso:

De acordo com o International Actuarial Association, os atuários se enquadram como profissionais que analisam o impacto financeiro do risco para organizações como as seguradoras, administradores de fundos de pensão, operadoras de planos de saúde, bancos, dentre outros.

Nesse sentido, o atuário é peça fundamental para a gestão de riscos, com vistas a mitigar seus impactos e garantir o equilíbrio financeiro/atuarial das entidades nas quais ele(a) presta seus serviços. Por meio de formulações matemáticas robustas, o atuário é fulcral para uma abordagem científica dos riscos enfrentados pelas organizações.

Não obstante, eles são exigidos por órgãos reguladores para a elaboração de diversas tarefas, como a precificação de produtos securitários na forma de prêmios e contribuições previdenciárias, estimação do montante de provisões técnicas e de reservas, com o objetivo manifesto de garantir a solvência e evitar a ruína das entidades nas quais trabalha.

Os atuários tipicamente são demandados por:

  • Empresas Financeiras;
  • Seguradoras;
  • Operadoras de Planos de Saúde;
  • Entidades de Previdência Complementar;
  • Empresas de Auditoria Atuarial;
  • Empresas de Consultoria Atuarial;
  • Universidades;
  • Agências Governamentais.

O(a) profissional egresso(a) da Unifesp/EPPEN se destaca pela visão interdisciplinar, ajudando as organizações a solucionarem seus problemas por meio de uma visão holística de gerenciamento de riscos.

 

Coordenação:

Prof. Dr. Celso Takashi Yokomiso (coordenador)
Prof. Dr. Roberto Bomgiovani Cazzari (vice-coordenador)
E-mail Coordenação: coord.atuaria.osasco@unifesp.br
 

Departamento

Prof. Dr. Raphael de Oliveira Garcia (chefe de departamento)
Prof. Dr. Edimilson Costa Lucas (vice-chefe de departamento)
E-mail: elucas@unifesp.br
 

Secretaria Integrada

Telefone: (11) 2284-6903
Horário de Funcionamento: das 8h às 20h