REGRAS DE CONSULTA - ACERVO CPP

COMO CONSULTAR?

- A consulta ao Acervo CPP será realizada presencialmente, mediante agendamento prévio por e-mail (indicar no assunto do e-mail: CONSULTA AO ACERVO CPP). 

- Além do envio do e-mail, a pesquisadora/o pesquisador deverá preencher o formulário de solicitação de consulta ao Acervo CPP, juntamente com o termo de autorização de reprodução da documentação (presente no formulário de solicitação de consulta ao Acervo CPP). No preenchimento do formulário, a/o pesquisadora/pesquisador deverá indicar os materiais necessários para consulta, para separação prévia.

QUAL O HORÁRIO DE CONSULTA?

- Horário de atendimento aos pesquisadores: 2ª e 6ª feira, das 14h às 19h.

COMO BUSCO OS MATERIAIS DO ACERVO CPP?

- Os materiais reunidos nesta coleção estão disponíveis no catálogo on-line da rede de Bibliotecas da UNIFESP pelo endereço: www.biblioteca.unifesp.br. No catálogo, é possível utilizar filtros de pesquisa para refinar os resultados aos materiais do Acervo CPP. Para tanto, veja como configurar os filtros de pesquisa, de acordo com as imagens abaixo:

cpp1

 

cpp2 

- A pesquisadora/o pesquisador deverá guardar seus pertences nos guarda-volumes disponíveis na Biblioteca. 

 - Não deverá portar no momento da consulta ao acervo CPP:

  • pastas;

  • cases e capas de equipamentos eletrônicos;

  • envelopes;

  • bebidas e/ou alimentos;

  • malas;

  • sacolas;

  • embrulhos;

  • guarda-chuva;

  • casacos;

 - Para a realização da pesquisa, a usuária/o usuário poderá trazer lápis ou lapiseira, borracha, cadernos ou folhas de papel, notebook, carregadores e celular.

 - A equipe da Biblioteca fará uma avaliação prévia dos materiais solicitados para pesquisa, restringindo ou não a sua consulta, conforme o estado geral de conservação dos materiais e as disposições previstas na  legislação de direitos autorais vigente.

 - Durante a pesquisa, serão entregues à pesquisadora/ao pesquisador até 10 materiais por vez, de acordo com a quantidade de materiais solicitados para a consulta (salvo situações específicas justificadas).

 - É obrigatória a utilização de máscara durante a permanência na Biblioteca. Luvas serão fornecidas pela equipe da Biblioteca para a realização da consulta.

 - Cuidado ao manusear as obras: não apoie os braços sobre os materiais, não coloque outros livros e materiais sobre os documentos pesquisados, não rasure, não faça marcações, não insira folhas ou indicadores adesivos (post-its).

 - Documentos de grande formato, com estado de conservação fragilizado ou com páginas que não foram separadas deverão ser manipulados por uma servidora/um servidor da Biblioteca.

QUAIS SÃO AS NORMAS PARA REPRODUÇÃO E USO DE IMAGENS DOS MATERIAIS CONSULTADOS? 

  • É proibido o empréstimo da documentação para fins de reprodução. 

  • Para fins de reprodução, a pesquisadora/o pesquisador poderá trazer sua câmera fotográfica no registro das pesquisas. A reprodução será avaliada pela equipe de bibliotecários, pautada pelo estado geral de conservação dos materiais e a observância às restrições impostas pela legislação de direitos autorais.

  • É permitida a utilização das imagens unicamente para fins da pesquisa, de modo que a pesquisadora/o pesquisador deverá mencionar nos trabalhos publicados os créditos à UNIFESP da seguinte forma: Acervo do Centro do Professorado Paulista  – Biblioteca Otávio Rangel de Souza (EFLCH/UNIFESP), na qualidade de entidade custodiadora da documentação. Para outros fins – comerciais ou outros que destoam do caráter de investigação acadêmica – deverão ser submetidos à equipe de bibliotecários responsáveis que com base nos dispositivos legais vigentes farão a avaliação. 

ATENÇÃO: A reprodução de obras em domínio público serão autorizadas. Por sua vez, a reprodução de obras que ainda estejam protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) deverão ser autorizadas pelos detentores dos direitos (autores/titulares), ficando a pesquisadora/o pesquisador incubida/o de obter as autorizações necessárias, não cabendo assim qualquer responsabilidade à Biblioteca.

Desinformação

O fenômeno:

desinformacao

 Fonte: Dicio

[Descrição do cartaz] Desinformação: Ação ou efeito de desinformar. Informação inverídica ou errada que é divulgada com o objetivo de induzir em erro. [Fim da descrição]

 

O contexto:

pos verdade

 Fonte: Dicio

[Descrição do cartaz] Pós-verdade: Conjunto de fatos ou informações que, sem fundamento e propagados de maneira repetitiva, são tidos como verdadeiros. Contexto em que se desvaloriza a verdade objetiva, comprovada pelos fatos, aceitando qualquer discurso como correto. [Fim da descrição]

 

Como identificar notícias falsas:

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Fonte: IFLA 

[Descrição do cartaz] Como identificar notícias falsas. CONSIDERE A FONTE. Clique fora da história para investigar o site, sua missão e contato. LEIA MAIS Títulos chamam a atenção para obter cliques. Qual é a história completa? VERIFIQUE O AUTOR. Faça uma breve pesquisa sobre o autor. Ele é confiável? Ele existe mesmo? FONTES DE APOIO? Clique nos links. Verifique se a informação oferece apoio à história. VERIFIQUE A DATA. Repostar notícias antigas não significa que sejam relevantes atualmente. ISSO É UMA PIADA? Caso seja muito estranho, pode ser uma sátira. Pesquise sobre o site e o autor. É PRECONCEITO? Avalie se seus valores próprios e crenças podem afetar seu julgamento. CONSULTE ESPECIALISTAS. Pergunte a um bibliotecário ou consulte um site de verificação gratuito. Tradução: Denise Cunha. [Fim da descrição]

 

Guia para avaliar Fontes de Informação:

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Fonte: Turnitin

[Descrição do cartaz] Guia para avaliar fontes de informação. Origem: De onde é esta fonte de informação? Para fontes digitais: Qual é o domínio? .com, .co, .org, .gov, .net? Para fontes impressas: Quem publicou? Foi uma editora, universidade, ou outra fonte reconhecida? A fonte é primária ou secundária? Autor: Quem é o autor da fonte de informação? Quão qualificado é o autor para escrever sobre este tema? O autor é patrocinado por uma organização? Objetivo: Qual é o objetivo desta fonte de informação? Qual é o público-alvo? Por que este conteúdo foi redigido? Para informar? Para opinar? Para entretenimento? Para persuadir? Para vender algo? Perspectiva: Com que intenção este conteúdo foi escrito? Qual é o ponto de vista do autor? Qual é o tom da redação? O texto é tendencioso ou imparcial? Parece haver alguma intenção por trás?Qualidade acadêmica: Qual é o rigor acadêmico da fonte de informação? O conteúdo está apoiado por evidências? Existem referências a outros trabalhos? O autor cita fontes bibliográficas confiáveis? A informação foi revisada por pares? Relevância: Quão relevante é a fonte de informação? Quando o conteúdo foi publicado? Quão atual é a fonte de informação e/ou quando foi atualizada pela última vez? A fonte atende às necessidades da sua tarefa? A tarefa requer uma visão geral ou algo específico? A tarefa requer fontes primárias? — 2021 Tumitin, LLC. Todos os direitos reservados. [Fim da descrição]

 

Melhores dicas para navegar na infodemia:

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Fonte: OMS

[Descrição do cartaz] Melhores dicas para navegar na infodemia. 1. Avalie a fonte. Quem compartilhou a informação com você e de onde ela foi obtida? Mesmo que sejam amigos ou família, você ainda precisa examinar sua fonte. 2. Vá além das manchetes. As manchetes podem ser  intencionalmente sensacionalistas ou provocativas 3. Identifique o auto. Pesquise o nome dos autores online para ver se eles são reais ou confiáveis. 4. Verifique a data. É atualizada e relevante para os eventos atuais? Uma manchete, imagem ou estatística foi usada fora de contexto?  5. Examine as evidências de suporte. Histórias confiáveis confirmam suas  reivindicações com fatos  6. Verifique seus vieses.  Avalie se seus próprios vieses podem estar afetando seu julgamento  naquilo que é ou não é confiável 7. Use verificadores de fatos. Consulte organizações confiáveis de verificação de fatos, como a International Fact-Checking Network e os meios de comunicação globais focados em desmascarar a desinformação. [Fim da descrição]

 

Guia de como identificar notícias falsas:

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Fonte: BBC

[Descrição do cartaz] Guia de como identificar notícias falsas (antes de mandar para o grupo de família ). Leia a notícia inteira, não apenas o título. Investigue a fonte. Se for uma corrente sem autoria, desconfie e, de preferência, não compartilhe. Se houver nome de autor ou veículo, pesquise em um buscador como o Google ou Bing.Digite o título em um buscador. Se for verdadeira, é provável que outros veículos de imprensa estejam reproduzindo. Se for falsa, pode ser que veículos de checagem já tenham identificado o boato. Pesquise também os fatos e números citados. Verifique o contexto, como a data de publicação. Divulgar uma notícia bem antiga também é um tipo de desinformação. Pergunte para quem te mandou a notícia de quem recebeu e se conseguiu verificar a informação. Investigue a imagem em um buscador. Se recebeu uma foto, salve-a em seu computador e carregue em https://images.google.com ou em outro buscador. Verificar em que outros sites ela foi publicada pode dar pistas de sua veracidade. Desconfie de áudios. Tente resumir o áudio e buscar por suas palavras-chave no Google. [Fim da descrição]

 

Para saber mais:

Cursos:
Matérias:
Plataformas:
Playlist:
Publicações:

Metodologia científica

A metodologia refere-se à escolha que você faz, de que método seguir para chegar aos seus objetivos – espécie de mapa para a pesquisa, que garante a cientificidade do processo, bem como a reprodutibilidade.

Um breve resumo:

Quanto à ABORDAGEM, a pesquisa pode ser: qualitativa (discursos e subjetividades) quantitativa (informações em números), ou ainda quali-quantitativa.

Quanto à NATUREZA, pode ser: básica (investiga conhecimentos no plano teórico e contribui pro avanço da ciência) ou aplicada (realiza investigação pra resolver um problema específico).

Quanto aos OBJETIVOS, podem ser: exploratórias (exploram um objeto, tentam tornar esse objeto mais familiar para quem está pesquisando), descritivas (o objetivo é caracterizar um fenômeno, descrever as suas particularidades) e explicativas (busca esclarecer os motivo do fenômeno).

Quanto aos PROCEDIMENTOS, as pesquisas podem ser: experimentais (quando há experimentos laboratoriais envolvidos); revisão bibliográfica (levantar tudo que foi escrito sobre o tema. Se usar fontes primárias, aquelas que não tem nenhum tipo de análise, então você estará fazendo uma pesquisa documental; no caso de pesquisas bibliográficas e documentais, é possível realizá-las sem sair de casa; caso você precise ir até o seu objeto, então você irá fazer uma pesquisa de campo – nesses casos, ela poderá ser uma pesquisa de observação ou, se você precisar fazer parte do objeto, vai ser uma pesquisa participativa. Existe ainda o estudo de caso, que é uma pesquisa realizada acerca de uma situação específica.

Para saber mais:

Livro: Metodologia do trabalho científico: Aspectos introdutórios

Livro: Fundamentos da Metodologia Científica

Livro: Métodos e técnicas de pesquisa social

MatériaCriada por especialistas da USP, ferramenta gratuita indica melhor teste estatístico para pesquisa

Palestra: Revisão sistemática da literatura: 5 dicas essenciais. Palestrante: Amália Machado (Acadêmica Cursos)

Palestra: Utilização da ferramenta StArt na condução de revisões sistemáticas: uma demonstração prática. Palestrante: Prof. Dr. Fábio Roberto Octaviano (IFSP)

Playlist Metodologia Científica no canal do YouTube da Biblioteca ORS-EFLCH

Treinamentos

Conheça as funcionalidades de recursos de pesquisa por meio de treinamentos online:

periodicos   

Portal de Periódicos CAPES

Treinamentos online


 Minha Biblioteca 1024x382

Minha Biblioteca

Treinamentos gravados


scopus 1

Scopus (base de dados)

Tutoriais em vídeo

Central de suporte


 proquest

ProQuest (bases de dados)

Recursos de treinamento em português


mendeleyelsevier

Mendeley (Gerenciador de referências)

Tutoriais em vídeo


endnote

Endnote (Gerenciador de referências)

Tutoriais em vídeo (em inglês)


Direito autoral

“O DIREITO AUTORAL são normas estabelecidas pela legislação para proteger as relações entre o CRIADOR e a utilização de suas CRIAÇÕES, sejam elas criações artísticas, literárias ou cientificas, como por exemplo textos, livros, pinturas, músicas, ilustrações, fotografias etc.” (ASSOCIAÇÃO, s.d, on-line)  

A lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, regulamenta os Direitos Autorais no Brasil.

Confira abaixo publicações e playlists sobre o tema.

 

Publicações sobre Direito Autoral:

DA como comércio internacional

Direitos autorais como comércio internacional: desafios políticos

 

manual de DA 

Manual de direito autoral para museus, arquivos e bibliotecas

 

 Ensino remoto e o DA

Ensino remoto e o direito autoral e o direito de imagem dos(as)
docentes – Delineamentos iniciais

 


creative

Creative commonsbr: o que você precisa saber sobre licenças CC

 

 

direitos intelectuais fgv 

Direitos intelectuais

 

 

 guia DA educação distancia

Guia Direito Autoral e Educação Aberta e à distância: perguntas e respostas

 

 

 implicações DA internet

Implicações políticas e jurídicas dos direitos autorais na internet

 

 

manual UFRJ propr intelectual DA

Manual UFRJ Propriedade Intelectual e Direitos Autorais

(tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas e questionamentos a respeito da propriedade intelectual no ambiente de educação a distância)

 

 

Manual PI Unesp

Manual de Propriedade Intelectual (UNESP)

 

 Playlists sobre Direito Autoral:

 

youtube logo Direito da Propriedade Intelectual

youtube logo Direito Autoral

youtube logo Direito Autoral - Canal "Saber Direito"

REFERÊNCIA

ASSOCIAÇÃO Brasileira de Música e Artes. Afinal, o que é direito autoral? [S.l], [s.d]. Disponível em: https://www.abramus.org.br/noticias/8482/afinal-o-que-e-direito-autoral/. Acesso em 05 ago. 2021.