• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo

Unifesp-marca

VestibularConcursoFale ConoscoOuvidoriaTransparência e Prestação de ContasImprensa

Vestibular

Concurso

Fale Conosco

Ouvidoria

Transparência e Prestação de Contas

Imprensa

Webmail Intranet Comunicação

Campus Guarulhos

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 SEI!   Webmail   Intranet 

  • INÍCIO
  • Sobre
    • Como chegar
    • Contato
    • Cursinho Popular Pimentas Unifesp
    • Grupos de Estudos
    • Docentes
    • EFLCH em números
      • Cursos de graduação
    • Entrevistas
    • Exposições
      • Afetos Movem, Movimentos Afetam
    • Galeria de Ex-Diretores
      • Gestão 2017 - 2021
      • Gestão 2013 - 2017
      • Gestão 2012-2013 (pro tempore)
      • Gestão 2010-2012
      • Gestão 2009-2010
      • Gestão 2006-2009
    • Horário de funcionamento
    • Galeria de Fotos
      • Campus
      • Feira do estudante
      • Congresso acadêmico
      • Dia aberto
      • Colóquio de humanidades
    • Histórico
      • Histórico do campus
      • A EFLCH
      • Linha do tempo
      • Sessões comemorativas
        • 2017
        • 2018
        • 2019
        • 2020
    • Localização
    • Metaobservatório Institucional da EFLCH
    • Organograma
    • Podcasts
    • Regimento
  • Administração
    • Setores Acadêmicos
      • Biblioteca
      • Departamentos (cursos)
      • Direção acadêmica
        • Consulta prévia
        • Estudos da Direção Acadêmica
      • Estágio
      • Núcleo de Apoio ao Estudante
      • Núcleo de Apoio Pedagógico
      • Residência Pedagógica
      • Secretaria de Atendimento a Docentes
      • Secretaria de Graduação
      • Secretaria Interdepartamental
      • Secretaria de Pós-Gaduação
    • Setores Administrativos
      • Almoxarifado
      • Compras
      • Contratos
        • Fiscais de contratos
      • Controladoria
      • Convênios
      • Direção Administrativa
        • Comunicados da Direção Administrativa
        • Organograma Departamento Administrativo
      • Eventos e Divulgação
      • Gestão Ambiental
      • Gestão Com Pessoas
      • Infraestrutura
      • Patrimônio
      • Segurança do Trabalho e Saúde do Trabalhador
      • Serviços Gerais
      • Tecnologia da Informação
    • Órgãos colegiados
      • Câmara de Graduação
      • Câmara de Pós-Graduação
      • Câmara Técnica de Extensão e Cultura da EFLCH
      • Congregação
      • Representações Campus Guarulhos
  • Ensino
    • Graduação
      • Câmara de Graduação
      • Cursos
        • Ciências Sociais
        • Filosofia
        • História
        • História da arte
        • Letras
        • Pedagogia
      • Calendário acadêmico
      • EFLCH em Números - Graduação
    • Pós-graduação
      • Câmara de Pós-Graduação
      • Cursos
        • Ciências Sociais
        • Educação
        • Educação e saúde
        • Filosofia
        • História
        • História da arte
        • Letras
        • ProfHistória
  • Pesquisa
    • Centro de Memória e Pesquisa Histórica
    • Pesquisa em Números
      • Prod+
      • Somos Unifesp
    • Linhas e Grupos de Pesquisa
    • Revistas
  • Estudantes
    • Graduandos
    • Pós-Graduandos
  • Extensão
    • Câmara Técnica de Extensão
    • Calendário e atas de reuniões
    • Programas e Projetos
    • Agenda do Campus Guarulhos
    • Acontece na EFLCH
    • Programas e Projetos - Orientações
    • Cursos e Eventos - Orientações
    • Observatórios no Campus
  • Biblioteca
    • A biblioteca
    • Regulamento
      • Cadastro e empréstimo
      • Normas de uso da biblioteca
      • Salas de estudo em grupo
      • Preservação do acervo
      • Acervo do Centro do Professorado Paulista (CPP)
    • Usuários
    • Catálogo e bases de dados
    • Empréstimos
      • Empréstimo entre bibliotecas
    • Trabalho acadêmico
      • Formatação
      • Depósito de TCCs
      • Depósito de Teses e Dissertações
    • Integridade acadêmica
      • Detecção de plágio
    • Doações e aquisições
    • Solicitação de livro "Z"
    • ISBN e ISSN
      • ISBN - Solicitação
      • ISSN - Orientações
    • Apoio a pesquisadores
    • Aprendizado contínuo
  • NAE
  • Serviços
    • Atendimento em TI
    • Cadastro de usuário externo no SEI
    • Movimentação de bens (exceto bens de TI)
    • Reservas de salas e espaços
    • Solicitação de eventos
    • Solicitação de Transportes
    • Serviços TI
    • Autorização para monitores de UCs - Cópias, Impressões e Digitalizações
  • CONTATOS
  • Início
  • /Todas Noticias e informes
  • Notícias da EFLCH
    • EDITAL ELEIÇÃO CONSELHO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA - VAGAS REMANESCENTES 2023-05-02 15:05:52
    • [1 SEM 2023] Solicitação de Conclusão de Curso e Envio de Atividades Complementares 2023-04-28 16:27:10
    • RESULTADO DA ELEIÇÃO DO CONSELHO DO DEPARTAMENTOS DE HISTÓRIA 2023-04-28 16:20:07
    • INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM BOLSA PIBIC - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA 2023-04-27 14:49:32
    • EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTES NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - 2023. 2023-04-27 14:04:21
    • Edital de afastamento para TAEs 2023-04-27 09:57:09
    • Apuração da consulta prévia das eleições para Chefia do Departamento de Letras (2023) 2023-04-18 09:35:51
    • Seleção de bolsistas para atuarem no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) 2023-04-17 17:26:31
    • Votação para representantes TAEs no Conselho do Departamento de Letras 2023-04-17 17:21:37
    • Eleições de representantes discentes de graduação e pós-graduação no Conselho do Departamento e na Comissão de Curso do Depto. de Filosofia 2023-04-13 16:14:36
    • Votação - Eleições do Departamento de História da Arte 2023-03-31 17:21:08
    • Formulário de consulta prévia para os cargos de Chefe e Vice-chefe do Departamento de Letras 2023-03-28 10:14:59
    • Divulgação das candidaturas das eleições para Chefia de Departamento de Letras (2023) 2023-03-21 15:31:47
    • Eleições para Coordenador, Vie-Coordenador e Comissão de Curso de Graduação do Departamento de História da Arte 2023-03-10 11:23:55
    • Edital de Monitoria na UC Leitura e Produção de Textos I 2023-03-09 16:33:59
    • Central de Atendimento ao Aluno de Graduação 2023-03-02 08:50:12
    • Eleições para Chefia do Departamento de Letras (2023) 2023-02-17 16:45:43
    • Eleições de representantes discentes de graduação e pós-graduação no Conselho do Departamento de Filosofia e na Comissão de Curso de Filosofia da Unifesp 2023-02-13 17:24:50
    • Quadros Semanais e Orientações de Rematrícula 1° sem 2023 2023-02-10 11:13:02
    • Lista de Formandos 2° semestre 2022 2023-02-07 17:36:34
    • Unifesp fará pesquisa na maior ocupação artística da América Latina 2023-02-03 15:31:18
    • Professor do departamento de Ciências Sociais é agraciado com o prêmio de excelência em pesquisa da Unifesp 2022-12-21 12:26:26
    • Resultado da eleição discente do Departamento de Ciências Sociais 2022-12-19 09:21:19
    • Prováveis Formandos do 2° semestre de 2022 2022-12-12 11:55:23
    • Lista dos inscritos para Eleição Discente do curso de Ciências Sociais 2022-12-02 09:03:42
    • Unifesp disponibiliza e-books que revisitam o legado de Paulo Freire em diversas áreas de atuação 2022-11-21 15:57:24
    • Professor da UNIFESP será homenageado na 18ª Mostra Internacional do Cinema Negro 2022-11-19 02:55:58
    • "Entre as fraturas do tecido urbano e encantamentos: a caminhada como prática artística no mundo em pandemia e pós-pandemia" 2022-10-14 11:21:05
    • "Quartas Sociais" de 2022 2022-10-14 09:34:10
    • MANIFESTAÇÃO SOBRE A NOTA DE FECHAMENTO PARCIAL DE ESCOLA BILÍNGUE PARA ALUNOS SURDOS – A DERDIC 2022-09-28 13:10:59
    • Edital de convocação de eleições remotas para representantes discentes do Curso de Ciências Sociais 2022 2022-09-28 10:33:53
    • Edital para Bolsa de Pós-Doc na História 2022-09-23 16:47:54
    • QUARTAS SOCIAIS 2022-09-20 18:36:48
    • Chamada Emissão de Crachás para Ingressantes 2020, 2021 e 2022 2022-09-09 09:45:13
    • Ajuste de Rematrícula - Situações Excepcionais 2022-09-02 13:31:12
    • Vagas Remanescentes para o 3° período de rematrícula 2022-08-31 18:26:44
    • Lista de Formandos 1° semestre de 2022. 2022-08-30 08:02:06
    • Vagas Remanescentes 2° período de rematrícula 2022 2022-08-25 12:26:57
    • 3º Plantão de Dúvidas Rematrícula 2° sem 2022 2022-08-17 09:39:14
  • Informes da EFLCH
    • EDITAL DE CONVOCAÇÃO - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - 2023 2023-05-29 11:07:31
    • Processo Seletivo para contratação - CENTRO DE MEMÓRIA - CMPH 2023-05-25 14:19:00
    • Eleições para Presidência da Câmara de Graduação - 2023 -0001-11-29 20:53:32
    • Edital Reingresso Especial - 2º sem/2023 -0001-11-29 20:53:32
    • RESULTADO ELEIÇÃO CONSELHO DE DEPARTAMENTO - VAGAS REMANESCENTES 2023-05-19 11:42:25
    • Edital de Transferência de Turno - 2º semestre de 2023 2023-05-19 10:30:43
    • Votação para representantes discentes de Graduação e Pós-graduação no Conselho e na Comissão de Curso do Depto. de Filosofia 2023-05-16 10:47:35
    • Resultado das eleições para Chefe e Vice-Chefe do Depto. de Filosofia 2023-05-15 17:27:11
    • Eleição do Conselho do Departamento de História 2023-05-11 13:16:57
    • Deliberações da Congregação de Maio/2023 2023-05-05 19:57:31
    • Participe da simulação de voto da Consulta à Reitoria 2023-2027 2023-04-25 18:30:19
    • Eleições para Chefe e Vice-chefe do Departamento de Filosofia 2023-04-19 15:29:47
    • Candidatos inscritos para a Eleição do Conselho do Departamento de História 2023-04-18 09:23:15
    • Edital de eleições para representante TAE no Conselho do Departamento de Letras 2023-04-13 09:37:09
    • Inscrição para Guias no Programa de Travessia 2023-04-11 16:40:28
    • Novo Edital para Eleição do Conselho do Departamento de História 2023-04-10 13:35:09
    • Deliberações da Congregação de Abril/2023 2023-04-10 10:12:37
    • Nota de pesar de Falecimento - Carlos Alberto Bello e Silva 2023-04-04 10:38:57
    • Candidatos Inscritos para Eleição do Conselho do Departamento de História 2023-03-23 15:51:31
    • Edital para seleção um bolsista TT-1 2023-03-20 07:28:54
    • Alteração no atendimento presencial dia 16/03 - Direção Acadêmica 2023-03-15 15:15:26
    • Discentes interessados em participar na Comissão Organizadora do IX Congresso 2023-03-09 10:08:18
    • ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTES NO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA – 2023 2023-03-09 09:54:20
    • Edital Seleção Bolsa Monitoria 2023-03-08 14:03:01
    • Deliberações da Congregação de Março/2023 2023-03-03 14:38:23
    • SELEÇÃO DE 4 MONITORES Voluntários para o 1º. Semestre de 2023 para monitoria na UC Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão II 2023-02-28 11:59:57
    • Calendário Acadêmico 2023 (atualizado) 2023-02-17 18:16:55
    • Deliberações da Congregação de Fevereiro/2023 2023-02-03 17:31:03
    • Resultado Eleição Chefia de Departamento de História 2023-01-23 17:30:18
    • Eleição Chefia Departamento de História 2023-01-17 12:24:55
    • Eleições para Chefia do Departamento de História 2023-01-13 14:50:53
    • Edital de Remoção Interna 01/2023 - Departamento Administrativo/Eventos 2023-01-02 18:42:29
    • VOTAÇÃO PARA REPRESENTANTE DISCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS 2022-12-05 14:44:21
    • Deliberações da Congregação de Dezembro/2021 2022-12-02 16:02:53
    • Eleições para membros discentes do Conselho do Departamento e Comissão de Curso de Graduação do Departamento de Ciências Sociais - 2022 2022-11-21 09:49:12
    • Inscrições em editais de bolsas do Centro SoU_Ciência 2022-11-19 03:07:32
    • Resultado da eleição para representante Docente e Discente do Departamento de História - CCH 2022-11-18 08:51:50
    • Votação para representante Discente Departamento de História - CCH 2022-11-10 08:33:11
    • Lista dos inscritos para a Eleição Departamento de História CCH - Comissão Curricular de História 2022-11-09 17:56:09
    • Resultado dos recursos e resultado final dos Editais de Escolha de Grau – 2022 para os cursos ABI 2022-11-09 16:43:10
    • Inscrição de Candidatos (as) Representantes Discentes 2023 - Prorrogado até 14/11/2022 2022-10-21 19:09:41
    • Deliberações da Congregação de novembro/2022 2022-11-04 16:05:38
    • Eleição Departamento de História - CCH 2022-10-28 20:32:31
    • Resultado preliminar dos Editais para Escolha de Grau (ABI) - 2022 2022-10-26 09:45:15
    • Inscrições Projeto PIBID 2022 2022-10-26 09:03:37
    • NOVO Plantão de Dúvidas Atividades Complementares e Conclusão de Curso 2022-10-23 18:18:30
    • Deliberações da Congregação de outubro/2022 2022-10-07 13:24:01
    • Plantão de Dúvidas Atividades Complementares e Conclusão de Curso 2022-10-05 18:00:17
    • Estudantes dos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia 2022-10-05 09:58:41
    • 2022 - Edital Residência Pedagógica - Estudantes (Ciências Sociais, Filosofia e Pedagogia) e Professores Supervisores (Filosofia, Sociologia e Educação Infantil e Anos Iniciais EF) 2022-09-16 16:50:24
    • Abertura Edital ABI - Opção de Grau - 2022 2022-09-14 11:18:44
    • Inscrições Abertas Para Participação Do Grupo De Estudos De Arte Sino-Japonesa 2022-09-13 10:32:20
    • Deliberações da Congregação de setembro/2022 2022-09-02 15:26:23
    • Edital de Colaboração Interna 01/2022 - Departamento Acadêmico/Secretaria de Pós-Graduação/ Programa de Pós-Graduação em Filosofia 2022-09-01 18:17:05
    • Prorrogação das Inscrições para Monitoria 2022-08-19 16:10:16
    • Regimento Interno do Campus Guarulhos Atualizado 2022-08-16 18:26:30
    • Edital Monitoria História de Angola - Séculos XVII e XVIII 2022-08-15 11:24:19
    • Resultado final do Edital de Reingresso Especial para o 2º semestre letivo de 2022 2022-08-12 13:02:55
    • Edital para seleção de monitores 2022-2023 - Unidades Curriculares Estágios I, II e III (1 bolsista e 2 voluntários) 2022-08-10 15:12:19
    • Edital para seleção de monitores 2022-2023 - Unidades Curriculares Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão I, II e III (1 bolsista e 4 voluntários) 2022-08-10 14:55:53
    • Resultado parcial do Edital de Reingresso Especial para o 2º semestre letivo de 2022 2022-08-10 14:45:12

Pró-Reitorias

Administração

Assuntos Estudantis

Extensão e Cultura

Gestão com Pessoas

Graduação

Planejamento

Pós-Graduação e Pesquisa

Unidades universitárias

Departamentos e Disciplinas

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Guarulhos)

Escola Paulista de Enfermagem (São Paulo)

Escola Paulista de Medicina (São Paulo)

Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Osasco)

Instituto de Ciência e Tecnologia (São José dos Campos)

Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (Diadema)

Instituto de Saúde e Sociedade (Baixada Santista)

Campi

Baixada Santista

Diadema

Guarulhos

Osasco

São José dos Campos

São Paulo

Zona Leste

Redes Sociais

Facebook

Twitter

Instagram

Youtube

Linkedin

Medium

Flickr

Links de interesse

CAPES

FAPESP

CNPq

Periódicos

Domínio Público

Biblioteca

Antispam

© 2013 - 2023 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Estrada do Caminho Velho, n° 333 - Jd. Nova Cidade - Guarulhos - SP - CEP: 07252-312
Telefone: (11) 3385-4213 (é necessário informar o voip [ramal]: veja lista)

Contato | Mapa do Campus | Sobre o portal | Comunicar erros no site
  • INÍCIO
  • Sobre
    • Como chegar
    • Contato
    • Cursinho Popular Pimentas Unifesp
    • Grupos de Estudos
    • Docentes
    • EFLCH em números
      • Cursos de graduação
    • Entrevistas
    • Exposições
      • Afetos Movem, Movimentos Afetam
    • Galeria de Ex-Diretores
      • Gestão 2017 - 2021
      • Gestão 2013 - 2017
      • Gestão 2012-2013 (pro tempore)
      • Gestão 2010-2012
      • Gestão 2009-2010
      • Gestão 2006-2009
    • Horário de funcionamento
    • Galeria de Fotos
      • Campus
      • Feira do estudante
      • Congresso acadêmico
      • Dia aberto
      • Colóquio de humanidades
    • Histórico
      • Histórico do campus
      • A EFLCH
      • Linha do tempo
      • Sessões comemorativas
        • 2017
        • 2018
        • 2019
        • 2020
    • Localização
    • Metaobservatório Institucional da EFLCH
    • Organograma
    • Podcasts
    • Regimento
  • Administração
    • Setores Acadêmicos
      • Biblioteca
      • Departamentos (cursos)
      • Direção acadêmica
        • Consulta prévia
        • Estudos da Direção Acadêmica
      • Estágio
      • Núcleo de Apoio ao Estudante
      • Núcleo de Apoio Pedagógico
      • Residência Pedagógica
      • Secretaria de Atendimento a Docentes
      • Secretaria de Graduação
      • Secretaria Interdepartamental
      • Secretaria de Pós-Gaduação
    • Setores Administrativos
      • Almoxarifado
      • Compras
      • Contratos
        • Fiscais de contratos
      • Controladoria
      • Convênios
      • Direção Administrativa
        • Comunicados da Direção Administrativa
        • Organograma Departamento Administrativo
      • Eventos e Divulgação
      • Gestão Ambiental
      • Gestão Com Pessoas
      • Infraestrutura
      • Patrimônio
      • Segurança do Trabalho e Saúde do Trabalhador
      • Serviços Gerais
      • Tecnologia da Informação
    • Órgãos colegiados
      • Câmara de Graduação
      • Câmara de Pós-Graduação
      • Câmara Técnica de Extensão e Cultura da EFLCH
      • Congregação
      • Representações Campus Guarulhos
  • Ensino
    • Graduação
      • Câmara de Graduação
      • Cursos
        • Ciências Sociais
        • Filosofia
        • História
        • História da arte
        • Letras
        • Pedagogia
      • Calendário acadêmico
      • EFLCH em Números - Graduação
    • Pós-graduação
      • Câmara de Pós-Graduação
      • Cursos
        • Ciências Sociais
        • Educação
        • Educação e saúde
        • Filosofia
        • História
        • História da arte
        • Letras
        • ProfHistória
  • Pesquisa
    • Centro de Memória e Pesquisa Histórica
    • Pesquisa em Números
      • Prod+
      • Somos Unifesp
    • Linhas e Grupos de Pesquisa
    • Revistas
  • Estudantes
    • Graduandos
    • Pós-Graduandos
  • Extensão
    • Câmara Técnica de Extensão
    • Calendário e atas de reuniões
    • Programas e Projetos
    • Agenda do Campus Guarulhos
    • Acontece na EFLCH
    • Programas e Projetos - Orientações
    • Cursos e Eventos - Orientações
    • Observatórios no Campus
  • Biblioteca
    • A biblioteca
    • Regulamento
      • Cadastro e empréstimo
      • Normas de uso da biblioteca
      • Salas de estudo em grupo
      • Preservação do acervo
      • Acervo do Centro do Professorado Paulista (CPP)
    • Usuários
    • Catálogo e bases de dados
    • Empréstimos
      • Empréstimo entre bibliotecas
    • Trabalho acadêmico
      • Formatação
      • Depósito de TCCs
      • Depósito de Teses e Dissertações
    • Integridade acadêmica
      • Detecção de plágio
    • Doações e aquisições
    • Solicitação de livro "Z"
    • ISBN e ISSN
      • ISBN - Solicitação
      • ISSN - Orientações
    • Apoio a pesquisadores
    • Aprendizado contínuo
  • NAE
  • Serviços
    • Atendimento em TI
    • Cadastro de usuário externo no SEI
    • Movimentação de bens (exceto bens de TI)
    • Reservas de salas e espaços
    • Solicitação de eventos
    • Solicitação de Transportes
    • Serviços TI
    • Autorização para monitores de UCs - Cópias, Impressões e Digitalizações
  • CONTATOS