Catálogo de Serviços de TI

**** EM CONSTRUÇÃO - SUJEITO A ALTERAÇÃO *****

 

Nesta página descrevemos os principais serviços de TI disponibilizados pela Divisão de Tecnologia da Informação da EFLCH (DTI EFLCH), bem como orientações sobre como ter acesso a outros serviços relacionados.

 

 

Acesso à Intranet

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Acessar http://intranet.unifesp.br
  • A gestão da intranet e os serviços lá disponibilizados não é realizada pela Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas à Intranet podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de mensagem à CSTI (acessar intranet > Informática > Central de Serviços em TI > Mande uma mensagem para a Central de Serviços em TI.
  • Caso você ainda não possua acesso à Intranet, clique em “cadastre-se”. É necessário aguardar cerca de uma hora após o cadastro para sincronização de dados. 

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Acesso ao Sistema SEI

Responsável: Pró-reitoria de Administração

  • O acesso ao sistema é feito por meio do link: https://sei.unifesp.br com login e senha de intranet.
  • Caso ainda não tenha acesso ao SEI, é necessário enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando o seu nome completo, Registro Funcional - RF e Unidade de Lotação.
  • É necessário copiar a sua chefia imediata no e-mail.
  • Mais informações: https://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/novo-sei-unifesp
  • Dúvidas relativas ao SEI também devem ser dirigidas a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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Agenda - Sistema Booked - Consulta

Responsável: DTI EFLCH / CSTI - TI São Paulo

  • Finallidade: consulta à agenda de salas da EFLCH.
  • Link de acesso: http://agenda.unifesp.br/gua. Em seguida, clique em "Ver Agendamentos".

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Autorização para monitores (cópias e digitalizações)

Responsável: Direção Acadêmica

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Autorização para utilização de recursos multimídia

Responsável: Direção Acadêmica

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Cota de impressão para alunos

Responsável: DTI EFLCH

  • São disponibilizados para cada aluno 150 impressões por mês. Entretanto, a cota não é cumulativa.
  • O controle de cota é realizado por meio do usuário e senha de intranet do aluno.
  • Restituição de cota de impressão:
    • Em caso de problemas técnicos durante a impressão, o aluno deve preencher formulário próprio para restituição de cota (obs.: solicitar ao monitor de informática presente na sala 327). O formulário deve ser assinado pelo aluno em conjunto com o monitor;
    • O monitor de informática encaminhará à Divisão de TI o formulário preenchido no final de seu turno para análise;
    • O prazo médio para restituição é de até 2 dias úteis.

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E-mail "Alias" - Criação

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Um alias é um endereço de e-mail cuja finalidade é redirecionar mensagens para um grupo de e-mails a ele vinculado. Assim, um alias não possui sua própria caixa de entrada onde as mensagens são armazenadas. É, portanto, uma espécie de máscara de e-mail.
  • Um exemplo de alias é o endereço da Divisão de TI da EFLCH (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A este alias estão vinculados os e-mails de cada integrante da equipe de TI. Assim, quando alguém envia um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., esse e-mail é redirecionado para caixa de entrada de e-mail de cada integrante da equipe.
  • Diferenças entre alias e lista: Um alias permite não apenas receber mensagens, mas também enviá-las. Nesse sentido, o alias difere da "lista" de e-mails. Um exemplo de lista de e-mails é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que não permite enviar mensagens. Além disso a lista está sujeita à moderação. Ou seja, quando um e-mail não integrante da lista "envia" uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ele fica retido até que alguém autorize a sua liberação. 
  • Outra diferença entre alias e lista é que os endereços de lista da unifesp são identificados como "...@listas...".
  • Para solicitar a criação de um alias, verifique, primeiramente, se já não existe algum outro criado anteriormente.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • Na descrição da solicitação, indique quais endereços de e-mail deverão ser vinculados ao alias.
  • O e-mail do responsável pela solicitação deve ser institucional "@unifesp".
  • A criação de Alias é feita pela CSTI - TI São Paulo. No entanto, a DTI EFLCH faz a intermediação da solicitação. 
  • O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.

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E-mail "Alias" - Alteração

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • É possível solicitar a inclusão de novos e-mails ou exclusão de e-mails.
  • A alteração de Alias é feita pela CSTI - TI São Paulo. No entanto, a DTI EFLCH faz a intermediação da solicitação. 
  • O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.

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E-mail institucional "@unifesp"

  • Responsável: CSTI - TI São Paulo
  • Os serviços relacionados a e-mail institucional não são de competência da Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas a esse assunto podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de mensagem à CSTI (acessar intranet > Informática > Central de Serviços em TI > Mande uma mensagem para a Central de Serviços em TI.
  • Caso ainda não tenha acesso à intranet, acesso o tópico “Acesso à Intranet”.

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Impressão

  • Atualmente, o campus conta com impressoras próprias e impressoras disponibilizadas por meio de contrato de outsourcing de impressão formalizado por meio de processo licitatório.
  • A aquisição de cartuchos, toners, peças etc para impressoras pertencentes ao patrimônio da Unifesp não é responsabilidade da DTI EFLCH.
  • A DTI EFLCH é responsável pelo gerenciamento do contrato de outsourcing de impressão, o qual inclui a reposição de toners e manutenção.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Impressão de alunos: Prédio Acadêmico, 3º Andar, Laboratório de Informática, Sala 327. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 10:00 às 21:30. Devido ao fluxo elevado de impressões, não é permitido tirar cópias ou escanear documentos nessa sala.
  • Impressão de professores: Prédio Acadêmico, 1º Andar, Sala de Apoio ao Usuário de Informática, Sala 113. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:30 às 21:00. É possível imprimir, tirar cópias e escanear documentos.

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Instalação de equipamentos novos

Responsável: DTI EFLCH

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Internet na EFLCH

Responsável: DTI EFLCH

  • A DTI EFLCH é responsável pelo monitoramento da disponibilidade da internet na EFLCH, bem como pela abertura de chamados junto aos prestadores de serviço de internet, caso seja necessário.
  • A EFLCH conta com um link de internet padrão e outro de redundância, ambas fornecidas por meio de fibra óptica.
  • O monitoramento da disponibilidade de internet é feito em tempo real pela equipe de TI da EFLCH. Portanto, em geral, não é necessário nenhuma comunicação de indisponibilidade por parte da comunidade EFLCH.
  • Em caso de indisponibilidade do link padrão, a equipe da DTI EFLCH aciona o link de redundância.
  • Em alguns casos de rompimento de fibra óptica, pode haver rompimento de ambas as fibras (link padrão e redundância) ao mesmo tempo; pois, a infra-estrutura por onde passam as fibras, pode ser a mesma, dependendo do local do rompimento.

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Laboratório didático - Sala 314

Responsável: Direção Acadêmica

  • Localização: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 314.
  • Horário Func.: mediante agendamento, previamente autorizado pela direção acadêmica. Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando datas, horários, finalidade do agendamento, se necessita de instalação de algum software específico etc.
  • O solicitante deve utilizar e-mail institucional, informando nome completo e área solicitante.
  • Recursos disponíveis: 30 computadores (sistema operacional Linux/Ubuntu).
  • Público-alvo: Alunos do Campus Guarulhos.
  • Finalidade: aulas que necessitem de software específico.
  • No dia marcado, retirar a chave da sala 314 com a equipe da Divisão de TI (sala 320). Até às 20:00 devolver a chave na sala 320. Após esse horário, deixar a chave com a zeladoria para que esta a encaminhe para a Divisão de TI no dia seguinte.

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Laboratório de informática - Sala 327

Responsável: DTI EFLCH

  • Localização: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 327.
  • Horário Func.: Segunda a sexta-feira, das 10:00 às 21:30.
  • Recursos disponíveis: 85 computadores (sistema operacional Linux/Ubuntu), 5 impressoras.
  • Público-alvo: Alunos do Campus Guarulhos.
  • Finalidade: Pesquisas acadêmicas, confecção de trabalhos acadêmicos.
  • Forma de acesso: Log-in e senha de intranet.
  • Devido ao fluxo elevado de impressões, não é permitido tirar cópias ou escanear documentos nessa sala.

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Lista de e-mails - Criação

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Diferenças entre alias e lista: Um alias permite não apenas receber mensagens, mas também enviá-las. Nesse sentido, o alias difere da "lista" de e-mails. Um exemplo de lista de e-mails é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que não permite enviar mensagens. Além disso a lista está sujeita à moderação. Ou seja, quando um e-mail não integrante da lista "envia" uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ele fica retido até que alguém autorize a sua liberação. 
  • Outra diferença entre alias e lista é que os endereços de lista da unifesp são identificados como "...@listas...".
  • Para solicitar a criação de uma lista de e-mails, verifique, primeiramente, se já não existe algum outro criado anteriormente.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • Na descrição da solicitação, indique quais endereços de e-mail deverão ser vinculados à lista.
  • O e-mail do responsável pela solicitação deve ser institucional "@unifesp".
  • A criação de lista de e-mails é feita pela CSTI - TI São Paulo. No entanto, a DTI EFLCH faz a intermediação da solicitação. 
  • O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.

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Lista de e-mails - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

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Montagem, desmontagem e suporte Audio Visual

Edifício acadêmico (Auditório, Salas de aula, Salas e laboratórios de estudos e pesquisa, Biblioteca, Centro de Memória, Restaurante e áreas externas), Edifício Anexo (Direções, secretarias e divisões administrativas), Edifício Arco (Divisões acadêmicas, gabinetes de docentes, Salas rotativas e de defesa), Galpão da Brinquedoteca e LabArt

Responsável: DTI EFLCH

  • Contato: Suporte ao usuário de informática - Equipe terceirizada. 
  • Local: Prédio Acadêmico - 1º Andar - Sala 113, Tel.: 5576-4848 VoIP 6161.
  • Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira das 09:00 às 22:30
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.

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Moodle

Responsável pela sala: Docentes
Responsável em 1o nível: DTI EFLCH
Responsável em 2o nível: SEAD

A plataforma moodle é uma ferrmaneta virtual utilizada para apoio às atividades presenciais. Os acessos devem ser realizados pelos seguintes endereços, com usuário e senha da intranet:

Para docentes

  • Solicitação de abertura de salas no moodle de graduação: A cada semestre há alguns períodos amplamente divulgados (no último semestre foram 3) para a formalização da demanda pela intranet. O formulário para solicitação de salas no novo Moodle fica na Intranet, item “Unifesp” do menu principal, seção “Pró-Reitoria de Graduação”,  ícone da “Indicação de interesse EaD”.
  • Suporte técnico do moodle da graduação: Há um fórum específico no perfil de cada docente, que deve abrir um tópico com seus problemas/dúvidas.

Para estudantes

  • Inclusão em Unidades Curriculares: A inclusão deve ser automática assim que a matrícula de cada estudante for efetivada na disciplina em questão. É importante verificar com o professor se a disciplina tem uma sala respectiva no moodle. Caso o acesso esteja indisponível a uma disciplina devidamente criada é importante verificar com o setor de Apoio Pedagógico a situação da matrícula na disciplina.

Para monitores

  • Inclusão em Unidades Curriculares: A inclusão deve ser feita pelo professor responsável pela UC: na Intranet, item “Unifesp” do menu principal, seção “Pró-Reitoria de Graduação”, no ícone da “Indicação de interesse EaD”, em aba específica (“Autorização de Acesso”).

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Movimentação de equipamento de TI

Responsável: DTI EFLCH

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Publicação de informações no portal da EFLCH

Responsável: DTI EFLCH

(*) O setor de eventos também publica artigos relacionados a eventos. Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Obs.: A manutenção de páginas fora do portal da EFLCH deve ser realizada pela área ou pessoa que solicitou a sua criação. Sugerimos que procure a coordenação ou secretaria do curso em questão.

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Sistemas administrativos institucionais

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • O que são? Sistemas institucionais e administrativos da Unifesp, como SIIU, Patrimônio, Compras, RH, entre outros. 
  • A responsabilidade pelos sistemas, seu correto funcionamento, manutenção, cadastro e exclusão de usuários, entre outros, é da CSTI - TI São Paulo.
  • Quem pode solicitar: TAEs.
  • A DTI EFLCH publica as atualizações elaboradas pela CSTI - TI São Paulo. E faz o mapeamento dos atalhos dos sistemas nas máquinas dos usuários, após a liberação do acesso pela CSTI - TI São Paulo.
  • Forma de solicitação para atividades da DTI EFLCH: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI

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Substituição de equipamentos e bens defeituosos

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: Substituição de PCs, VoIPs, teclados, mouses etc.
  • Quem pode solicitar: docentes e TAEs
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

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Suporte técnico de informática - Primeiro Atendimento - Sala 113

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: Prestar primeiro atendimento no suporte técnico de informática (ex.: computador não liga, instalação de softwares, instalação de impressoras, substituição de equipamentos com defeito etc.). 
  • O suporte é realizado apenas em bens pertencentes à Unifesp.
  • Contato: Suporte ao usuário de informática - Equipe terceirizada.
  • Local: Prédio Acadêmico - 1º Andar - Sala 113, Tel.: 5576-4848 VoIP 6161.
  • Horário de Atendimento.: segunda a sexta-feira, das 08:00 às 22:00.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação, do volume de chamados em aberto e das prioridades determinadas pela DTI EFLCH.

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Vídeoconferência/Webconferência - Sala 325

Responsável: DTI EFLCH

  • Localização da sala: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 325.
  • Horário Func.: Mediante agendamento.
  • Recursos disponíveis: Computador com sistema operacional Windows, webcam, aparelho de teleconferência CISCO com TVs, mesa para até 7 pessoas.
  • Finalidade: Reuniões de trabalho, bancas de qualificação ou defesa etc.
  • Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Quem pode agendar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Por e-mail. Informar:
    • Título do evento;
    • Finalidade do evento;
    • Data do evento;
    • Horário de início;
    • Horário de término;
    • Tipo de conexão que será utilizada (ex., via Skype, Appear.In *, CISCO TelePresence SX20 **).
    • Observações:
  • A utilização do aparelho CISCO TelePresence SX20 demanda dados de conexão do aparelho com o qual a Unifesp irá se conectar (IP, sala e senha). Nas conexões com outros campi da Unifesp, basta informar na solicitação o número da sala e senha. Nas conexões com outras universidades, é necessário informar com alguns dias de antecedência os dados de IP, sala e senha para que a Divisão de TI realize testes de conexão;
  • O solicitante deve utilizar e-mail institucional, informando seu nome completo e área solicitante;
  • Recomenda-se solicitar agendamento com pelo menos uma semana de antecedência;
  • No dia do evento, recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência para minimizar imprevistos técnicos;
  • O prazo médio para realização do agendamento é de até 2 dias úteis após o recebimento do e-mail.

(*) Transmissão de baixa resolução. Permite conectar em webconferência até 4 dispositivos como computadores, tablets ou smartphones (Possível realização em todas as salas com acesso à internet).

(**) Transmissão em alta resolução. Exige equipamento similar para realizar conferencia. Manual do equipamento (Somente na sala 325 de vídeoconferência). 

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VOIP

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: instalação de novos aparelhos, alteração de configurações, mudança de local etc.
  • A DTI EFLCH é responsável pelo servidor VoIP instalado na EFLCH para gerenciamento de instalação de novos aparelhos, configurações, permissões etc.
  • A EFLCH conta com sistema de telefonia VoIP. As chamadas externas dependem da disponibilidade de internet tanto no campus Guarulhos, quanto no campus São Paulo; pois, tais chamadas partem da central telefônica do campus São Paulo.
  • Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

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Wi-Fi

Responsável: DTI EFLCH

  • Estão espalhadas pela EFLCH diversas antenas.
  • As redes disponíveis são: Unifesp, LIFE-PIBID e EFLCH-ADM. O prédio acadêmico é servido pelo sinal da rede Unifesp. As salas LIFE e PIBID são atendidas por uma rede específica por questões técnicas. Já o sinal da EFLCH-ADM é transmitido para a região do Arco.

  • O acesso ao Wi-Fi é restrito a TAEs e docentes da EFLCH.
  • A senha de acesso deve ser digitada por um técnico de suporte de primeiro atendimento (sala 113, VoIP 6161) ou servidor da DTI EFLCH (Sala 320).

  • Em caso de problemas de conexão, relatar o problema via abertura de chamado.

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