Campus Guarulhos comemora a Semana da Consciência Negra

Realizada de 21 a 24 de novembro, a Semana da Consciência Negra do Campus Guarulhos da Unifesp foi intensa. As ações foram construídas conjuntamente entre os discentes, docentes e comunidade. 

As atividades propostas dialogaram com os temas que o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (NEAB) focou como objeto de reflexão, a partir do grupo de estudos Genocídio da Juventude Negra e Encarceramento em Massa, que teve suas atividades iniciadas neste semestre no campus. O eixo principal das atividades foram os minicursos ministrados pelo corpo docente que compõe o NEAB ou que tenha proximidade com os temas. 

As perspectivas do debate sobre raça e gênero, as possibilidades da filosofia africana, os desafios do continente africano na contemporaneidade e as estratégias de luta e enfrentamento ao genocídio são questões que se colocam no horizonte da luta antirracista e que foram temas das atividades realizadas. Somado a isso, as reflexões se estenderam com apresentações e performances de artistas locais como a exposição da série "Condução da Vida" e o encontro Batalha do Pimentas 

Os diálogos e reflexões facilitados com a semana levantam questões importantes sobre os desafios impostos as institucionalidades no país e mesmo na Unifesp. Questões como a presença da perspectiva racial, considerando-a como estruturante em nossa sociedade de modo que afeta as relações da universidade e seu corpo discente e docente ainda se colocam como questões que necessitam de reflexão e construção de ações efetivas de enfrentamento aos efeitos do racismo institucional. 

 

Aula aberta com o Prof. Dr. José Carlos Gomes

Ensaio aberto do Projeto Rais

Apresentação do Grupo de Capoeira Oju Oluaye

Rap com a Batalha do Pimentas

Encerramento com Samba D' Pretinha na quadra Escola de Samba Tok Final

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse