Contato

Equipe

Ailton Frotscher, Carmelita Santo e Sheila Marques.

 

O Setor de Eventos atende de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h como segue:

 

Atendimento por e-mail: eventos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atendimento Google Chat

Atendimento telefônico: (11) 3385-4100 ramal 6110/6118

 

Para o atendimento presencial:

Terças, quartas e quintas - das 10h às 19h (sem agendamento)

Demais dias da semana mediante agendamento

 

Divulgação de Eventos

O setor de Eventos divulga apenas eventos próprios, em parceria, apoiados ou que a Unifesp seja apoiadora. (Para saber mais sobre isso, acesse a Resolução do Consu nº 180, art. 6º, clique aqui).

Segundo o Regimento Interno dos Cursos de Extensão e Eventos, artigo 8º, "Os Cursos ministrados e Eventos organizados fora de sede deverão ser previamente submetidos à aprovação junto a Câmara de Extensão do respectivo Campus''.

Para acesso ao Regimento Interno dos Cursos de Extensão e Eventos completo, clique aqui.

As publicações são feitas na página inicial do Campus, na lista de e-mails institucionais, na página do Facebook EFLCH Unifesp Guarulhos [Acesse aqui] e usuário Eflch Unifesp [Acesse aqui] e no Instagram @eflch.unifesp [Acesse aqui].

 

Como chegará a divulgação por e-mail?

Apenas na segunda-feira será enviado um e-mail com todos os eventos e cursos de extensão previstos e inscrições que se encerram naquela semana correspondente. A forma de envio será para as listas institucionais de graduação, pós-graduação, docentes e professores visitantes, além da já conhecida lista “Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”, pois entendemos que nem todos os interessados, principalmente os discentes, estavam cadastrados nesta lista. Não incluímos a lista de técnicos para não aumentarmos o número de e-mails desnecessariamente para este grupo. Compreendemos que os técnicos que desejarem informações sobre os eventos e cursos de extensão, podem abrir chamado para se cadastrar na lista “divulga”.


Como encontrarei as informações na internet?

As informações permanecerão na página inicial do site do Campus, na parte de “Eventos” e na página da Caec-Guarulhos:

https://www.unifesp.br/campus/gua/

https://caecgua.unifesp.br/

Para as publicações de cartaz no site da EFLCH, as solicitações que chegarem para os setores de Eventos e Comunicação precisam vir acompanhadas da descrição/transcrição da imagem/cartaz, segundo a Lei de Acessibilidade.

No final há um exemplo de descrição do cartaz.


Como será a divulgação nas redes sociais?

Há uma arte mais geral para as redes sociais, Instagram (@eflch.unifesp e @caecguarulhos) e Facebook (EFLCH Unifesp GuarulhosCAEC Guarulhos - Câmara de Extensão e Cultura - Unifesp e Eflch Unifesp) e uma outra para as listas institucionais de graduação, pós-graduação, docentes e professores visitantes, além da já conhecida lista “Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.” (com os cartazes).

As postagens serão feitas na segunda-feira com todos os eventos e cursos de extensão previstos e inscrições que se encerram naquela semana correspondente.

Depois serão postados diariamente os cartazes dos eventos e cursos nas suas datas de início. 

Como posso solicitar a divulgação do evento/curso de extensão que estou organizando?

Caec-Guarulhos, Comunicação e Setor de Eventos divulgam apenas eventos próprios, em parceria, apoiados ou que a Unifesp seja apoiadora. (Para saber mais sobre isso, acesse a Resolução do Consu nº 180, art. 6º clicando aqui). 

Envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A solicitação precisa ser enviada até a quinta-feira anterior à semana do evento/curso para poder entrar no e-mail semanal de segunda-feira. (Ex: O e-mail com todas as divulgações sairá segunda-feira, dia 09/05. O pedido de publicação pode chegar até o dia 05/05). Caso chegue posteriormente, somente será divulgado nos outros meios de comunicação. Por favor, encaminhe as informações que deseja e se for um cartaz, em formato JPG, PNG ou PDF.

Para divulgação no site do Campus, leve em consideração a Lei de Acessibilidade 13.146/15, Capítulo II:

Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

§ 2º Consideram-se formatos acessíveis os arquivos digitais que possam ser reconhecidos e acessados por softwares leitores de telas ou outras tecnologias assistivas que vierem a substituí-los, permitindo leitura com voz sintetizada, ampliação de caracteres, diferentes contrastes e impressão em Braille.

Envie-nos a transcrição/descrição completa do cartaz, conforme exemplo abaixo:

EXEMPLO DE DESCRIÇÃO DE CARTAZ

[Descrição do cartaz]

Cartaz de fundo marfim

Na parte superior em fundo branco está o logo da Unifesp e da Elfch - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (em verde), seguido da assinatura em laranja: Caec Comunicação Eventos
Câmara de Extensão e Cultura - Guarulhos
Assessoria de Comunicação
Setor de Eventos

Texto:

CARTAZ EXEMPLO

Vamos contribuir para a inclusão deixando o texto acessível para que leitores de tela tipo NVDA, por exemplo, possam transformar as informações audíveis para pessoas com deficiências visuais.

Ao centro, imagem em dia de sol do Campus Guarulhos, mostrando parte do jardim e do Bloco B e Bloco A do prédio Acadêmico.

[Fim da descrição]

Realização do evento

Para a realização do evento:

  1. Solicitar a reserva do espaço por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando:

  • Data(s) e horário de início e término do evento;

  • Nome da ação;

  • Estimativa de Público.

  1. Após a resposta do setor de Eventos sobre o local reservado, cadastrar o evento no Sistema de Informações de Extensão - Siex - clicando aqui.
    Prazo: 30 dias antecedentes à data de realização da atividade, exceto àqueles que utilizarem o NAPE (Núcleo de Apoio a Eventos) que será de 90 dias.

  2. Depois da ação ser aprovada pela Caec, cadastrar a atividade com o Setor de Eventos [clique aqui] para assistência antes e no dia do evento. Se necessário, solicitar também o transporte para o(s) palestrante(s) [clique aqui].  
    Prazo: 5 dias úteis antecedentes à data de realização da atividade.

 

Por que cadastrar o evento com a Proec através do Siex?

Porque os eventos constituem parte das ações de extensão da Universidade. Compreende-se como Evento Institucional (EI) a ação extensionista que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com audiência específica, como divulgação da produção de conhecimento acadêmico, de caráter cultural, artístico, esportivo, científico ou tecnológico, desenvolvido, promovido, conservado ou reconhecido pela Unifesp e assegurado por inscrição individual.

Segundo a Resolução do Consu nº 180:

DO CREDENCIAMENTO E OPERACIONALIZAÇÃO DE EICE [Evento Institucional e Curso de Extensão]

Art. 8º As atividades EICE devem ser cadastradas na instituição pelo Sistema de Dados e Informação da Extensão (SIEX) ou por sistema equivalente adotado institucionalmente, apresentadas para a CaEC do respectivo Campus ou Unidade Universitária, de onde prosseguirá para a aprovação por pares, e encaminhamento para a ProEC, para fins de credenciamento acadêmico e posterior homologação pelo CoEC.

Para ter acesso a Resolução do Consu nº 180 completa clique aqui.

 

Por que após a aprovação da Caec preciso cadastrar o evento com o Setor de Eventos?

O setor de Eventos, além de ter agendado um espaço no início da organização de seu evento institucional, com o cadastramento nesta divisão, ela pode se responsabilizar por:

  • divulgar o evento por e-mail, site, Facebook e Instagram do Campus;
  • entregar uma lista de presença padrão no dia da atividade, se solicitado;
  • entregar avaliação de reação, se desejar;
  • providenciar os materiais disponíveis no Campus para auxiliar na atividade (mesas, cadeiras, garrafas térmicas, toalhas, etc)
  • No dia do evento, no início e término do acontecimento:
    • verificar se está tudo em conformidade com a solicitação do organizador (local, audiovisual, materiais);
    • contatar a Zeladoria para abertura e fechamento do local; 
    • comunicar-se com a equipe terceirizada do DTI para montagem e desmontagem dos equipamentos eletrônicos;
    • entregar ao organizador os materiais solicitados; 
    • confirmar a chegada/saída do transporte dos convidados/palestrantes;
    • manter-se de prontidão para alguma necessidade do organizador.

 

Informações solicitadas no formulário do setor de Eventos

  • Número de matrícula ou RF
  • Vínculo do solicitante (docente, estudante, TAE)
  • departamento solicitante
  • data e horário
  • nome do evento
  • classificação do evento
  • se houve ou não cadastramento no Siex
  • estimativa de público
  • local reservado
  • se já possuir o cartaz para divulgação com a transcrição da imagem, já pode ser enviado no formulário
  • nome do organizador
  • telefone de contato
  • dado de outros organizadores, se houver
  • se deseja ou não lista de presença
  • equipamentos que serão utilizados (computador, datashow, microfone, etc)
  • mobiliário e materiais (mesas e cadeiras a mais, necessidade de outros materiais de apoio)
  • informações de veículo de transporte em caso de utilização do estacionamento.

Certificados SEI

Emissão de Certificados

Para emissão de certificados para os ouvintes, organizadores, palestrantes e monitores, a forma mais rápida e eficaz é o cadastro do evento como extensão no site do Siex. Se precisar de auxílio, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O setor de Eventos do Campus Guarulhos emite certificados somente para organizadores, monitores e palestrantes de eventos on-line e presenciais da Unifesp Campus Guarulhos através do SEI Unifesp (Sistema Eletrônico de Informações). É necessário que o responsável por assinar os certificados eletronicamente tenha usuário e senha da intranet já cadastrados no SEI e seja um docente. Após a assinatura de cada um dos certificados, o organizador enviará via SEI o respectivo certificado para cada um de seus convidados. Ao final haverá um passo-a-passo de como assinar e realizar o envio por e-mail.

Se optar por fazer os certificados via SEI para os ouvintes, o organizador fica responsável por criar, assinar e enviar cada certificado para o respectivo ouvinte. Abaixo deixaremos um tutorial de como criar certificados pelo SEI.

Para liberação de acesso ao sistema SEI ou problemas técnicos clique aqui.

O prazo de antecedência para solicitação de certificados é de 5 dias úteis.

 

Informações solicitadas no formulário

  • Data(s) do evento, horário(s) de início e término, nome do evento, se evento será de final de semana ou não, estimativa de público, classificação do evento, endereço eletrônico da sala virtual onde ocorrerá o evento (se já tiver);

  • Seu nome completo, endereço de e-mail, telefone com DDD para contato;

  • Nome dos demais organizadores, se houver, e-mail do(s) outro(s) organizador(es), telefone do(s) outro(s) organizador(es) e caso queira certificado para os organizadores, qual a carga horária;

  • Se tiver monitores e quiser certificado para eles, qual a carga horária e seus nomes;

  • Se quiser certificado para palestrantes, seus nomes e identificação que deseja no certificado (palestrante, mediador, conferencista, etc).

CLIQUE AQUI PARA PREENCHER SUA SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADOS

 


Passo-a-passo para a assinatura, geração de PDF e envio por e-mail de certificados de eventos pelos organizadores (docentes) no Sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informações) [Clique aqui].

Passo-a-passo para Criação, geração de PDF e envio por e-mail de certificados para ouvintes no Sistema SEI [Clique aqui].

Para liberação de acesso ao sistema SEI ou ou problemas técnicos [Clique aqui].

 

Orientações para Eventos Presenciais

Aos(Às) coordenadores(as) de ações extensionistas PRESENCIAIS solicitamos que: