Centro de Memória e Pesquisa Histórica (CMPH) do Departamento de História

O Centro de Memória e Pesquisa Histórica (CMPH), vinculado ao Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é um centro especializado, de natureza técnico-científica, que tem por finalidade custodiar, recuperar, organizar e disponibilizar o acesso a acervos dispersos e/ou adquiridos (por compra, doação, comodato ou qualquer outra modalidade de aquisição), visando a apoiar o trabalho de pesquisa dos docentes e alunos vinculados ao Departamento de História, historiadores, pesquisadores e interessados em geral, bem como fornecer treinamento aos historiadores em formação.

O CMPH tem como objeto a pesquisa, o ensino, a extensão e a divulgação científica em História em suas interfaces com a formação/desenvolvimento de docentes, discentes, servidores e a comunidade em geral, desenvolvendo propostas e projetos a partir de seu próprio acervo ou de acervos de outrem, com ênfase no campo das Ciências Humanas.

Acervos sob a guarda do CMPH:

1) Acervo Histórico da Companhia Editora Nacional – CEN: compõe-se de Dossiês de Autores e Obras (958 dossiês), Correspondência (ativa e passiva), Pareceres, Traduções, Fichas de Movimentação de Obras e Miscelânea, totalizando 80 m lineares de documentos. Em fase de processamento técnico.

2) Biblioteca José Claudio Berghella: a biblioteca do professor aposentado do Departamento de Ciências Sociais da UFSCAR totaliza 1.177 títulos, entre livros (boa parte deles raros) e periódicos, em sua maior parte de Ciências Humanas e Literatura. O acervo foi inteiramente catalogado e está em fase de consolidação.

3) Acervo Histórico da Nestlè: cerca de 500 volumes, conjunto formado por publicações sobre alimentação e culinária, em sua maioria remanescentes da extinta Biblioteca Nestlè Serviço ao Consumidor, além de edições patrocinadas pela empresa por meio da Lei Rouanet, cuja catalogação está concluída.

4) Coleção Alejandro Buenrostro y Arellano: contém livros, impressos e outros documentos reunidos pelo titular, pesquisador mexicano cuja família doou o acervo ao CMPH, captado pelo Prof. Dr. Clifford Welch. A chamada BiblioChiapas, referente ao movimento zapatista e com datas limites entre 1967 e 2006, reúne centenas de unidades, estando inventariada originalmente e em fase de revisão e checagem no CMPH.

5) Hemeroteca: as três coleções mais significativas de jornais reunidas no CMPH são: Diário da Noite (1926-1977, com lacunas); Diário de São Paulo (1926-1977, com lacunas); Diário Popular (1884-2001, com lacunas); além de outros periódicos.

6) Acervo bibliográfico diverso: a partir de doações recebidas de particulares e de instituições, o CMPH reuniu cerca de 8.000 obras bibliográficas, além de um conjunto de cerca de 2.000 exemplares de periódicos científicos e revistas semanais de jornalismo. Ambos encontram-se em fase de catalogação.

O CMPH está localizado na EFLCH, salas 331-339.

Para consultas ao acervo é necessário agendamento prévio.

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Rita de Almeida Toledo

Vice-Coordenador: Profa. Dra. Maria Luiza Ferreira de Oliveira