EU PRECISO FAZER O TESTE DO HIV/AIDS?

Pessoal, vamos falar sério?

É um assunto chato, mas que tem de ser discutido. O risco de contrair HIV e vir a desenvolver AIDS

A verdade é que essa infecção transmitida por sexo sem proteção ou pelo uso de drogas ainda não tem cura. A infecção tem aumentado entre os jovens dos 15 aos 24 anos, dobrando a incidência em 10 anos.

Mas nem tudo é ruim, nem tudo são trevas!!! O grande barato é a prevenção, o diagnóstico e o tratamento precoce!!!

A grande sacada para a prevenção ainda continua sendo o uso da camisinha seja a masculina ou feminina, em todas as relações sexuais, inclusive no sexo oral. Evitar o contato com secreções e o compartilhamento de seringas é a principal arma para evitar a contaminação. Mas lembre-se que isso deve ser feito em toda e qualquer relação sexual, seja de que tipo for e independente com quem se faz sexo. Ajuda também se reduzir o numero de parceirxs sexuais e ter controle da situação. Use e sempre exija o uso de camisinha (masculina ou feminina). Atualmente em situações em que esses cuidados não foram tomados há a possibilidade de se reduzir a contaminação/infecção com o uso de remédios específicos, a terapia de pós-exposição (PEP), feita em centros específicos de atendimento.

Outra grande dica é enfrentar a situação, saber sua condição pessoal de ser ou não portador do vírus e se tratar precocemente. Para isso existe o teste rápido, que se positivo, deve-se o mais rapidamente tratar a infecção por HIV reduzindo o risco de desenvolver a AIDS e de contaminar outras pessoas. Embora não haja cura até o momento para a infecção por HIV, as chances de se levar um vida praticamente normal e com expectativa de vida habitual é muito grande.

Assim procure os centros de testagem, diagnósticos e tratamento mais próximo de você. Há um objetivo de saúde publica adotada pelo Brasil: metas de tratamento 90-90-90, estabelecidas pelo UNAIDS – que até 2020: 90% das pessoas vivendo com HIV estejam diagnosticadas; destas, que 90% estejam em tratamento; e que, das pessoas em tratamento, 90% apresentem carga viral indetectável.

Vamos colaborar se prevenindo e se tratando se for o caso!!! Todos contra o HIV e contra a AIDS!!!! Viva a vida, vamos ser felizes!!!!

Veja a lista de Centro de Testagem e Aconselhamento aqui e aqui e folder com outras informações aqui.

 

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse