Publicações

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MORETTI, Vanessa Dias. Residência Pedagógica e Oficina Pedagógica de Matemática da Unifesp: articulando a Formação Inicial e Continuada de Professores que ensinam Matemática. In: Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes; Maria Teresa Ceron Trevisol; Patrícia Sandalo Pereira. (Org.). Formação de Professores em Diferentes Espaços e Contextos. Campo Grande: Editora UFMS, 2011, v. , p. 89-100.

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PANIZZOLO, Claudia; GOMES, Marineide de Oliveira. As tramas da formação de professores de educação infantil no programa de residência pedagógica (Pedagogia). Revista e-curriculum (PUCSP), v. 18, p. 889-910. 2020.

PINHEIRO, Antonio Carlos, Fernanda; REVAH, Daniel; ABREU, Claudia Barcelos de Moura; VOVIO, Claudia Lemos; MULLER, Fernanda; MINHOTO, Maria Angélica Pedra; GOMES, Marineide Oliveira; PETRI, Renata; PINTO, Umberto de Andrade; MORETTI, Vanessa Dias. Manual do Programa de Residência Pedagógica, 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de orientação de estágio).

REVAH, Daniel. Cadernos de Residência Pedagógica - Primeiro Segmento do Ensino Fundamental. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional). 2009.

REVAH, Daniel; GIGLIO, Claudia Barcelos de Moura; GOMES, Marineide Oliveira; MULLER, Fernanda; PINHEIRO, Antonio Carlos; ABREU, Claudia Barcelos de Moura; FAIRCHILD, Thomas Massao ; VÓVIO, Claudia Lemos; PINTO, Umberto de Andrade. Manual do Programa de Residência Pedagógica, 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).

SANCHES, Maria Cecília; LIBANEO, Betania. Direito ao movimento e à arte na Educação Infantil. In: Finco, Daniela. (Org.). Cadernos de Residência Pedagógica. 1 ed. Recife: Pipa Comunicação, 2013, v. 05, p. 43-54.

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SILVESTRE, Magali Aparecida; VALENTE, Wagner Rodrigues. Professores em Residência Pedagógica: estágio para ensinar Matemática. Editora Vozes Limitada, 2019.

SILVESTRE, Magali Aparecida. Práticas de Estágios no Programa de Residência Pedagógica da Unifesp/Guarulhos. In: Marli André. (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. 1ed.Campinas: Papirus, 2016, v. 1, p. 147-164.

SILVESTRE, Magali Aparecida; VALENTE, Wagner Rodrigues. Professores em Residência Pedagógica: estágio para ensinar Matemática. Editora Vozes Limitada, 2019.

VÓVIO, Claudia Lemos; ABREU, Claudia Barcelos de Moura. Cadernos de Residência Pedagógica - Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Editora da UNIFESP, 2010 (Cadernos de Residência Pedagógica - Estágio profissional).

VÓVIO, Claudia Lemos; ABREU, Claudia Barcelos de Moura. Cadernos de Residência Pedagógica - Educação de Jovens e Adultos reedição. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático).

Ações de extensão

A Unifesp, no âmbito do Curso de Pedagogia, estabeleceu acordos com as Secretarias de Educação do Município de Guarulhos e do Estado de São Paulo e com as respectivas escolas onde acontecem os estágios. Os acordos preveem, como contrapartida da Universidade, apoio técnico-pedagógico à gestão das escolas e de seus currículos, assim como a formação continuada de seus quadros, provida no ambiente da Universidade e das próprias escolas colaboradoras, em acordo com necessidades e interesses dos professores e gestores envolvidos, exigindo a responsabilidade partilhada na formação de novos docentes e dos que já se encontram no exercício da profissão.

Neste sentido, a natureza das ações de extensão e dos bolsistas é a de atuação direta no apoio e organização de ações de extensão de formação continuada de gestores e professores das escolas-campo participantes do Programa de Residência Pedagógica do Departamento de Educação, e a outros docentes e gestores das redes públicas do Município de Guarulhos, em conformidade com o Acordo de Cooperação estabelecido entre a UNIFESP e a SME de Guarulhos.

A seguir listamos alguns dos projetos de extensão já desenvolvidos ou em desenvolvimento no âmbito do Programa:

 

Profa. Dra. Betania Libanio Dantas De Araujo - O lúdico e as Artes Visuais na Educação Infantil (2012 – Atual)

 

Profa. Dra. Celia Maria Benedicto Giglio – Residência Pedagógica: um diálogo em construção (2007 – 2008); Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2010 – 2012); Diálogos Pertinentes II - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2014 – 2017)

 

Profa. Dra. Claudia Barcelos de Moura Abreu - Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2010 – 2012); Diálogos Pertinentes II - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2014 – 2017)

 

Profa, Dra. Claudia Panizzolo - Formação continuada para professores da Residência Pedagógica em Educação Infantil (2011 – 2012); II Encontro Residência Pedagógica Na Escola Da Prefeitura De Guarulhos Elis Regina: Avaliação De Uma Experiência Formativa Em Processo (2011); Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2010 – 2012)

 

Prof. Dr. Daniel Revah - Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2010 – 2012)

 

Profa. Dra. Daniela Finco - Formação continuada para professores da Residência Pedagógica em Educação Infantil (2010 – 2014)

 

Profa. Dra. Érica Aparecida Garrutti De Lourenço - Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2010 – 2012)

 

Prof. Dr. Jorge Luiz Barcellos da Silva - Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2010 – 2012)

 

Prof. Dr. Luiz Carlos Novaes - Programa de Residência Pedagógica (2016 – Atual)

 

Profa. Dra. Lucila Maria Pesce de Oliveira - Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2010 – 2012)

 

Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas - Escola Livre para a Formação Inclusiva (2014 – atual)

 

Profa. Dra. Magali Aparecida Silvestre - Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2010 – 2012)

 

Profa. Dra. Maria Angélica Pedra Minhoto - Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2010 – 2012)

 

Profa. Dra. Maria Cecilia Sanches - Projeto da Unidade Curricular: Residência Pedagógica-Educação Infantil (Escola Campo EPG Vila Dinamarca Elis Regina) (2012 – atual);

 

Profa. Dra. Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2010 – 2012)

 

Profa. Dra. Regina Cândida Ellero Gualtieri - Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2010 – 2012); Diálogos Pertinentes II - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2014 – 2017)

 

Prof. Dr. Umberto de Andrade Pinto - Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2010 – 2012); Diálogos Pertinentes II - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2014 – 2017)

 

Profa. Dra. Vanessa Dias Moretti - Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2010 – 2012); Diálogos Pertinentes II - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2014 – 2017)

 

Outras ações:

Danceja (Oficina)

Estudantes da Unifesp e professores da rede

2020

22/05; 05/06; 19/06; 03/07

Estudo sobre dança e consciência corporal

Profa. Maria Cecilia Sanches

 

Quarentena com dança (Oficinas)

Estudantes da Unifesp e professores da rede

2020

Aulas práticas de dança

Profa. Maria Cecilia Sanches

 

Museu virtual do desenho da criança (Curso)

Curso

Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Coordenadores e Diretores

1º semestre/2019

1º semestre/2020 – apenas em 12/03/2020

Estudo sobre o fazer artístico das crianças da rede, pesquisa e criação de acervo

Profa. Betania Libanio Dantas de Araujo

 

Saúde emocional dos professores (Encontro – Parada Pedagógica)

Professores da EMG Dorival Caymmi

10 e 11/09/2020

Bate-papo sobre os impactos emocionais do professor durante a pandemia

Profs. Daniel Revah e Betania Libanio Dantas de Araujo

 

O que é vulnerabilidade para a educação inclusiva? (Webinário)

Professores da Prefeitura de Guarulhos

18/09/2020

Prof. Marcos Cezar de Freitas

 

Educação Ambiental, Pandemia como consequência de uma relação desequilibrada com o planeta; Educação Ambiental em tempos de pandemia

Professores da Prefeitura Municipal de Guarulhos (Webinário)

10/2021

Profa. Adriana Braga

 

A prática do desenho em sala de aula (Webinário)

Professores da Prefeitura Municipal de Guarulhos

14/09/2020

A arte moderna e contemporânea e o desenho na escola

Profa. Betania Libanio Dantas de Araujo

 

34ª Bienal | Proposta de ação de difusão para professores da SME-Guarulhos e estudantes da Unifesp (Palestra)

Professores da rede municipal de Guarulhos e estudantes da Unifesp

21/10/2020

Uma palestra sobre a publicação educativa Primeiros Ensaios sobre arte contemporânea e história a partir da publicação Primeiros Ensaios

Bienal e Profa. Betania Libanio Dantas de Araujo

 

A ilustração na Literatura Infantil (Encontro com artistas)

Professores da rede municipal de Guarulhos, estudantes da Unifesp e público em geral

31/10/2020

Bate-papo sobre o processo de ilustrar livros para crianças

Profa. Betania Libanio Dantas de Araujo e monitoras

 

Encontro das artes (Palestra)

Professores da rede municipal de Guarulhos

03/11/2020

Do desenho na arte ao desenho na escola

Histórico

Em 2006, o primeiro grupo docente contratado para atuar no Curso de Pedagogia da EFLCH-UNIFESP procedeu a uma revisão da matriz curricular proposta originalmente. Esse processo de revisão levou em consideração o ambiente legal que não apenas alterava a organização  dos Cursos de Pedagogia no país, mas que, desde 2001, instituía a base comum de  formação docente expressa em diretrizes com o fim de possibilitar a revisão criativa de  modelos, recomendando amplo processo de análise dos problemas presentes na  formação de professores no país.2

A UNIFESP tinha a oportunidade de fundar um projeto de formação de professores não apenas inovador, mas audacioso, capaz de enfrentar questões centrais tais como a aprendizagem prática dos licenciandos e o fortalecimento de vínculos entre a  instituição formadora e o sistema educacional. Assim nasceu a proposta de organização  dos estágios curriculares como Residência Pedagógica, inspirada na experiência da  tradição de formação médica, de onde foi retirado o princípio da imersão, adaptando o  modelo como parte da formação inicial dos pedagogos. A Residência Pedagógica  guarda proximidades e distanciamentos em relação à Residência Médica. A diferença  central encontra-se na finalidade: a RP é parte da formação inicial; é essencialmente uma aprendizagem situada que acompanha a graduação, enquanto a Residência  Médica ocorre após a graduação e ganha sentido de especialização profissional. A proximidade está na imersão do estudante, no processo de contato sistemático e temporário com práticas profissionais reais – no caso, com professores e gestores educacionais (formadores) que atuam nos contextos das escolas públicas.

Com base nessas reflexões, desenhou-se o primeiro esboço de um Programa de Residência Pedagógica, que envolveria as escolas de educação básica no Município de Guarulhos, sede da  EFLCH-UNIFESP. Esse programa especial de estágios curriculares obrigatórios envolveria os estudantes nas seguintes ações:

• Acompanhamento a prática pedagógica de um docente da escola;

• Acompanhamento à política educativa (Projeto pedagógico) da escola nos aspectos que envolvem a gestão da escola e da sala de aula: direção da unidade, coordenação pedagógica e formação permanente do docente, espaços e tempos de planejamento e avaliação;

• Conhecimento do contexto e das relações entre a escola e as famílias e entre a escola e o território (entorno); relações entre a gestão local e os órgãos intermediários do sistema de ensino;

• Preparo de pré-projeto de intervenção sob a orientação de um professor da universidade e do docente que acolhe o residente, podendo envolver outros profissionais da escola e o Conselho de Escola ou instância de deliberação da Unidade;

• Intervenção; e

• Elaboração de relatórios parciais e final da experiência, apresentando um balanço da residência e os resultados da intervenção.