V Colóquio internacional de História da África: missionação, sujeitos e agentes históricos

Para mais informações, acesse:

https://africamr.com/
Facebook | Instagram 

 
Ementas dos grupos de trabalho:
 
1. Missões e direitos humanos
A presente linha busca agregar trabalhos que enfoque a participação do espaço missionário e de missionários na atuação, defesa e preservação de direitos humanos no continente africano
 
2. Intelectuais, redes de solidariedades, impressos e missões
A presente linha busca agregar trabalhos que enfoque a formação de intelectuais e sua atuação dentro dos espaços missionários. Além disso, analisar a interação desses intelectuais com os missionários e suas trocas inter-culturais através das publicações de impressos ou convivência nos espaços coloniais. 
 
3. Missões e gênero
A presente linha busca agregar trabalhos que enfoque na atuação de mulheres nos espaços missionários no continente africano e a forma de tratamento dado a suas atuações nessas localidades. 
 
4. Fontes históricas e trânsitos culturais
A presente linha busca agregar trabalhos que enfoque na produção de fontes (escritas, imagéticas e outras) nos espaços de atuação dos missionários, partindo de seus relatos e experiências nas localidades coloniais. 
 
5. Missões, ensino e sentidos políticos
A presente linha busca agregar trabalhos que enfoque na relação educação, espaço missionário e ensino nas localidades coloniais, buscando entender as finalidades sociais, econômicas e políticas existentes nessas áreas para as atuações educacionais.