Criada durante o 2º Encontro Nacional dos Professores Universitários, realizado em 2013, a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) ocorre entre os meses de abril e maio em diversas Universidades Federais, Estaduais, Particulares e Institutos de ensino por todo o país.

O período foi definido para dialogar com o dia 17 de abril, no qual o MST denuncia a impunidade do massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido nessa mesma data, em 1996, resultando na morte de 19 trabalhadores Sem Terra. A JURA também busca visibilizar as ações de luta pela terra que o MST realiza durante o ‘Abril Vermelho’, relacionando sempre com temas da conjuntura atual.

Além da defesa da Reforma Agrária Popular e da alimentação saudável, livre de agrotóxicos e transgênicos, a JURA denuncia os sucessivos ataques do governo ilegítimo de Michel Temer aos camponeses e camponesas do Brasil, tais como a redução de créditos para a agricultura familiar, a tentativa de privatização de assentamentos e o projeto de Reforma da Previdência, que acaba com a aposentadoria rural.

Pela segunda vez a jornada ocorrerá na Universidade Federal de São Paulo - Guarulhos, com as seguintes atividades:

30 anos de constituição e a luta continua: II Jornada universitária em defesa da reforma agrária - EFLCH

19 de Abril de 2018 (quinta-feira):

À partir das 17h no pátio, exposição e venda de produtos da reforma agrária em São Paulo e livros da Editora e Livraria Expressão Popular

E às 18 hrs uma mesa-redonda, no auditório do prédio principal (Térreo), com a participação de:

• Cliff Welch - historiador da UNIFESP
  • Gilmar Mauro, Direção Nacional do MST
  • Danilo Valentin Pereira, Geógrafo, Membro do NERA/UNESP e ABRA

21 de abril de 2018 ( sábado):

Visita para conhecer os assentamentos:
A Comuna da Terra Irmã Alberta, um acampamento em Perus e
Comuna da Terra D. Pedro Casaldáliga, um assentamento em Cajamar, com saída do ônibus do Metrô Armênia às 8 hrs e volta prevista para às 17 hrs.

Informações da visita: https://www.facebook.com/events/1352186691594240/

Jura 2018 final2

Organização:

Grupo de Estudos da História Social do Campo
Do Núcleo de Pesquisas em História, Memória e Patrimônio do Trabalho
Por mais informações, consulta www.cliffwelch.org
Apoio: Adunifesp, MST, NAE.

*** Haverá certificado aos e às participantes ***