Curso de Extensão Universitária "Democracia e Sociedade no Brasil"

Cartaz 18.04.18

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Curso de Extensão Universitária “Democracia e Sociedade no Brasil”

Inscrições gratuitas no site até 17/04 ou no local: http://www.unifesp.br/reitoria/proex/index.php/acoes/cursos-de-extensao-e-eventos/cursos-e-eventos

São 8 aulas públicas que serão realizadas no Plenário da Câmara Municipal de Guarulhos, tratando das relações entre democracia e diversas dimensões sociais nesse momento de ampla crise vivenciado em nosso país.

Curso de Extensão Universitária

“Democracia e Sociedade no Brasil”

Objetivo: O curso de extensão “Democracia e Sociedade no Brasil” trata das relações entre democracia e diversas dimensões sociais nesse momento de ampla crise vivenciado em nosso país, estimulando a reflexão crítica e a visibilidade da produção de conhecimento realizada na universidade, por meio de maior integração entre a Unifesp e o município de Guarulhos. As aulas serão realizadas na Câmara Municipal de Guarulhos.

Estrutura do curso: A aula inaugural coloca a questão mais geral da democracia e a evolução histórica dos direitos, para depois tratar da democratização de questões sociais relativas às escolas, ao poder judiciário, às raças e etnias, as relações de gênero e às redes sociais, terminando com discussões sobre as reformas trabalhistas e previdenciárias do momento mais recente.

Público-alvo: Público em geral interessados nos temas, entre eles servidores públicos, professores, estudantes, etc.

Período: Serão realizadas 8 aulas públicas sobre os temas relacionados na programação abaixo, sempre nas segundas quartas-feiras do mês, sempre às 19hs.

Como participar: O curso é gratuito e todas as aulas são abertas ao público interessado

Certificado e Inscrições: Haverá certificado para aqueles que tiverem 50% (20 horas) ou 75% de presença nas aulas e que fizerem a inscrição prévia no site da Unifesp. Período: 26/03 a 12/06/8.

Início do curso: 18/04/2018

Coordenação: Prof. Dr. Carlos Alberto Bello

Programação do Curso de Extensão “Democracia e Sociedade no Brasil”

1º Semestre 2018

1. 18/04 A democracia e a evolução histórica dos direitos – Prof. Bruno Comparato/UNIFESP.

2. 09/05 Ensino Médio, movimento secundarista e democracia – Profa. Débora Goulart/UNIFESP

3. 13/06 O poder judiciário e democracia – Profa. Andrea Slemian/UNIFESP

2º Semestre 2018

4. 08/08 Gênero e democracia – Profa. Ingrid Cyfer/UNIFESP.

5. 12/09 O mito da democracia racial no Brasil – Prof. Dr. José Carlos Gomes da Silva/UNIFESP

6. 10/10 Redes sociais e democracia – Prof. Henrique Parra/UNIFESP.

7. 08/11 Reforma trabalhista e democracia no Brasil – Prof. Thomaz Ferreira Jensen/Dieese

8. 12/12 Reforma previdenciária e democracia no Brasil – Prof. Rodolfo Silva Viana Sousa/Dieese

Realização: Unifesp e Câmara Municipal de Guarulhos