I Panorama dos Estudos Poéticos e Retóricos no Brasil

Com homenagem à carreira acadêmica do Prof. João Adolfo Hansen

O "I Panorama dos Estudos Poéticos e Retóricos no Brasil", que será realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Campus Guarulhos, nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2018, pretende divulgar e discutir trabalhos nos campos da poética e da retórica, visando compor um quadro geral desses estudos no Brasil. Assim, o congresso tem como objetivos principais: elaborar um painel das atividades de pesquisa realizadas no Brasil sobre preceptivas e produções poéticas e retóricas; estabelecer uma rede associativa de conhecimento e divulgação dessas pesquisas e de seus objetos; definir mecanismos institucionais para a troca de informações; agregar pesquisadores de temáticas afins com objetivo de divulgação de resultados de trabalhos e de auxílio institucional mútuo; vitalizar a produção acadêmica brasileira nos domínios dos estudos poéticos e retóricos. Nessa primeira edição do evento, a comissão organizadora propõe também prestar uma homenagem à carreira acadêmica do Prof. João Adolfo Hansen (USP), cujos trabalhos pioneiros em poética e retórica no Brasil representaram os fundamentos a partir dos quais muitas outras pesquisas tomaram forma.

Eixos temáticos para as propostas de comunicação:
- Poética e retórica nas letras clássicas ou antigas;
- Poética e retórica nas letras modernas;
- Manuscritura, história do livro e da cultura letrada;
- Relações entre as letras e o discurso da história;
- Poética e retórica e as disciplinas humanísticas;
- Poética e retórica e filosofia;
- Recepção de tratados de poética e de retórica;
- Poéticas e retóricas medievais;
- Poética e retórica nas letras portuguesas e luso-brasileiras dos séculos XVI, XVII e XVIII;
- Relevância dos trabalhos do Prof. João Adolfo Hansen para pesquisas de poética e retórica no Brasil.

As propostas de comunicação devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 30 de abril de 2018, com os seguintes dados: título da comunicação, autor(a), instituição e resumo (no máximo, 300 palavras). Mais informações, inclusive a lista de convidados nacionais e internacionais do evento, serão divulgadas em breve neste site e por e-mail.

Local: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos.

Data de realização: de 10 a 12 de setembro de 2018.

Prazo para inscrições de trabalhos e de ouvintes: De 1º de março a 30 de abril de 2018.

Taxas de inscrição:

Para apresentações de trabalho:

R$300,00 – Professores e demais pesquisadores graduados

R$200,00 – Pós-graduandos

R$100,00 – Estudantes de Iniciação Científica

Para ouvintes:

R$50,00 – Professores e demais pesquisadores graduados

R$30,00 – Estudantes de graduação

Comissão Organizadora:

Maria do Socorro Fernandes de Carvalho (UNIFESP)

Marcelo Lachat (UNIFESP)

Lavinia Porto Silvares (UNIFESP)