I Panorama dos Estudos Poéticos e Retóricos no Brasil

Imagens Poesia Retórica

Com homenagem à carreira acadêmica do Prof. João Adolfo Hansen

O I Panorama dos Estudos Poéticos e Retóricos no Brasil, que será realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Campus Guarulhos, nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2018, pretende divulgar e discutir trabalhos nos campos da poética e da retórica, visando compor um quadro geral desses estudos no Brasil. Assim, o congresso tem como objetivos principais: elaborar um painel das atividades de pesquisa realizadas no Brasil sobre preceptivas e produções poéticas e retóricas; estabelecer uma rede associativa de conhecimento e divulgação dessas pesquisas e de seus objetos; definir mecanismos institucionais para a troca de informações; agregar pesquisadores de temáticas afins com objetivo de divulgação de resultados de trabalhos e de auxílio institucional mútuo; vitalizar a produção acadêmica brasileira nos domínios dos estudos poéticos e retóricos. Nessa primeira edição do evento, a comissão organizadora propõe também prestar uma homenagem à carreira acadêmica do Prof. João Adolfo Hansen (USP), cujos trabalhos pioneiros em poética e retórica no Brasil representaram os fundamentos a partir dos quais muitas outras pesquisas tomaram forma.

Programação geral (PDF)

Sessões de comunicação (PDF)

Ainda há vagas para ouvintes!

HOSPEDAGEM

A região central de Guarulhos fica a 15 minutos do campus da UNIFESP. Recomendamos os seguintes hotéis:

TRANSPORTE

Para quem estiver hospedado em São Paulo, há duas linhas de ônibus que saem do Metrô Armênia (Linha Azul) e vão até o Terminal Pimentas, situado na esquina do campus da UNIFESP:

Jardim Leblon (Linha 227TRO)
Jardim Angélica (Linha 292TRO)

O trajeto dura aproximadamente 40 minutos.

Para quem quiser fazer o trajeto de Uber, estimamos o valor da corrida em torno de R$60 (centro de São Paulo-campus da UNIFESP).

LOCALIZAÇÃO DO CAMPUS

Estrada do Caminho Velho, n° 333 - Jd. Nova Cidade - Guarulhos - SP - CEP: 07252-312

Comissão Organizadora

Maria do Socorro Fernandes de Carvalho (UNIFESP)