Sistema de abertura de chamados de TI - OTRS

À
Comunidade EFLCH

Conforme noticiado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), foi implementado o sistema OTRS, o qual possibilita a abertura e acompanhamento de chamados por meio de um canal único de comunicação com as diversas áreas de TI da Unifesp. Link para a notícia.

A partir de agora, todos as solicitações de serviços de TI devem ser realizadas por meio desse sistema, o qual pode ser acessado no seguinte endereço: 

https://atendimento.unifesp.br

 

 

Atendimento TI em Tres Passos

 

Orientações sobre como abrir e acompanhar os chamados estão disponíveis em: https://www.unifesp.br/campus/gua/tecnologia-da-informacao#abertura_chamado

 

Obs.: a partir de 20/08/2019 a TI do campus passou a receber solicitações de serviço somente por meio desse canal de comunicação. Solicitações por e-mails não serão atendidas.

Contamos com a colaboração de todos.

Atenciosamente,

Divisão de TI – Campus Guarulhos.

Catálogo de Serviços de TI

 

Nesta página descrevemos os principais serviços de TI disponibilizados pela Divisão de Tecnologia da Informação da EFLCH (DTI EFLCH), bem como orientações sobre como ter acesso a outros serviços relacionados.

 

 

Abertura de chamados de TI

Responsável: qualquer pessoa com login e senha de intranet

  • Acesso: https://atendimento.unifesp.br 
  • Passo a passo para abrir um chamado:
    • Passe o cursor sobre “chamados”, localizado no canto superior esquerdo da tela.
    • Selecione novo chamado e preencha os campos abaixo:
      • Campo "para": selecione "Campus GUA"; 
      • Campo “assunto”: digite o assunto que melhor identifique o seu problema;
      • Campo “texto”: detalhe o seu problema neste campo. É importante que o texto contenha todas as informações necessárias para conclusão do chamado. Para tanto, sugerimos que seja consultado o assunto pertinente neste catálogo, o qual apresenta os requisitos e informações necessárias para solicitação de serviços;
      • Campo “Informe a sua unidade”: selecione campus Guarulhos;
      • Campo “Telefone/VoIP”: informe o seu número de VoIP. Caso não possua, informe o seu celular;
      • Os demais campos são opcionais; preencha-os, de acordo com a natureza de seu problema.
      • Após preenchidos os campos, clique no botão "enviar".
      • Pronto! O chamado estará pronto para ser visualizado pela TI do campus Guarulhos.
      • O sistema gera automaticamente e-mails de notificação de abertura e conclusão do chamado, mas estes NÃO devem ser respondidos.
  • Acompanhamento do chamado:
    • Selecione Chamados > Meus chamados.
    • O usuário terá a sua disposição três abas, onde poderá consultar todos os chamados, chamados abertos ou chamados fechados.
    • A responsabilidade de acompanhar a execução do chamado é do usuário que o solicitou.
    • É importante que o usuário verifique frequentemente o andamento de sua solicitação e eventuais pendências, visto que a comunicação da TI do campus com o solicitante dar-se-á exclusivivamente por meio da interface do sistema OTRS.

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Acesso à Intranet

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Acessar http://intranet.unifesp.br (caso não tenha cadastro, clique no botão "cadastre-se").
  • A gestão da intranet e os serviços lá disponibilizados não é realizada pela Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas à Intranet podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de abertura de chamado no OTRS.
  • Caso você ainda não possua acesso à Intranet, clique em “cadastre-se”. É necessário aguardar cerca de uma hora após o cadastro para sincronização de dados. 
  • RECUPERAÇÃO DE SENHA: A senha pode ser recuperada na página da intranet, em: https://intranet.unifesp.br -> Sobre a intranet -> Esqueci minha senha. O seu navegador poderá bloquear a página. Neste caso, clique no escudo que aparece na barra de endereços e selecione "Carregar scripts não seguros", conforme print screen abaixo. Caso não consiga resolver o problema dessa forma, entre em contato com a CSTI pelo telefone (11)5089-9222 ramal 4656.
  • ALTERAÇÃO DE SENHA: fazer login. Em seguida, acessar Painel de Controle e clicar em "Alterar Senha". Os e-mails primário e secundário (se houver) devem coincidir com os cadastrados no banco de dados da intranet para que a alteração seja efetuada. Ao alterar a senha, está será alterada em todos os serviços relacionados, ex.: Gmail institucional, WiFi etc.

Print Tela Intranet Recuperacao de Senha

 

 

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Acesso às Pastas Compartilhadas 

Responsável: DTI EFLCH

  • Quem pode solicitar: Chefia do setor solicitante (docentes ou TAEs)
  • Forma de solicitação:
    1. Abrir chamado no sistema de abertura de chamados;
    2. No campo assunto informe:

Nome completo de quem terá acesso às pastas

RF de quem terá acesso às pastas

Quais pastas a pessoa terá acesso

Quais permissões de acesso deverão ser concedidas (ex.: leitura, gravação, ambas)

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Acesso ao Sistema SEI

Responsável: Pró-reitoria de Administração

  • O acesso ao sistema é feito por meio do link: https://sei.unifesp.br com login e senha de intranet.
  • Caso ainda não tenha acesso ao SEI, é necessário enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando o seu nome completo, Registro Funcional - RF e Unidade de Lotação.
  • É necessário copiar a sua chefia imediata no e-mail.
  • Mais informações: https://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/novo-sei-unifesp
  • Dúvidas relativas ao SEI também devem ser dirigidas a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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Agenda - Sistema Booked - Consulta

Responsável: DTI EFLCH / CSTI - TI São Paulo

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Autorização para monitores (cópias e digitalizações)

Responsável: Direção Acadêmica

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Autorização para utilização de recursos multimídia

Responsável: Direção Acadêmica

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Cota de impressão para alunos

Responsável: DTI EFLCH

  • São disponibilizados para cada aluno 150 impressões por mês. Entretanto, a cota não é cumulativa.
  • O controle de cota é realizado por meio do usuário e senha de intranet do aluno.
  • Pedido de restituição de cota de impressão:
    • Em caso de problemas técnicos durante a impressão, o aluno deve solicitar a restituição ao monitor de informática presente na sala 327.
    • O monitor de informática encaminhará à Divisão de TI a solicitação para análise;
    • A cota será restituída se a Divisão de TI julgar procedente a justificativa;
    • O prazo médio para restituição é de até 2 dias úteis.
  • Outros problemas técnicos relacionados a cota de impressão devem ser reportados por meio do sistema de abertura de chamados. Informar no campo texto:
    • Nome completo
    • Número de matrícula
    • CPF
    • Detalhamento do problema

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E-mail "Alias" - Criação

Responsável: DTI EFLCH (a partir de 13/09/2019)

  • Um alias é um endereço de e-mail cuja finalidade é redirecionar mensagens para um grupo de e-mails a ele vinculado. Assim, um alias não possui sua própria caixa de entrada onde as mensagens são armazenadas. É, portanto, uma espécie de máscara de e-mail.
  • Um exemplo de alias é o endereço da Divisão de TI da EFLCH (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A este alias estão vinculados os e-mails de cada integrante da equipe de TI. Assim, quando alguém envia um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., esse e-mail é redirecionado para caixa de entrada de e-mail de cada integrante da equipe.
  • Diferenças entre alias e lista: Um alias permite não apenas receber mensagens, mas também enviá-las. Nesse sentido, o alias difere da "lista" de e-mails. Um exemplo de lista de e-mails é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que não permite enviar mensagens. Além disso a lista está sujeita à moderação. Ou seja, quando um e-mail não integrante da lista "envia" uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ele fica retido até que alguém autorize a sua liberação. 
  • Outra diferença entre alias e lista é que os endereços de lista da unifesp são identificados como "...@listas...".
  • Para solicitar a criação de um alias, verifique, primeiramente, se já não existe algum outro similar criado anteriormente.
  • O padrão atual de nome de alias é o nome do departamento, por exemplo, seguido de "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.", assim como em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: 
    1. Abrir chamado no sistema de abertura de chamados;
    2. No campo texto, indique: a) nome da área ou setor que utilizará o alias; b) nome do alias que será seguido de Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; c) indicar os endereços de e-mail que serão vinculados ao alias. Somente serão vinculados emails institucionais, conforme política de e-mails institucionais da Unifesp).
  • Quem solicitou a criação do alias será designado automaticamente o seu proprietário, sendo este responsável pela solicitação de futuras alterações. Caso o proprietário deixe de fazer parte da área ao qual o alias está vinculado, ficará a cargo da Direção Administrativa (nos casos de áreas vinculadas ao Departamento Administrativo) ou Direção Acadêmica (se se trata de alias de áreas acadêmicas).
  • Caso o alias solicitado não possa ser designado com "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.", o chamado será encaminhado para a Superintendência de TI para autorização.
  • O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.

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E-mail "Alias" - Alteração

Responsável: DTI EFLCH (a partir de 13/09/2019)

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 E-mail institucional "@unifesp" - Criação

Para criar, siga os passos abaixo:

1) Faça login na intranet

2) No menu, selecione Informática -> Criação de email institucional.

3) Em seguida, ainda no menu Informática, clique no ícone do GMAIL (Solicita E-mail Google @unifesp.br). O passo 2 é dispensável para estagiários.

Para utilizar o seu e-mail institucional, acesse mail.google.com ou webmail.unifesp.br com o login e senha de intranet. Lembre se que o login deve ser seguido de @unifesp.br.

  • Responsável: CSTI - TI São Paulo
  • Os serviços relacionados a e-mail institucional não são de competência da Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas a esse assunto podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de mensagem à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Caso ainda não tenha acesso à intranet, acesso o tópico “Acesso à Intranet”.
  • Veja informações sobre a migração de e-mails para o Gmail em: https://www.unifesp.br/campus/gua/noticias-eflch-leia-mais/1680-mudancas-nos-e-mails-institucionais

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E-mail institucional "@unifesp"

  • Responsável: CSTI - TI São Paulo
  • Os serviços relacionados a e-mail institucional não são de competência da Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas a esse assunto podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de abertura de chamado no OTRS ou ainda por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Caso ainda não tenha acesso à intranet, acesso o tópico “Acesso à Intranet”.
  • Veja informações sobre a migração de e-mails para o Gmail em: https://www.unifesp.br/campus/gua/noticias-eflch-leia-mais/1680-mudancas-nos-e-mails-institucionais

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Impressão

  • Atualmente, o campus conta com impressoras próprias e impressoras disponibilizadas por meio de contrato de outsourcing de impressão formalizado por meio de processo licitatório.
  • A DTI EFLCH é responsável pelo gerenciamento do contrato de outsourcing de impressão, o qual inclui a reposição de toners e manutenção.
  • A aquisição de cartuchos, toners, peças etc para impressoras pertencentes ao patrimônio da Unifesp não é responsabilidade da DTI EFLCH.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Impressão de alunos: Prédio Acadêmico, 3º Andar, Laboratório de Informática, Sala 327. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 10:00 às 21:30. Devido ao fluxo elevado de impressões, não é permitido tirar cópias ou escanear documentos nessa sala.
  • Impressão de professores: Prédio Acadêmico, 1º Andar, Sala de Apoio ao Usuário de Informática, Sala 113. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:30 às 21:00. É possível imprimir, tirar cópias e escanear documentos.

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Instalação ou alteração de pontos de rede

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: Instalação ou alteração de pontos de rede cabeados.
  • Quem pode solicitar: chefia do setor em que será instalado o ponto de rede.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

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Instalação de equipamentos novos

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: Instalação de PCs, VoIPs etc.
  • Quem pode solicitar: docentes e TAEs
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

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Internet na EFLCH

Responsável: DTI EFLCH

  • A DTI EFLCH é responsável pelo monitoramento da disponibilidade da internet na EFLCH, bem como pela abertura de chamados junto aos prestadores de serviço de internet, caso seja necessário.
  • A EFLCH conta com um link de internet padrão e outro de redundância, ambas fornecidas por meio de fibra óptica.
  • O monitoramento da disponibilidade de internet é feito em tempo real pela equipe de TI da EFLCH. Portanto, em geral, não é necessário nenhuma comunicação de indisponibilidade por parte da comunidade EFLCH.
  • Em caso de indisponibilidade do link padrão, a equipe da DTI EFLCH aciona o link de redundância.
  • Em alguns casos de rompimento de fibra óptica, pode haver rompimento de ambas as fibras (link padrão e redundância) ao mesmo tempo; pois, a infraestrutura por onde passam as fibras, pode ser a mesma, dependendo do local do rompimento.

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Laboratório didático - Sala 314

Responsável: Direção Acadêmica

  • Localização: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 314.
  • Horário Func.: mediante agendamento.
  • Forma de solicitação: abrir chamado no sistema de abertura de chamados, informando no campo texto: datas, horários, finalidade do agendamento, se necessita de instalação de algum software específico etc.
  • A Divisão de TI receberá o chamado e encaminhará mensagem, via sistema, para a Direção Acadêmica autorizar o agendamento.
  • O solicitante deverá acompanhar no próprio sistema a confirmação do agendamento.
  • Recursos disponíveis: 30 computadores (sistema operacional Linux/Ubuntu).
  • Público-alvo: Alunos do Campus Guarulhos.
  • Finalidade: aulas que necessitem de software específico.
  • No dia marcado, retirar a chave da sala com a equipe da Divisão de TI (sala 320). Devolver a chave na sala 320. Caso o expediente da Divisão de TI tenha se encerrado, entregar a chave para a zeladoria para que esta a encaminhe para a Divisão de TI no dia seguinte.

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Laboratório de informática - Sala 327

Responsável: DTI EFLCH

  • Localização: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 327.
  • Horário Func.: Segunda a sexta-feira, das 10:00 às 21:30.
  • Recursos disponíveis: 83 computadores (sistema operacional Linux/Ubuntu), 5 impressoras.
  • Público-alvo: Alunos do Campus Guarulhos.
  • Finalidade: Pesquisas acadêmicas, confecção de trabalhos acadêmicos.
  • Forma de acesso: Log-in e senha de intranet.
  • Devido ao fluxo elevado de impressões, não é permitido tirar cópias ou escanear documentos nessa sala.

 

REGRAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO 

  • Os computadores são de uso exclusivo para fins acadêmicos.
  • O nome de usuário e senha, bem como a cota mensal de impressão, são de uso pessoal e intransferível, estando o usuário sujeito ao bloqueio ou suspensão de seu acesso.
  • Não é permitido alimentar-se no laboratório. 
  • Não é permitido fumar.
  • Não é permitido qualquer tipo de comércio.
  • Ao se ausentar da sala, mesmo que por alguns minutos, leve o seu material consigo, para que outra pessoa possa utilizar o computador.
  • Movimentação de bens: Não é permitida a movimentação dos bens do laboratório, como cadeiras ou mesas, mesmo que provisoriamente, para dentro ou fora da sala, devido aos controles de patrimônio de cada área do campus. 

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Lista de e-mails - Criação

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Diferenças entre alias e lista: Um alias permite não apenas receber mensagens, mas também enviá-las. Nesse sentido, o alias difere da "lista" de e-mails. Um exemplo de lista de e-mails é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que não permite enviar mensagens. Além disso a lista está sujeita à moderação. Ou seja, quando um e-mail não integrante da lista "envia" uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ele fica retido até que alguém autorize a sua liberação. 
  • Outra diferença entre alias e lista é que os endereços de lista da unifesp são identificados como "...@listas...".
  • Para solicitar a criação de uma lista de e-mails, verifique, primeiramente, se já não existe algum outro criado anteriormente.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • No campo texto, indique quais endereços de e-mail deverão ser vinculados à lista.
  • A criação de lista de e-mails é feita pela CSTI - TI São Paulo. No entanto, a DTI EFLCH faz a intermediação da solicitação. 
  • O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.

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Listas de e-mails de cursos e divulgação geral - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

  • Listas disponíveis: Ciências Sociais, Educação, Filosofia, História, História da Arte, Letras, Graduação, Pós-graduação, Divulgação Geral.
  • Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de membros das listas de e-mails acima.
  • Quem pode solicitar: sem restrição
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Início/Institucional/Solicitação de serviços/Cadastro de e-mails nas listas institucionais
  • Prazo médio de atendimento: mensalmente a DTI EFLCH realiza inclusões e exclusões em lote. 

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Lista de e-mails docentes - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

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Lista de e-mails tecadm - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de técnicos administrativos na referida lista.
  • Quem pode solicitar: o próprio TAE.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. No campo texto, informar:
    • Nome da lista;
    • E-mail a ser inserido ou excluído da lista.

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Listas de e-mails departamentais - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de servidores na referida lista.
  • Quem pode solicitar: chefia do departamento.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. No campo texto, informar:
    • Nome da lista;
    • E-mail a ser inserido na lista.

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Montagem, desmontagem e suporte Audio Visual

Edifício acadêmico (Auditório, Salas de aula, Salas e laboratórios de estudos e pesquisa, Biblioteca, Centro de Memória, Restaurante e áreas externas), Edifício Anexo (Direções, secretarias e divisões administrativas), Edifício Arco (Divisões acadêmicas, gabinetes de docentes, Salas rotativas e de defesa), Galpão da Brinquedoteca e LabArt

Responsável: DTI EFLCH

  • Contato: Suporte ao usuário de informática - Equipe terceirizada. 
  • Local: Prédio Acadêmico - 1º Andar - Sala 113, Tel.: 5576-4848 VoIP 6161.
  • Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira das 09:00 às 22:30
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.

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Moodle

Responsável pela sala: Docentes
Responsável em 1o nível: DTI EFLCH
Responsável em 2o nível: SEAD

A plataforma moodle é uma ferramenta virtual utilizada para apoio às atividades presenciais. Os acessos devem ser realizados pelos seguintes endereços, com usuário e senha da intranet:

Para docentes

  • Solicitação de abertura de salas no moodle de graduação: A cada semestre há alguns períodos amplamente divulgados (no último semestre foram 3) para a formalização da demanda pela intranet. O formulário para solicitação de salas no novo Moodle fica na Intranet, item “Unifesp” do menu principal, seção “Pró-Reitoria de Graduação”,  ícone da “Indicação de interesse EaD”.
  • Suporte técnico do moodle da graduação: Há um fórum específico no perfil de cada docente, que deve abrir um tópico com seus problemas/dúvidas.

Para estudantes

  • Inclusão em Unidades Curriculares: A inclusão deve ser automática assim que a matrícula de cada estudante for efetivada na disciplina em questão. É importante verificar com o professor se a disciplina tem uma sala respectiva no moodle. Caso o acesso esteja indisponível a uma disciplina devidamente criada é importante verificar com o setor de Apoio Pedagógico a situação da matrícula na disciplina.

Para monitores

  • Inclusão em Unidades Curriculares: A inclusão deve ser feita pelo professor responsável pela UC: na Intranet, item “Unifesp” do menu principal, seção “Pró-Reitoria de Graduação”, no ícone da “Indicação de interesse EaD”, em aba específica (“Autorização de Acesso”).

 

Dúvidas ou problemas?: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.

 

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Movimentação de equipamentos de TI

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: mudança de local de PCs, VoIPs etc.
  • Quem pode solicitar: docentes e TAEs
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.
  • Os bens que entram ou saem permanentemente da Divisão de TI são registrados em Termos de Movimentação de Saída ou Entrada, expedidos pela DTI EFLCH, cujas cópias digitalizadas são inseridas no processo SEI 23089.104917/2018-92 para notificação à Seção de Patrimônio.

Consulte o fluxo de movimentação de no-breaks defeituosos em tutoriais.

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Ponto Biométrico - Ajuste de horário

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: ajuste do horário
  • O horário do ponto biométrico com o passar do tempo necessita ser ajustado. A DTI ajusta este parâmetro de acordo com o horário oficial de Brasília.
  • Quem pode solicitar: Divisão de RH da EFLCH
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • Prazo de atendimento: até dois dias úteis.

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Publicação de informações no portal da EFLCH

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: Publicação notícias, eventos * e informes, bem como alteração de páginas existentes etc, no portal http://www.unifesp.br/campus/gua/
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. No campo texto, informar:
    • Título do artigo;
    • Área (ex.: notícias, informes, eventos) / link do portal onde o artigo deverá ser publicado;
    • Conteúdo do artigo.
    • Caso o artigo contenha imagens, estas deverão ser devidamente descritas (no chamado), para fins de acessibillidade por pessoas com deficiência visual, conforme legislação vigente. 
  • Observações:  
    • Caso a publicação deva conter algum anexo (em Word, PDF etc), anexe o arquivo no próprio sistema de abertura de chamado.
    • A publicação somente será efetivada mediante recebimento de todas as informações solicitadas acima.
    • Cabe ao solicitante revisar todo o conteúdo do chamado antes de sua abertura. A Divisão de TI não revisará o seu conteúdo (ex., erros ortográficos, títulos que não reflitam o seu conteudo).
    • O prazo médio para publicação é de 1 a 2 dias úteis.

(*) O setor de eventos também publica artigos relacionados a eventos. Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Obs.: 

1) A manutenção de páginas fora do portal da EFLCH deve ser realizada pela área ou pessoa que solicitou a sua criação. Sugerimos que procure a coordenação ou secretaria do curso em questão.

2) A inclusão de usuários conteúdistas (permissão de acesso ao Joomla) deverá ser solicitada pela chefia do setor solicitante.

 

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Salas de Defesa (301, 302, 307 e 31-Arco)

Responsável: Secretaria de Pós-Graduação

  • O agendamento de uso das salas de defesa acima deve ser solicitado à Secretaria de Pós-Graduação.

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Sistemas administrativos institucionais

Responsável: Superintendência de TI (STI)

Exemplos de sistemas institucionais e administrativos da Unifesp: SIIU, Patrimônio, Compras, RH, entre outros. 

  • A responsabilidade pelos sistemas, seu correto funcionamento, manutenção, cadastro e exclusão de usuários, entre outros, é da STI. Entretanto, a DTI EFLCH encaminha as solicitações para a STI via sistema de abertura de chamados.
  • A DTI EFLCH faz atualizações do sistema recebidos da STI.
  • A DTI EFLCH faz o mapeamento dos atalhos dos sistemas nas máquinas dos usuários, após a liberação do acesso pela STI.
  • Quem pode solicitar: TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados

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Substituição de equipamentos e bens defeituosos

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: Substituição de PCs, VoIPs, nobreaks, teclados, mouses etc.
  • Quem pode solicitar: docentes e TAEs
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

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Suporte técnico bancas de defesa

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: Prestar primeiro atendimento no suporte técnico na realização de bancas de defesa.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. Informar no campo texto:
    • Data da banca
    • Sala
    • Horário de início da banca
    • Horário de término da banca
    • Dados da Banca (ex., título, mestrando, doutorando etc)
    • Nome do solicitante
    • Setor / Departamento
    • Necessita webcam?
  • O suporte deve ser solicitado com no mínimo um dia útil de antecedência. 
  • No dia da banca, o professor responsável deverá comparecer à sala 113 para solicitar o kit multimídia e instalação de webcam (se houver necessidade de conexão remota).

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Suporte técnico de informática - Primeiro Atendimento - Sala 113

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: Prestar primeiro atendimento no suporte técnico de informática (ex.: computador não liga, instalação de softwares, instalação de impressoras, substituição de equipamentos com defeito etc.). 
  • O suporte é realizado apenas em bens pertencentes à Unifesp.
  • Contato: Suporte ao usuário de informática - Equipe terceirizada.
  • Local: Prédio Acadêmico - 1º Andar - Sala 113, Tel.: 5576-4848 VoIP 6161.
  • Horário de Atendimento.: segunda a sexta-feira, das 08:00 às 22:00.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação, do volume de chamados em aberto e das prioridades determinadas pela DTI EFLCH.

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Tutoriais

 

 

Vídeoconferência/Webconferência - Sala 325

Responsável: DTI EFLCH

  • Localização da sala: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 325.
  • Horário Func.: Mediante agendamento.
  • Recursos disponíveis: Computador com sistema operacional Windows, webcam, aparelho de teleconferência CISCO com TVs, mesa para até 7 pessoas.
  • Finalidade: Reuniões de trabalho, bancas de qualificação ou defesa etc.
  • Quem pode agendar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. No campo texto, informar:
    • Título do evento;
    • Finalidade do evento;
    • Data do evento;
    • Horário de início;
    • Horário de término;
    • Tipo de conexão que será utilizada (ex., via Skype*, Appear.In **, CISCO TelePresence SX20 ***).
    • Nome completo do servidor Unifesp (professor ou técnico administrativo) que ficará responsável pela sala. O responsável pela sala deve ser um servidor com vínculo UNIFESP, cuja presença é obrigatória para abertura da sala. 
    • Observações:
  • O horário de funcionamento da sala é das 09:00 às 19:00;
  • A utilização do aparelho CISCO TelePresence SX20 demanda dados de conexão do aparelho com o qual a Unifesp irá se conectar (IP, sala e senha). Nas conexões com outros campi da Unifesp, basta informar na solicitação o número da sala e senha. Nas conexões com outras universidades, é necessário informar com alguns dias de antecedência os dados de IP, sala e senha para que a Divisão de TI realize testes de conexão;
  • Recomenda-se solicitar agendamento com pelo menos uma semana de antecedência;
  • No dia do evento, recomenda-se chegar com no mínimo 15 minutos de antecedência para minimizar imprevistos técnicos;
  • O prazo médio para realização do agendamento é de até 2 dias úteis após o recebimento do e-mail.

(*) O solicitante deve utilizar sua própria conta de Skype. A Unifesp não possui conta institucional.

(**) Transmissão de baixa resolução. Permite conectar em webconferência até 4 dispositivos como computadores, tablets ou smartphones (Possível realização em todas as salas com acesso à internet).

(***) Transmissão em alta resolução (Somente na sala 325 de vídeoconferência). Exige equipamento similar para realizar conferencia. Acesse o manual do aparelho de videoconferência em tutoriais

 

REGRAS DE UTILIZAÇÃO DA SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA

  • Abertura e fechamento da sala: Tanto a abertura como o fechamento da sala devem ser solicitados aos servidores da Divisão de TI, na sala 320.
  • Movimentação de bens: A sala comporta até sete pessoas. Não é permitida a movimentação de mobiliário, como cadeiras ou mesas, mesmo que provisoriamente, para dentro ou fora da sala, devido aos controles de patrimônio de cada área do campus. Por isso, antes de agendar o uso da sala, certifique-se de que o número de cadeiras disponíveis é suficiente para a reunião ou banca.
  • Responsabilidade pelos bens: O(s) usuário(s) são responsáveis pelos bens ali instalados, até o efetivo trancamento da sala pela equipe da Divisão de TI. Sendo assim, caso necessite deixar a sala vazia, mesmo que por alguns minutos, solicite o trancamento da sala à equipe da Divisão de TI.
  • Alimentação: Não é permitido alimentar-se no interior da sala. E para que o espaço se mantenha limpo, sem odor desagradável, em respeito às próximas pessoas que o utilizarão, solicita-se especial atenção em deixá-lo em ordem. Lembrando que copos e garrafas descartáveis, assim como demais objetos ali utilizados (papeis, embalagens) devem ser depositados no lixo.
  • Não é permitido fumar na sala.
  • Não é permitida a presença de pessoas na sala sem o responsável pela reserva.
  • Suporte técnico: sempre que necessitar de suporte técnico, solicite-o à equipe da Divisão de TI (sala 320). Na sala, há um aparelho VoIP disponível. Os números para acionar o suporte técnico encontram-se listados na mesa de reunião.

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VOIP

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: instalação de novos aparelhos, alteração de configurações, mudança de local etc.
  • A DTI EFLCH é responsável pelo servidor VoIP instalado na EFLCH para gerenciamento de instalação de novos aparelhos, configurações, permissões etc.
  • A EFLCH conta com sistema de telefonia VoIP. As chamadas externas dependem da disponibilidade de internet tanto no campus Guarulhos, quanto no campus São Paulo; pois, tais chamadas partem da central telefônica do campus São Paulo.
  • Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

Consulte o tutorial de funcionamento do aparelho VoIP em tutoriais.

 

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Wi-Fi

Responsável: DTI EFLCH

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Apoio Pedagógico

O Núcleo de Apoio Pedagógico, constituído pelos servidores Técnicos em Assuntos Educacionais (T.A.E.s), realiza o atendimento ao corpo discente quanto a orientações sobre a Matriz Curricular de cada curso da EFLCH, observando o PPC (Projeto Pedagógico do Curso) e os Regimentos de cada Curso de Graduação. Propicia atendimento especializado ao discente na construção de Plano de Estudos para conclusão do seu curso, de modo contínuo até sua integralização curricular.

Participa também do planejamento geral (EFLCH) e da grade semanal do curso. Efetua levantamentos estatísticos, dados acerca da vida acadêmica do aluno, desde seu ingresso até sua Graduação ou desligamento por suas diferentes formas ou modalidades, inclusive quando egressos, exercendo atos de controle e supervisão acadêmica.

Equipe

Apoio Pedagógico
Andreza Felix de Avelois
Daniela Schlic Matos
Diego Martins Casado
Eduardo Marangoni Canesin
Elaine Muniz Pires
Jean Aparecido da Cunha
Lidia Gonçalves Martins

Matrizes Curriculares 

  

Planos de estudos

  1. Tenha em mãos o seu histórico escolar atualizado;

  2. Baixe em seu computador o arquivo Excel correspondente ao seu curso. (disponível abaixo);

  3. Verifique em seu histórico escolar que cada UC/Cód está dentro de um grupo cadastrado, tais como: UC FIXA; Dominio Conexo; Domínio Conexo Fixo; UC Eletiva Livre/Eletiva de Area; UC Eletiva Livre/Eletiva de Area/UC Formação de Professores; Fixa para Licenciatura; Estágio Curricular; Atividades Complementares;

  4. Verifique no seu histórico as UCs em que teve resultado APROVADO e/ou CUMPRIDO e/ou DISPENSADO; e/ou APROVEITAMENTO DE ESTUDOS e seus grupos cadastrados;

  5. Selecionando a célula ao lado das disciplinas e carga horária (coluna "situação") você poderá selecionar a situação para cada disciplina (Cursou, Cursando ou Não Cursou);

  6. Verifique se não ocorreu nenhum erro no preenchimento e, em caso de dúvida, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Quadros Semanais e Orientações Rematrícula

Tabela de Vagas Remanescentes para o 3° período de rematrícula 

Tabela de Vagas Remanescentes para o 2° período de rematrícula 

Orientações para Rematrícula 2° semestre 2019: Acesse aqui

Quadros Semanais 2° semestre 2019:

 

Orientações para Rematrícula 1° semestre 2019: Acesse aqui

Quadros Semanais 1° semestre 2019:

 

Conclusão de curso

Formandos 1° semestre 2019 (atualizado em 14/08/2019)

Formandos 2° semestre 2018 (atualizado em 28/02/2019)  

Formandos 2° semestre 2018

 

Jubilandos

Jubilandos 1º semestre 2019

 

Atividades Complementares

Acompanhe aqui a situação por estudante

 

Ciências Sociais

Ficha de Atividades Complementares com Regulamento

Termo de Anuência Ciências Sociais - Prorrogação

 

Filosofia

Ficha de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares

 

História

Ficha para Atividades Complementares 

Ficha para Atividades Complementares na Área de Patrimônio 

Tabela Atividades Complementares

Regulamento Atividades Complementares

 

História da Arte

Planilha de Conferência

Resolução nº 002/14 de 03 de junho de 2014

Resolução nº 003/14 de 03 de setembro de 2014

Tabela de Atividades Complementares - ingressantes até 2017

Tabela de atividades complementares - ingressantes a partir de 2018

 

Letras

Regulamento das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (válido a partir de 2019)

Ficha para Atividades Complementares 

 

Pedagogia

Ficha para Atividades Complementares

Orientações para a Apresentação e Validação das Atividades Complementares

 

Contato

Envie suas dúvidas preferencialmente via email, informando nome completo, matrícula, curso e turno.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel: (11) 5576-4848 (ramais 6020, 6021, 6022, 6023, 6024. 6025)

 

 

Solicitação de Transportes

Regras para solicitação e uso do transporte oficial

  1. 12:00h é o horário limite para que a solicitação seja passível de agendamento na véspera do dia em que o transporte será realizado.
    Ex: Transporte para o dia 13/01/2014 (segunda-feira) – deverá ser solicitado por formulário on-line até às 12:00h do dia 10/01/2014 (sexta-feira).
    Solicitações recebidas após às 12:00h serão consideradas apenas como “encaixes”, podendo ou não serem executadas, respeitando a agenda pré-estabelecida;

  2. Serão tolerados atrasos de 10 minutos sem prévio aviso. Após esse período será considerada como desistência de uso do transporte.
    Respeitado o prazo de tolerância, a Divisão de Serviços Gerais poderá encaminhar o carro e motorista para o atendimento de outra demanda;

  3. É proibido solicitar diretamente ao motorista a alteração da rota e paradas em locais não agendados previamente;

  4. Em casos de cancelamento das solicitações confirmadas, a Divisão de Serviços Gerais deverá ser comunicada com a máxima antecedência possível, via e-mail e telefone;
  5. Os discentes devem solicitar orientações na Divisão de Serviços Gerais antes de solicitar qualquer transporte.

 

Formulário de solicitação de transporte  |  Ver agenda de transporte

 

Em caso de dúvida, entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo VOIP 6113, na Divisão de Serviços Gerais. Responsáveis: Ivan Lopes / Juciane Meira.

Secretaria Acadêmica - Graduação

Controle de todos os dados acadêmicos, a admissão discente, a emissão de documentos ao discente, a integralização curricular, as instruções relacionadas com a conclusão de cursos ou a interrupção de estudos a qualquer título, os registros da vida acadêmica dos estudantes desde seu ingresso até seu desligamento por suas diferentes formas ou modalidades, exercendo atos de controle e supervisão acadêmica.

 

Equipe de trabalho

Claudio Bevilaqua

Jandira dos Reis Santos

Lillian Lages Lino

Magno Felix Santana Santos

Paulo Sergio da Silva

Eliane Maria Pereira Agostinho

 

 

Requerimentos 

Documentos acadêmicos

Aproveitamento de Estudos

 

Consultas

Consulte seu número de matricula aqui.

Bilhete Escolar disponível para retirada

 

 

Inclusão Bilhete Escolar

Preencha o formulário aqui.

 

Horário de atendimento

Segunda a Sexta

09h00 as 21h00

 

Contatos

Fone: (11) 5576-4848 (6030 / 6031 / 6032 /6033)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.