Maria Luiza Ferreira de Oliveira

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora de história do Brasil no curso de história (Campus Guarulhos) da Universidade Federal de São Paulo, e faz parte do Programa de Pós Graduação da mesma instituição. Pesquisou sobre a história de São Paulo no século XIX, e sobre processos de construção do Estado e da cidadania entre os homens livres pobres durante a Guerra dos Marimbondos, no século XIX, em Pernambuco, Paraíba, Alagoas. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa sobre as colônias militares na segunda metade do XIX, procurando entender processos de articulação de controle social, ocupação territorial e os conflitos daí decorrentes, entre 1840 e 1889. É autora do livro "Entre a casa e o Armazém: relações sociais e experiência da urbanização, São Paulo, 1850-1900" (São Paulo, Alameda Editorial, 2005).

Currículo Lattes