Conclusão de curso

CONCLUSÃO DE CURSO E COLAÇÃO DE GRAU

Para efeito de integralização do curso, os estudantes deverão cursar todas as Unidades Curriculares da Matriz Curricular dos Cursos de Graduação, de acordo com a ementa, carga horária, plano de ensino e demais atividades previstas no PPC estabelecido pela Comissão de Curso e aprovado pelo Conselho de Graduação (art. 73 do Regimento Interno da Pró-Reitoria de Graduação de 2014).

A Colação de Grau é ato oficial, público e obrigatório aos estudantes concluintes dos cursos de graduação da Unifesp, tratando-se de investidura de grau acadêmico a que o estudante concluinte tem direito por ter integralizado as exigências descritas nos termos do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação no qual estiver regularmente matriculado (art. 1° da Portaria Prograd n° 3185/2020).

O prazo para a solicitação de Colação de Grau é definido no calendário acadêmico do campus. Uma vez encerrado este prazo, o Apoio Pedagógico realiza a análise dos formandos e publica a lista de prováveis formandos ainda com o semestre em andamento. Após o término do semestre, é feita a reanálise, publicando-se a lista final de formandos. 

 

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO / COLAÇÃO DE GRAU:

Os prováveis formandos devem:

  1. Realizar a conferência do histórico escolar e preencher o Plano de Estudos, pois somente poderá colar grau o estudante que, no prazo determinado para integralização do curso, quer mínimo ou máximo, tiver concluído todos os componentes curriculares obrigatórios e carga horária total prevista na estrutura curricular do curso sem nenhuma pendência acadêmica. 
  2. Estar em situação regular perante o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes): http://portal.inep.gov.br/enade / http://www.enade.sites.unifesp.br/index.php/pt/
  3. Efetuar a entrega das Atividades Complementares (caso ainda não o tenha feito em semestres anteriores), conforme orientações contidas na seção "Atividades Complementares".
  4. Manifestar o interesse em participar da colação de grau por meio do formulário online disponível ao final desta página.
  5. Estudantes dos cursos de Ciências Sociais, História, História da Arte e Pedagogia: realizar o depósito do Trabalho de Conclusão de Curso ou equivalente no Repositório Institucional da Unifesp (RIUnifesp) no prazo estabelecido em calendário acadêmico (Portaria ProGrad 3/2021 e Portaria Reitoria 2803/2020), conforme orientações da Biblioteca

 

PRAZOS E ACOMPANHAMENTO DA SOLICITAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO / COLAÇÃO DE GRAU: 

  • Prazo para a solicitação de conclusão de curso 1° semestre 2021: 20/04 a 24/05/2021
  • Formulário de solicitação de conclusão de curso: clique aqui
  • Acompanhamento da divulgação da lista de formandos: Lista de Formandos por Semestre

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  • A data da colação é definida semestralmente pela Direção Acadêmica do campus. 
  • A decisão sobre a modalidade de colação a ser adotada (administrativa, ordinária ou simplificada, conforme previsto na Portaria Prograd n° 3185/2020) compete à Direção Acadêmica.
  • O processo de emissão do diploma é automático e tem início após a colação (participação do estudante e assinatura da ata), não sendo necessário a solicitação via requerimento. O prazo para a emissão e registro do diploma é de até 120 dias úteis. 

 

DÚVIDAS FREQUENTES:

  • Em caso de dúvidas sobre a integralização curricular, o(a) estudante deve enviar o Plano de Estudos preenchido para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Em caso de dúvidas sobre o depósito do TCC, o(a) estudante deve entrar em contato com a Biblioteca.
  • Em caso de dúvidas sobre a documentação necessária para a cerimônia de colação de grau e/ou diploma, o(a) estudante deve entrar em contato com a Secretaria de Graduação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.