Acesso aberto na Unifesp

Em consonância com o movimento mundial de acesso aberto, desde 2015, a Unifesp conta com o seu repositório institucional, onde é possível armazenar, proteger e guardar toda a produção técnica e científica. Conheça a Política Institucional de Informação para o Repositório Institucional Unifesp.

O repositório da Unifesp segue a mesma ordem estrutural da universidade e está dividido em departamentos e unidades. Por meio dele, é possível consultar todos os arquivos em um único lugar.

Os milhares de registros depositados até o momento já foram suficiente para que a universidade figure no Ranking Web of Repositories.

O Repositório Institucional UNIFESP pode ser acessado no endereço www.repositorio.unifesp.br.

Além desta, figura entre as iniciativas de acesso aberto, o Portal de Periódicos Unifesp, ambiente virtual que reúne as revistas científicas produzidas pela universidade, disponibilizando espaço para novas publicações.

Com acesso aberto a toda a sociedade, o objetivo é que o Portal de Periódicos torne-se a biblioteca digital oficial dos periódicos científicos produzidos pela comunidade Unifesp seja por docentes, discentes ou por técnicos administrativos. 

O Portal de Periódicos UNIFESP pode ser acessado no endereço www.periodicos.unifesp.br


REFERÊNCIAS:

PATINI, D. Repositório dá visibilidade à produção em C&T da Unifesp. Entrementes , n. 14, 2016. Disponível em: https://unifesp.br/images/DCI/jornal_entrementes/bimestrais/entrementes_14_2016.pdf . Acesso em 27 out. 2020.

CARNAÚBA, V. Lançado Portal de Periódicos UNIFESP. Portal Unifesp. Disponível em: https://unifesp.br/noticias-anteriores/item/3889-lancado-portal-de-periodicos-da-unifesp?highlight=WyJhY2Vzc28gYWJlcnRvIl0=. Acesso em 27 out. 2020