Usando o modelo de trabalho acadêmico (Word)

Introdução

Este guia tem por objetivo orientar ao uso do modelo de monografia da EFLCH/UNIFESP (versão 3) usando o arquivo EFLCH_Monografia_Word_v3.dotx para Microsoft Word.

O modelo é um arquivo contendo, na medida do possível, toda a pré-estrutura e formatação exigida pelo Manual de normalização de trabalhos acadêmicos da EFLCH/UNIFESP. Este guia mostrará como estruturar e formatar seu trabalho de forma simples.

As normas utilizadas para a formatação e estrutura deste modelo são: ABNT NBR 6023:2018, 14724:2011, 6024:2012, 6027:2012, 6028:2003, 10520:2002 e IBGE Normas de apresentação tabular, 1993.

Este guia não substitui e não exemplifica o Manual de normalização. Este guia não pretende ser um manual de uso do Word.

Requisitos

O modelo com extensão .dotx poderá ser usado no programa MS Word 2007 ou versão mais recente. Este modelo não é compatível com o Word online.

Para maior entendimento deste guia, presume-se que o usuário tenha conhecimentos básicos do sistema Windows e do programa Word.

Convenções

Neste guia, as sequências de comandos serão descritas como comando 1 > comando 2 > etc. Ex.: Referências > Inserir Citação > Adicionar Nova Fonte Bibliográfica. Significa clicar no menu Referências, depois em Citação e depois em Adicionar…

Os atalhos (combinação de teclas do teclado) serão descritas como tecla 1+tecla 2. Ex.: Ctrl+C (significa segurar a tecla Ctrl e depois apertar a tecla C).

Todos os comandos se referirão à versão 2007, exceto quando outra versão for explicitamente indicada. Os comandos nas outras versões poderão ser diferentes.

Configurações iniciais

Baixe o arquivo disponível no site da biblioteca. Abra o arquivo no Word.

Para usar todos os recursos descritos neste guia, você deve salvar o trabalho com o formato .docx.

Inserindo metadados

Metadados são informações sobre seu trabalho (autoria, título, ano de apresentação etc.). Essas informações serão atualizadas automaticamente no documento, dessa forma você não precisará, por exemplo, repetir o título na capa, folha de rosto, catalogação-na-publicação etc.

Acessando as propriedades avançadas no Word 2007: Clique no botão do Office (botão redondo no canto superior esquerdo), depois em Preparar > Propriedades. Clique em Propriedades do Documento > Propriedades Avançadas. Clique na aba Personalizar.

Acessando as propriedades avançadas no Word 2010: Clique no menu Arquivo e depois na aba Informações. No lado direito clique em Propriedades > Propriedades Avançadas. Clique na aba Personalizar.

word propriedades

Alterando os metadados: Para alterar os metadados, a) clique em uma das propriedades (ex.: Sobrenome); b) no campo Valor digite a informação necessária (ex.: Silva); c) clique no botão Modificar (ou tecle Enter). Atenção: se você não clicar neste botão, a informação inserida se perderá.

Se algum campo não for usado (ex.: Subtítulo, AssuntoB, Assunto C), preencha o campo Valor com um espaço. Atenção: Se você não colocar nada o campo desaparecerá e o documento apresentará erros. Neste caso, você deve reinserir a propriedade. No campo Nome digite o rótulo exatamente como era (veja quadro abaixo), digite um espaço no campo Valor e clique em Adicionar.

Quadro 1 - Metadados

Propriedade Descrição Exemplo
Sobrenome Sobrenome (como em citação) Silva
Nome Prenome e sobrenome do meio Adhemar Ferreira da
Título Título do trabalho História do esporte e do lazer
Subtítulo subtítulo do trabalho resgate para novas políticas educacionais
Ano Ano de apresentação 2012
Trabalho Tipo de trabalho Dissertação/Tese/Trabalho de conclusão de curso
Grau Título a ser obtido Bacharel
Habilitação Modalidade do curso Bacharelado
Curso Curso de graduação História
Concentração Área de concentração Poder, Cultura e Saberes
Orientador Nome do orientador Dietrich Gerner
Coorientador Nome do coorientador Samuel Wainer
Instituição1 Instituição “primeiro nível” Universidade Federal de São Paulo
Instituição2 Instituição “segundo nível” Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Cidade Local da instituição Guarulhos
Volume Volume do documento 1
TotalVolumes Total de volumes do trabalho 1
AssuntoA-E Assunto(s) do trabalho História do esporte


Observação: se o resumo e a catalogação-na-publicação tiverem mais de cinco assuntos, descreva os assuntos restantes manualmente no documento.

Depois de inserir os metadados, clique em OK para voltar ao documento. Selecione todo o trabalho (atalho: Ctrl+T), tecle F9 e clique em OK. Todos os campos automáticos serão atualizados.

Um campo automático fica com o fundo cinza ao ser clicado com o mouse. Não altere-o diretamente. Quando precisar atualizar uma informação, basta voltar ao quadro de propriedades, alterar a informação desejada e atualizar o documento.

Estruturando seu trabalho

Copiando texto de outro documento

Para copiar texto de outro documento, recomendamos que você use o comando do Word Colar Especial (Início > Colar > Colar Especial), selecionando a opção “Texto não formatado”.

Outra opção é colar normalmente e depois aplicar os estilos padrão do modelo.

 Estilos

Ao redigir seu trabalho, recomenda-se que você use os estilos disponíveis no modelo. Um estilo é um formato pré-definido de tipo, tamanho, espaçamento, numeração etc. Por exemplo, ao usar o estilo Título 1 para marcar uma seção primária do seu trabalho, toda a formatação necessária (como iniciar em uma nova página) será aplicada automaticamente.

Os estilos estão disponíveis no menu Início, seção Estilo.

Word - Barra de estilos

Praticamente, não há necessidade de formatar o texto usando as opções da barra Fonte ou Parágrafo. As únicas exeções são as ênfases (itálico e negrito), caracteres especiais, subscrito e sobrescrito. Não é recomendado alterar tipo de fonte, tamanho, cor etc. para que o texto não fuja do padrão estabelecido pelo Manual de normalização de trabalhos acadêmicos.

Quadro 2 - Estilos disponíveis

Estilo Descrição
Normal Texto do trabalho
Título 1 a 5 Seção e subseções (primária a quinaria)
Lista Alínea
Lista 2 Subalínea
Citação Citação com mais de três linhas
Bibliografia Referência bibliográfica
Ilustração Ilustração
Tabela Tabela e quadro
Legenda Título de ilustração/tabela/quadro
Fonte Fonte e nota de ilustração/tabela/quadro
Sem espaçamento Para uso em lista de abreviaturas/siglas/símbolos e glossário
Pré-textual > Título Título de elemento pré-textual (ex.: Resumo)
Pré-textual > Título (lista) Título de elemento pré-textual (ex.: Lista de ilustrações)
Pós-textual > Título Título de elemento pós-textual (ex.: Apêndice/Anexo)
Pós-textual > Título (lista) Título de elemento pós-textual (ex.: Referências/Glossário)

Para aplicar um estilo, posicione o cursor do mouse sobre uma parte do texto a ser formatado e clique no estilo desejado. No caso de uma tabela, clique no pequeno quadrado no canto superior esquerdo da mesma e clique no estilo Tabela.

Inserindo ilustrações

O modelo oferece um jeito rápido de inserir uma ilustração. Clique no menu Inserir, na seção Texto clique em Partes Rápidas > Ilustração. Atenção: se o modelo não estiver instalado no computador que você estiver usando, a ilustração não aparecerá.

Para trocar a imagem, clique na mesma com o botão direito, clique em Alterar Imagem e selecione a imagem desejada. Para alterar o tamanho a imagem, clique com o botão direito sobre a imagem e depois clique em Tamanho. Recomenda-se que a imagem não ultrapasse as margens da página.

Para inserir um título (obrigatório) clique com o botão direito sobre a imagem e clique em Inserir Legenda.

Em Rótulo selecione o tipo de ilustração desejado (figura, gráfico, fotografia etc.). Você pode criar um rótulo clicando em Novo Rótulo. Em Posição selecione “Acima do item selecionado”.

word legenda

Abaixo da ilustração é obrigatório informar a fonte da mesma. Notas opcionais podem ser inseridas abaixo.

Inserindo tabelas ou quadros

A tabela se distingue do quadro por apresentar dados estatísticos. O modelo oferece um jeito rápido de inserir uma tabela ou quadro.

Clique em Inserir > Partes Rápidas > Tabela (ou Quadro). Atenção: se o modelo não estiver instalado no computador que você estiver usando, a tabela e o quadro não aparecerão.

A tabela/quadro já conterá o título e a fonte (obrigatórios). Para apagar, inserir, mesclar e alinhar células, linhas ou colunas, selecione a parte desejada e clique com botão direito para acessar o menu de opções.

Inserindo referências bibliográficas

O uso de gerenciadores de referências está fora do escopo deste guia, porém recomendamos o uso de um. Há várias opções disponíveis, como o gerenciador do próprio Word e o Zotero. Lembramos que a norma a ser utilizada no seu trabalho é a ABNT NBR 6023, e os gerenciadores citados requerem a importação do formato ABNT. Ver: https://github.com/codingo/BibWord e https://www.zotero.org/styles?q=abnt.

Usando o modelo de trabalho acadêmico (Writer)

Introdução

Este guia tem por objetivo orientar ao uso do modelo de monografia da EFLCH/UNIFESP (versão 3) usando o arquivo EFLCH_Monografia_Writer_v3.ott para LibreOffice Writer.

O modelo é um arquivo contendo, na medida do possível, toda a pré-estrutura e formatação exigida pelo Manual de normalização de trabalhos acadêmicos da EFLCH/UNIFESP. Este guia mostrará como estruturar e formatar seu trabalho de forma simples.

As normas utilizadas para a formatação e estrutura deste modelo são: ABNT NBR 6023:2018, 14724:2011, 6024:2012, 6027:2012, 6028:2003, 10520:2002 e IBGE Normas de apresentação tabular, 1993.

Este guia não substitui e não exemplifica o Manual de normalização. Este guia não pretende ser um manual de uso do Writer.

Requisitos

O modelo com extensão .ott poderá ser usado no programa LibreOffice Writer e foi testado na versão 6.2. Presume-se que o arquivo possa também ser usado no OpenOffice e em outros programas que utilizam esse tipo de arquivo, mas pode haver problemas de compatibilidade.

Para maior entendimento deste guia, presume-se que o usuário tenha conhecimentos básicos de informática e do programa Writer.

Convenções

Neste guia, as sequências de comandos serão descritas como comando 1 > comando 2 > etc. Ex.: Referências > Inserir Citação. Significa clicar no menu Referências e depois em Citação.

Os atalhos (combinação de teclas do teclado) serão descritas como tecla 1+tecla 2. Ex.: Ctrl+C (significa segurar a tecla Ctrl e depois apertar a tecla C).

Configurações iniciais

Baixe o arquivo disponível no site da biblioteca. Abra o arquivo no Writer.

Para usar todos os recursos descritos neste guia, você deve salvar o trabalho com o formato .odt.

Inserindo metadados

Metadados são informações sobre seu trabalho (autoria, título, ano de apresentação etc.). Essas informações serão atualizadas automaticamente no documento, dessa forma você não precisará, por exemplo, repetir o título na capa, folha de rosto etc.

Acessando as propriedades personalizadas no Writer: Clique no menu Arquivo > Propriedades. Clique na aba Propriedades personalizadas.

Alterando os metadados: Para alterar os metadados, em cada registro, no campo Valor digite a informação necessária. Depois de preencher todos os campos, clique em OK.

Quadro 1 - Metadados

Propriedade

Descrição

Exemplo

Ano

Ano de apresentação

2012

AutorNome

Prenomes e sobrenome do meio

Adhemar Ferreira da

AutorSobrenome

Sobrenome (como em citação)

Silva

Cidade

Local da instituição

Guarulhos

Curso

Curso de graduação

História

Instituição1

Instituição “primeiro nível”

Universidade Federal de São Paulo

Instituição2

Instituição “segundo nível”

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Orientador

Nome do orientador

Dietrich Gerner

Subtítulo

subtítulo do trabalho

resgate para novas políticas educacionais

Título

Título do trabalho

História do esporte e do lazer

 

Por padrão, um campo automático fica com o fundo cinza. Não o altere diretamente. Quando precisar atualizar uma informação, basta voltar ao quadro de propriedades e alterar a informação desejada.

Estruturando seu trabalho

Depois de inserir os metadados, o próximo passo é alterar outras informações no trabalho. Substitua as informações que estão entre colchetes.

Os itens opcionais, como lista de ilustrações, podem ser apagados se não forem usados.

Copiando texto de outro documento

Para copiar texto de outro documento, recomendamos que você use o comando Colar Especial (Editar > Colar Especial), selecionando a opção “Texto sem formatação”.

Outra opção (menos recomendável) é colar normalmente e depois aplicar os estilos padrão do modelo.

Estilos

Ao redigir seu trabalho, recomenda-se que você use os estilos disponíveis no modelo. Um estilo é um formato pré-definido de tipo, tamanho, espaçamento, numeração etc. Por exemplo, ao usar o estilo Título 1 para marcar uma seção primária do seu trabalho, toda a formatação necessária (como iniciar em uma nova página) será aplicada automaticamente.

Os estilos estão disponíveis na barra de ferramentas. Se você clicar no botão writer icone estilos a janela de estilos e formatação aparecerá.

Praticamente não há necessidade de formatar o texto usando as opções de caractere ou parágrafo. As únicas exceções são as ênfases (itálico e negrito), caracteres especiais, subscrito e sobrescrito. Não é recomendado alterar tamanho da fonte, cor etc. para que o texto não fuja do padrão estabelecido pelo Manual de normalização de trabalhos acadêmicos. Mas, se você quiser, por exemplo, mudar o alinhamento do texto, modifique o estilo para que o trabalho todo seja atualizado automaticamente.

Quadro 2 - Estilos disponíveis

Estilo

Descrição

Estilo padrão

Texto do trabalho

Título 1 a 5

Seção e subseções (primária a quinária)

Lista 1

Alíneas e subalíneas*

Citação

Citação com mais de três linhas

Bibliografia

Referência bibliográfica

Ilustração

Imagens e gráficos

Título de tabela

Cabeçalho da tabela/quadro

Conteúdo da tabela

Células da tabela/quadro

Legenda

Descrição de ilustração/tabela/quadro

Fonte

Fonte e nota de ilustração/tabela/quadro

Sem espaçamento

Para uso em lista de abreviaturas/siglas/símbolos e glossário

Pré-textual > Título

Título de elemento pré-textual (ex.: Resumo)

Pós-textual > Título

Título de elemento pós-textual (ex.: Referências)

*Para transformar uma alínea em subalínea, no início do texto aperte a tecla Tab. Para fazer o inverso, aperte a combinação Shift+Tab. Não use as opções numeração e marcadores da barra de ferramentas.

Para aplicar um estilo, posicione o cursor do mouse sobre uma parte do texto a ser formatado e selecione/clique duplo o estilo desejado.

Inserindo ilustrações

Clique em Inserir > Figura > De um arquivo... Selecione a ilustração e clique em Abrir. É obrigatório colocar a descrição e a fonte da ilustração.

A descrição da ilustração deve ficar acima desta. Para inseri-la, clique com o botão direito sobre a ilustração e selecione Legenda... Edite os seguintes campos:

    a) Legenda: título/descrição da ilustração;

    b) Categoria: selecione a categoria*. Você também pode criar uma;

    c) Numeração: Arábico;

    d) Separador: dois pontos e espaço [: ]

    e) Posição: Acima**

* Desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, retrato, figura, imagem etc.

** Devido a um problema no próprio software, a imagem poderá encobrir o texto abaixo dela. Uma solução é adicionar quebras de linha para que o texto reapareça abaixo da ilustração.

Abaixo da ilustração digite Fonte: e indique a fonte da ilustração. Depois aplique o estilo “Fonte”.

Notas opcionais podem ser inseridas abaixo da fonte, usando-se o mesmo estilo.

Abaixo da ilustração é obrigatório informar a fonte da mesma. Notas opcionais podem ser inseridas abaixo.

Inserindo tabelas ou quadros

A tabela se distingue do quadro por apresentar dados estatísticos. No modelo há um exemplo de cada tipo. Você pode salvá-los como AutoTexto e utilizá-los quando precisar.

Para salvar a tabela como AutoTexto, selecione a tabela (incluindo a legenda e a fonte) e clique em Editar > AutoTexto. No campo Nome digite Tabela, selecione a lista Meu AutoTexto, depois clique em AutoTexto > Novo. Faça o mesmo com o quadro.

Quando quiser inserir uma tabela/quadro em seu trabalho, clique em Editar > Autotexto, selecione Meu AutoTexto > Tabela/Quadro e clique em Inserir.

A descrição e a fonte são itens obrigatórios.

Inserindo referências bibliográficas

O uso de gerenciadores de referências está fora do escopo deste guia, porém recomendamos o uso de um. Há várias opções disponíveis, como o Zotero. Lembramos que a norma a ser utilizada no seu trabalho é a ABNT NBR 6023, e os gerenciadores citados requerem a importação do formato ABNT. Ver: https://www.zotero.org/styles?q=abnt.

 

Preservação do acervo

A biblioteca conta com a colaboração dos usuários para que preservem e tenham alguns cuidados com os livros. Os danos causados aos materiais do acervo podem provocar sua retirada de circulação. Para prevenção, recomendamos alguns cuidados com o manuseio das obras impressas:

  • Não os rasure com caneta ou lápis;
  • Não os exponha a ambientes úmidos;
  • Não os utilize com mãos sujas ou engorduradas;
  • Não os grife com caneta e nem faça anotações, nem a lápis;
  • Não dobre as páginas para fazer anotações. Utilize marcadores de página;
  • Não beba ou coma quando manusear o livro para evitar deteriorá-lo;
  • Não utilize o livro como apoio;
  • Não molhe o dedo com saliva para virar as páginas;
  • Não use fitas adesivas ou colas para colar páginas, capa e para consertar rasgos. Isso pode danificar o papel;
  • Não arranque páginas;
  • Não utilize clipes.

Salas de estudo em grupo

  • O uso das salas de estudo em grupo é destinado a membros da comunidade acadêmica da EFLCH;
  • O agendamento deve ser feito presencialmente no balcão de atendimento da biblioteca por um usuário cadastrado, na semana em que a sala for usada e com um dia de antecedência no mínimo;
  • O uso das salas de estudo em grupo é para grupos a partir de 2 usuários, respeitado o limite de assentos por sala: 6 lugares e 8 lugares (uma sala apenas);
  • Cada reserva de sala tem o tempo máximo de 2 horas. Caso não haja agendamentos posteriores ao agendado por um grupo, o mesmo poderá ocupar o espaço além do período de 2 horas;
  • O tempo de tolerância para uso de sala reservada é de 30 minutos. Decorrido este intervalo, caso haja solicitação de outra pessoa para uso da sala não ocupada, a reserva anterior será cancelada.
  • Caso haja reserva para uma sala em uso, o funcionário da biblioteca notificará o grupo nos 20 minutos finais quanto à necessidade de desocupação da sala para atender a reserva seguinte;
  • Não é permitida a entrada de bolsas nas salas de estudo em grupo;
  • Após o uso, as salas de estudo em grupo devem ser deixadas organizadas e sem sujeiras;
  • O uso das salas de estudo em grupo implica na aceitação e cumprimento das regras de uso estabelecidas.
  • Este regulamento pode ser modificado sem aviso prévio pela Comissão de Biblioteca. Todos os casos omissos ou conflitantes neste regulamento serão resolvidos pela direção da biblioteca.

Normas de uso da biblioteca

  • Contribua para que os livros continuem disponíveis a todos: manusear os livros com cuidado e não rasurá-los com caneta ou lápis;
  • Os livros consultados não devem ser repostos nas estantes.
  • Proibido o uso de telefone celular, conversar em voz alta, portar e ingerir alimentos e bebidas ou tomar qualquer atitude que perturbe o ambiente;
  • Proibido entrar na biblioteca com bolsas, pastas, fichários, mochilas, sacolas, pacotes e similares. Em caráter expepcional, bolsas cujo volume seja maior que a capacidade de armazenamento do guarda-volume, poderão ser deixadas temporariamente no balcão de atendimento, no entanto, a Biblioteca EFLCH não poderá ser responsabilizada por eventuais danos alegados. 
  • O guarda-volumes deve ser usado apenas durante o período de permanência na biblioteca. Se for constatado que o usuário não está utilizando a biblioteca, o guarda-volumes será esvaziado e disponibilizado para outro usuário;
  • A biblioteca não se responsabiliza por bens deixados no guarda-volumes ou dependências da biblioteca;
  • Patrimônio da biblioteca (livros, chaves etc.) extraviado ou danificado deverá ser reposto pelo usuário;
  • Livros e/ou objetos pessoais deixados nas mesas de estudo por mais de 20 minutos serão retirados para dar lugar a outro usuário;
  • O usuário será solicitado a se retirar da biblioteca caso não obedeça ao regulamento, podendo ser suspenso e responder a processo disciplinar.

Subcategorias

Subcategorias