Bases de dados de acesso livre

Bases de dados de acesso livre

 

 

afro

O Afro é um núcleo de pesquisa, formação e difusão sobre a temática racial que busca contribuir para o fortalecimento das pesquisas acadêmicas sobre desigualdades, relações raciais e interseccionalidade. Possibilita acesso às publicações de pesquisadores do núcleo, como: livros e capítulos de livros, artigos, ensaios, colunas e artigos em jornais e revistas, podcasts, webinários e entrevistas em vídeo. Atua com vistas a qualificar o debate público sobre questões raciais e fortalecer a agenda de Direitos Humanos e da democracia, em especial no tocante à justiça e à igualdade racial e de gênero. Temos como prioridade a produção de pesquisa que amplie o diálogo com a sociedade civil, formadores de opinião e público interessado no debate sobre a temática racial e seus desdobramentos. Atuamos em três áreas: (a) Cultura e Identidades; (b) Discriminação e Desigualdades; e (c) Políticas e Direitos, tendo as perspectivas de raça, gênero, sexualidade e território como dimensões transversais.

 

logotipo ael 2

Ao longo de sua história, o Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Pesquisa e Documentação Social (AEL) incorporou ao seu acervo documentos provenientes de pessoas, famílias e instituições que acumularam durante sua trajetória registros representativos da história social, política e cultural do Brasil, América Latina, Ásia e África. Da documentação inicial, que pertencia ao militante sindical e anarquista Edgard Leuenroth, outros acervos ligados à mesma temática e ao mundo do trabalho passaram a fazer parte do acervo do AEL ainda nos anos 1970. A partir da década de 1980 – em decorrência da redemocratização da sociedade brasileira – foram incorporados documentos relativos aos chamados novos movimentos sociais (feminista, homossexual, estudantil etc.), à repressão política sob a ditadura militar (1964-1985), à formação da opinião pública, à história cultural e agrária do Brasil republicano, bem como documentos produzidos no século XIX, adquiridos da Fundação Biblioteca Nacional e de instituições congêneres. Recentemente, com o apoio de agências de fomento, o Arquivo passou a receber a custódia de importantes acervos documentais ligados à história da colonização na América Latina, África e Ásia. Esta constante ampliação do acervo reflete os interesses temáticos e a expansão dos programas de pós-graduação em funcionamento no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, e principalmente, a sintonia da instituição com a própria história. O AEL chega a meados da década de 2010 com o maior acervo em História Social do país, com mais de 120 conjuntos documentais, aproximadamente 2.900 metros lineares de documentação, 13 mil títulos de periódicos, 25 mil livros, 12 mil rolos de microfilmes, 60 mil fotografias, entre outros suportes.

 

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) é coordenada pelo IBICT e tem o objetivo de reunir de maneira integrada um sistema com informações sobre tesses e dissertações existente nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil.Com isso dá-se o incentivo da publicação digital desses trabalhos e uma tentativa de dar maior vivsibilidade à produção científica brasileira.

 

teses usp

 

A USP mantém, desde 2001, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, considerada a maior biblioteca digital do gênero na América Latina, com mais de 92 mil documentos. A partir de um sistema de busca avançada é possível procurar por temática, campo de interesse, nome dos autores ou orientadores de cada pesquisa. Todos os trabalhos são disponibilizados para download em formato pdf, com exceção daqueles que envolvem patentes e permanecem com acesso restrito.

 

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza livros, diários, manuscritos, mapas, filmes, impressos e fotografias e registros fonográficos. É possível navegar por período, lugar, tópico, tipo de material e instituição. São diversas instituições participantes em todo o mundo. Em português.

 

obras raras

 

Na Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP (BORE), inaugurada em 2003, materiais datados do século 15 ao século 20 podem ser consultados na íntegra por todos. São livros, folhetos, revistas, jornais e diversos outros documentos que incluem não apenas obras raras, mas também obras únicas, inéditas, ou parte de edições especiais, encadernações de luxo, ilustrações especiais ou mesmo com autógrafo de personalidades célebres.

 

 A Biblioteca Nacional Digital disponibiliza documentos digitalizados de acesso livre de grande importância para o Brasil, incluindo documentos da Biblioteca Nacional.

 

bv cebrap

A Biblioteca Virtual CEBRAP apresenta o conjunto da documentação produzida pelo Cebrap, ao longo de seus mais de quarenta anos de existência e foi dividida em três tipos acervos: documental, bibliográfico e audiovisual. O Acervo Documental é composto de documentos de arquivo produzidos, recebidos e acumulados pelo Cebrap no exercício de suas atividades, tais como: relatórios de pesquisa, projetos, correspondência, entre outros. O Acervo Bibliográfico é composto por livros, periódicos e artigos publicados, com grande destaque para as revistas e séries editadas pelo Cebrap desde a sua fundação. Destaque para os Cadernos Cebrap (publicados entre 1971 e 1978 e entre 1984 e 1986) e para os Cadernos de Pesquisa (publicados entre 1994 e 1997), bem como para as revistas Estudos Cebrap (entre 1971 e 1980) e para a atual Novos Estudos, publicada desde os anos 1980 e referência nos campos relacionados às ciências sociais, artes e literatura. O Acervo Audiovisual é composto por documentos sonoros e audiovisuais como entrevistas e palestras, com destaque para os tradicionais Seminários Cebrap, que ocorrem regularmente na Casa com a presença de pesquisadores da instituição ou outros estudiosos com reconhecimento em seus campos de atuação.

 

A Brasiliana USP é um projeto que foi criada em 2005 após a doação da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. A coleção reúne obras que pertenceram a  oitenta anos de pesquisa pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A coleção doada pela família Mindlin à USP é formada por cerca de 17. 000 títulos ou 40.000 volumes.

Parte desse acervo pertenceu também ao bibliófilo Rubens Borba de Moraes que após  sua morte foram guardados pelo casal.

 

CAIRN.INFO : Chercher, repérer, avancer.

Cairn.info surgiu da vontade de quatro publicadoras (Belin, De Boeck, La Découverteet Erès) que apoiam a publicação e a difusão de revistas de ciências humanas e sociais, de unir esforços para melhorar sua presença na internet e propor aos outros atores que pretendam desenvolver uma versão eletrônica de suas publicações, técnicas e ferramentas comerciais desenvolvidas para esta finalidade

 

Catálogo Coletivo Nacional (CCN)

O Catálogo Coletivo Nacional (CCN) é um instrumento do COMUT e consiste em uma rede aberta de cooperação de unidades de informação que reúne informaçãos de todos os catálogos de periódicos do Brasil. De modo que facilite a disponibilziação dessas informações e além de permitir o intercâmbio das publicações via COMUT, O CCN permite ainda:

  • identifcar todas as publicações periódicas existentes no país;

  • busca fácil e rápida das informações;

  • padronizar a entrada dos títulos das revistas;

  • establecimento de políticas de aquisição de maneira coordenada.

 

O Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) tem o objetivo de promover o desenvolvimento da pesquisa e do ensino na área de Ciências Sociais e fortalecer o intercâmbio de instituições de 25 países da América Latina e Caribe, EUA e Europa filiados ao Conselho. Permite o acesso a cerca de 10.000 textos completos e outras coleções, resumos e livros.

 

4d0243b 1080x675

Core é a maior coleção do mundo de documentos de pesquisa em acesso aberto. Oferece acesso aberto a artigos de pesquisa de todo o mundo.

 

                                                                                                       doab

O Directory of Open Access Books (DOAB) é um serviço conjunto da OAPEN, OpenEdition, CNRS e Aix-Marseille Université. Oferece mais de 29 mil livros acadêmicos revisados ​​por pares de 390 editoras

 

 

O objetivo do Diretório Open Access Journals é aumentar a visibilidade e facilidade de uso de periódicos científicos e acadêmicos de acesso aberto, promovendo assim a sua maior utilização e impacto. O Diretório pretende ser abrangente e cobrir todos os periódicos científicos de acesso aberto que utilizam um sistema de controle de qualidade para garantir pertinência.

 

O portal Domínio Público foi lançado em 2004 e disponibiliza um acervo de obras que estão em domínio público ou que tenha sua divulgação autorizada pelos responsáveis. O portal tem o objetivo de disponibilizar informações e conhecimento de obras literárias, artísticas e científicas em textos, sons, imagens e vídeos para fomento da inovação, educação e aprendizado de forma livre e gratuita.

 

 

http://www.fcc.org.br/biblioteca/imagem/logo_scielo_educa.jpg

Educa é uma parceria entre a Fundação Carlos Chagas e o Scielo. Essa base foi criada para disseminar periódicos científicos específicos da área de Educação. Os periódicos são analisados, classificados e catalogados por um comitê científico altamente qualificado da área de Educação, de forma a permitir o uso direto dos interessados - cidadãos em geral, sociedade acadêmica e profissionais ligados à área - , que podem fazer download gratuito de publicações na íntegra ou de artigos específicos. (Fonte: Fapesp)

                                                                              Enciclopédia                      

A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira é uma obra de referência virtual que reúne informações sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música produzidos no Brasil. Um trabalho que está em contínua ampliação e atualização. O leitor tem acesso a um conteúdo multimídia sobre a Arte e a Cultura no país. Biografias, análises de obras, informações sobre termos e conceitos empregados no universo da arte, histórico de grupos e movimentos artísticos são, entre outros, temas dos verbetes presentes na Enciclopédia. Por meio de recursos que facilitam a busca, a navegação e o cruzamento das informações, disponibiliza gratuitamente ao público, de forma abrangente e dinâmica, o conteúdo das bases de dados do Itaú Cultural.

free ebooks net

Free E-books oferece milhares de livros em acesso aberto nas cateogrias Ficção, Não-ficção (Educação, História, Filosofia, Política, Religião, entre outras), Acadêmicos, Manuais, Clássicos e Áudiobooks 

 

A biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França Gallica oferece acesso a mais de  1,5 milhões de documentos digitais disponíveis que se encontram em domínio público nas áreas de Artes e Humanidades. Dentre os documentos disponibilizados estão livros, manustritos, cartas, imagens, revistas e jornais, partituras, músicas e letras de músicas.

Os recursos de pesquisa podem ser acessados nos idiomas: francês, inglês, português e espanhol. A utilização do seu conteúdo para usos não comercial é gratuita.

 

 

O Google Acadêmico é uma plataforma simplificada que tenta abranger a literatura acadêmica de todas as áreas. É possível pesquisar artigos, teses, livros e resumos com textos completos, resumos e citações de diversas fontes.  

 

archive

 O Internet Archive é uma biblioteca sem fins lucrativos com milhões de livros, filmes, software, músicas, sites e muito mais

 

iep

A Internet Encyclopedia of Philosophy (IEP) foi fundada em 1995 para fornecer acesso aberto a informações detalhadas, acadêmicas e revisadas por pares sobre os principais tópicos e filósofos em todas as áreas da filosofia.

 

Europeana - Think culture é um portal que disponibiliza acesso a milhões de itens digitais como livros, pinturas filmes, objetos de museus e outros documentos do patrimônio cultural europeu. É uma iniciativa dos países europeus para tornar acessível a todos os recursos culturais e cientíticos da Europa.

 

unlatched

Knowledge Unlatched é uma base de dados de acesso aberto que cobre as áreas de Antropologia, Estudos de Mídia, Comunicação & Cultura, Língua Inglesa & Literatura, História, Línguas e Linguística, Estudos Internacionais, Política, Sociologia. A pesquisa está integrada ao catálogo online da Unifesp.

 

unnamed 1

Inclui publicações como os "Cadernos IHU Ideias", "Cadernos Teologia Pública", e os "Cadernos IHU em formação", que reúnem, em volume único, artigos e entrevistas sobre um tema comum publicados em outras publicações do IHU

 

 

larrpmh

O Latin Americanist Research Resources Project (LARRP) é um consórcio de bibliotecas de pesquisa que busca aumentar o acesso livre e aberto à informação em apoio à aprendizagem e bolsas em Estudos Latino-Americanos. O LARRP cumpre sua missão ao: Fornecimento de acesso a informações que apóiam todas as formas de bolsa de estudos Promover o acesso livre e equitativo a esses recursos para a comunidade acadêmica global Buscar ativamente parcerias com instituições que contribuem para o fluxo de informações

 Os projetos LARRP incluem:

- Índice de Periódicos da América Latina (LAPTOC): um banco de dados pesquisável da Web, fornece acesso a índices de 975 periódicos, principalmente nas áreas de humanidades e ciências sociais, publicados na América Latina.

- Portal de arquivos abertos da América Latina (LAOAP): um serviço de portal, fornece acesso à literatura cinzenta de ciências sociais produzida na América Latina por institutos de pesquisa, organizações não governamentais e agências periféricas. Inclui documentos de trabalho, pré-impressões, documentos de pesquisa, documentos estatísticos e outros materiais de difícil acesso não controlados por editoras comerciais.

- Mensagens Presidenciais: O banco de dados de Mensagens Presidenciais contém imagens digitais de mais de 75.000 páginas de discursos presidenciais mexicanos e argentinos desde o início do século 19 até o presente.

- Recursos Distribuídos: Um acordo entre as bibliotecas participantes da América do Norte com o objetivo de fortalecer a cobertura coletiva de monografias e outros recursos produzidos na América Latina. 

 

unnamed 2

 

O Latindex é o produto da cooperação de uma rede de instituições que trabalham de forma coordenada para reunir e divulgar informações sobre publicações científicas seriadas produzidas na Ibero-América.

Inclui revistas científicas, técnico-profissionais de investigação e divulgação científica e cultural publicadas na América Latina, Caraíbas, Espanha e Portugal. Além disso, oferece informações sobre revistas de conteúdo ibero-americano publicadas em qualquer parte do mundo.

Disponibiliza publicações nas áreas:

Artes e Humanidades

Ciências Sociais

Multidisciplinar

 

mapa sian

Integrada ao Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN), a Base de Dados MAPA é uma ferramenta de consulta disponível na internet que armazena informações sobre diversos órgãos da estrutura administrativa brasileira desde o período colonial até nossos dias. Através da Base MAPA é possível recuperar uma série de características representativas de um determinado órgão da administração pública brasileira, assim como os momentos precisos de mudanças ao longo de sua existência. Estas informações podem, portanto, subsidiar a compreensão do contexto em que estes registros históricos foram produzidos, assim como facilitar na compreensão da dinâmica político-institucional que elege e define as políticas públicas a serem implementadas, entendendo-as como uma resposta às demandas da sociedade.

 

unnamed

Marxists Internet Archive  hospeda uma biblioteca multilíngue das obras de escritores marxistascomunistassocialistas e anarquistas, como Karl MarxFriedrich EngelsVladimir LeninLeon TrótskiRosa LuxemburgoChe GuevaraMikhail Bakunin e Pierre-Joseph Proudhon, assim como de escritores de ideologias afins, e mesmo não relacionadas (por exemplo, Sun Tzu e Adam Smith).

Além disso, oferece acesso a coleções especiais: Alienação, Educação, Arte e Literatura, Ética, Sociedades pré-capitalistas, Política Econômica, Mulheres e Marxismo, Correntes do Comunismo e Lutas e Revoluções de várias Nações. E uma seção com dezenas de e-books

 

 

Michael é um portal cultural que tem o objeto de disponibilziar acesso a coleções digitais localizada em diferenetes museus, arquivos, bibliotecas e outras instituições da Europa. Para interessados em arte, arqueologia, história moderna, etc.

 

 

ndltd

 

A Networked Digital Library of Theses and Dissertations oferece mais de 5 milhões de teses e dissertações publicadas no mundo todo

 

 

New York Public Library Digital Gallery oferece livre acesso a mais de 800.000 imagens digitalizadas do acervo da biblioteca pública de Nova York. Essa vasta coleção inclui iluminuras, mapas históricos, posters vintage, impressões raras, fotografias e mais.

 

oapen logo

Oapen oferece acesso aberto a livros em vários idiomas e de todas as áreas do conhecimento 

 

 oasis

O Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto - oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas

oldmapsonline logo bg

O Old Maps Online disponibiliza mais de 400.000 mapas históricos provenientes de bibliotecas e arquivos abertos. 

 

 

02 The Online Books Page

Online Books Page oferece milhões de livros nas áreas de Filosofia, Religião, História, Antropologia, Folclore, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Educação, Artes, Literatura, entre outras.

 

 

oatd logo

Open Access Theses and Dissertations oferece acesso a milhões de teses e dissertações publicadas no mundo todo

 

 Logo openaire

 

Open Aire fornece acesso aberto a pesquisas financiadas com fundos públicos europeus.

 

 

opendoar

 

OpenDOAR é um diretório global de repositórios de acesso aberto. Você pode pesquisar e navegar por milhares de repositórios registrados com base em uma variedade de recursos, como localização, software ou tipo de material. 

 

OpenEdition

OpenEdition é uma infraestrutura digital abrangente para comunicação acadêmica nas ciências humanas e sociais. Reúne quatro plataformas complementares focadas, respectivamente, em periódicos (OpenEdition Journals), séries de livros (OpenEdition Books), blogs de pesquisa (Hypotheses) e eventos acadêmicos (Calenda).

ohp logo

 

Open Humanities Press é uma comunidade internacional de acadêmicos, editores e leitores com foco na Teoria Crítica e Cultural. Promovem acesso aberto a periódicos, livros e exploram novas formas de comunicação acadêmica

 

olh empowoa

 

OLH é financiada por um consórcio internacional de bibliotecas que se juntaram na missão de tornar a publicação científica mais justa, mais acessível e rigorosamente preservada para o futuro digital. A plataforma de publicação OLH oferece suporte a periódicos acadêmicos de todas as disciplinas de humanidades, além de hospedar seu próprio periódico multidisciplinar.

 

ORL Logo

 

A Open Research Library (ORL) foi planejada para incluir todo o conteúdo de livros com Acesso Aberto em todo o mundo em uma plataforma para descoberta amigável, oferecendo uma experiência perfeita de navegação em mais de 20.000 livros com Acesso Aberto.

Há conteúdos nas áreas de: Arte, Arquitetura, Design, Educação, Estudos de Língua Estrangeiras, História, Literatura, Crítica Literária, Música, Filosofia, Fotografia, Poesia, Ciências Políticas, Religião, Ciências Sociais, entre outras.

 

unnamed 1

 

Open Science Directory é uma ferramenta global de pesquisa de milhares de periódicos acadêmicos em acesso aberto.

 

 

Persee logo

Persée é um programa de publicação eletrônica de periódicos científicos nas áreas de humanidades e ciências sociais criado pelo governo francês. O portal dá acesso a todas as coleções digitalizadas com possibilidades avançadas de explorar as revistas digitalizadas que são criteriosamente avaliadas.

 

 

latin american logo

 

O Portal de Arquivos Abertos da América Latina é um projeto do Projeto Recursos de Pesquisa Latino-Americanista - LARRP, em colaboração com o Centro Latino-Americano de Informações em Redes - LANIC, para melhorar o acesso à literatura cinza de ciências sociais produzida na América Latina. O portal fornece acesso a documentos de trabalho, pré-impressões, documentos de pesquisa, documentos estatísticos e outros materiais de difícil acesso da "web profunda". Normalmente, este conteúdo é publicado por institutos de pesquisa, organizações não governamentais e agências periféricas que não são controladas por editores comerciais.

O Portal oferece acesso a documentos oriundos de:

 

ple uchile

 

Portal de Livros Eletrônicos da Universidade do Chile é uma plataforma destinada à divulgação de trabalhos e pesquisas acadêmicas, cujo objetivo é apoiar a publicação eletrônica de livros editados por suas Faculdades, Institutos e outras organizações. Seu catálogo também inclui obras de valor histórico pertencentes às coleções das Bibliotecas da Universidade do Chile e que fazem parte do patrimônio cultural de nossa universidade.

 

revistas usp

 

Desde 2008, o Portal de Revistas USP reúne uma biblioteca digital de centenas de revistas publicadas pelas diferentes unidades de ensino e pesquisa que fazem a Universidade. Todas as revistas são abertas e contêm o texto completo dos artigos publicados.

 

e aulas usp3

 

site e-Aulas é uma biblioteca digital que disponibiliza um acervo de mais de 1.500 vídeos das aulas de disciplinas e cursos oferecidos pela USP. O conteúdo de mais de 180 disciplinas está disponível para o público em geral. Para acessar, é preciso que os interessados se inscrevam no site.

pqdtopen

 

O PQDT Open fornece o texto completo das dissertações e teses em acesso aberto gratuitamente. Você pode localizar de forma rápida e fácil dissertações e teses relevantes para sua disciplina e visualizar o texto completo em formato PDF.

 

 

project gutenberg

 

O Project Gutenberg é uma biblioteca com mais de 60.000 eBooks gratuitos. Escolha entre epub e eBooks Kindle gratuitos, baixe-os ou leia-os online. Você encontrará a grande literatura mundial aqui, com foco em trabalhos mais antigos para os quais os direitos autorais dos EUA expiraram.

 

 

project muse 960x320 002

 

O Projeto MUSE, uma colaboração sem fins lucrativos entre bibliotecas e editoras, é uma base de dados de livros eletrônicos e periódicos acadêmicos revisados ​​por pares. O Projeto MUSE contém humanidades digitais e conteúdo de ciências sociais de mais de 250 editoras universitárias e sociedades acadêmicas em todo o mundo. Há publicações nas áras de História, Ciências Sociais, Literatura, Educação, Filosofia, Religião, Artes, Língua, Linguística, Antropologia, Estudos de Gênero, Folclore, entre outras.

 

 

 

 

O Projeto Google Art Project é uma parceria entre o Google e mais de 151 museus de arte advindos de mais de 40 países. Possui uma tecnologia avançada que permite uma experiência bastante interessante. Os usuários podem fazer passeios virtuais em museus, e explorar centenas de obras de arte com um incrível zoom. É possível ainda criar e compartilhar coleções individuais.

 

 

Publicy available logo

 

Projetada para complementar outras bases de dados e coleções, a Publicly Available Database reúne links para o texto completo de conteúdo acadêmico disponível publicamente de uma série de fontes diferentes de todo o mundo. Inclui conteúdo dos principais repositórios de assuntos, como o arXiv, bem como periódicos de acesso aberto. O conteúdo inclui artigos de periódicos, pré-prints, livros, artigos de conferências e relatórios.

 

O Portal Redalyc reúne revistas científicas com artigos integrais em todas as áreas. São revistas dos países íbero-americanos. O portal foi desenvolvido pela Universidad Autónoma de Estado de México e pretende contribuir para a difundir o acesso a informação científica e fomentar o desenvovimento de pesquisas.

 

jYDbDiq1

O RI OPAC (Regesta Imperii) é uma base de dados de literatura de livre acesso para a pesquisa medieval em toda a área linguística europeia, cobrindo todas as disciplinas. É caracterizado, em particular, pela indexação de artigos de uma variedade de revistas e antologias. É considerada a literatura especializada a partir do século XVI, que trata do período da Antiguidade Tardia à Reforma.

 

REPEC

RePEc (Research Papers in Economics) é um esforço colaborativo de centenas de voluntários em 102 países para melhorar a divulgação da pesquisa em Economia e ciências afins. O coração do projeto é uma base de dados bibliográfica descentralizada de artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, todos mantidos por voluntários

 

Revista Observatorio 28 IC capa 265x198

 

Observatório Itaú Cultural é um espaço orgânico de pesquisa, formação e reflexão sobre o setor cultural. Exercitando desde 2006 um olhar atento para a cultura, busca – através de ações plurais e diversas – fomentar os debates sobre este campo fundamental das sociedades contemporâneas: as produções artísticas e culturais. Seja contribuindo para a formulação de políticas culturais, seja através de ações formativas destinadas a artistas, coletivos e produtores, o Observatório se preocupa em oferecer atividades teóricas e práticas, reflexivas e acadêmicas, com sólido embasamento conceitual e metodológico. Para tanto, sua atuação se dá por meio da realização de encontros e seminários, apoiando a produção de pesquisas acadêmicas e desenvolvendo produtos – como a revista semestral e a coleção Os Livros do Observatório, ambos disponibilizados tanto em formato impresso quanto no digital.

sage open

 

SAGE Open é uma publicação de acesso aberto da SAGE. Publica artigos de pesquisa e revisão originais revisados ​​por pares em um formato de acesso aberto. Os artigos podem abranger todo o espectro das ciências sociais e comportamentais e das humanidades.

 

 

 science open

ScienceOpen é uma plataforma de pesquisa e descoberta de acesso gratuito que coloca a pesquisa em contexto e explora novas maneiras de disponibilizar informações para a comunidade acadêmica. Os dados disponíveis em artigos de pesquisa são analisados ​​e a análise vincula artigos por meio de autores, citações, palavras-chave, periódicos e muito mais. Os usuários podem adicionar mais ao contexto de um artigo com comentários, recomendações ou revisões por pares pós-publicação. 

 

 

SciELO (Scientific Electronic Library Online /Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é uma base de publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos. Possui mais de 920 periódicos e 340 mil artigos. Foi desenvolvido para apresentar e viabilizar acesso a literatura científica, especialmente na América Latina e Caribe. Apresenta interface amigável que proporciona uma facilidade de busca por artigo, periódico ou áea do conhecimento. É possível ainda vizualizar números e indicadores de acesso, proporcionando informação sobre o impacto, uso e pertinência das publicações.

O Modelo SciELO é o produto da cooperação entre a FAPESP (http://www.fapesp.br) - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, BIREME (http://www.bireme.br) - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, instituições nacionais e internacionais relacionadas com a comunicação científica e editores científicos.

 

Scielo livros

A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e telas de computador.

 

standford logo

Standford Encyclopedia of Philosophy é uma enciclopédia online colaborativa na área de Filosofia, na qual cada artigo é atualizado regularmente por um ou vários especialistas da área em questão, sendo os verbetes submetidos a revisão por pares. Um comitê de especialistas compõe o corpo editorial que avalia os artigos antes da publicação.

 

 opencommons

O Open Commons of Phenomenology é um projeto internacional de pesquisa e infraestrutura, cuja missão é fornecer acesso gratuito ao corpus completo da fenomenologia, bem como desenvolver e manter a infraestrutura digital necessária para sua curadoria, estudo e disseminação.

 

wga

A Web Gallery of Art é uma base de dados pesquisável de belas artes e arquitetura europeias (séculos III a 19), atualmente contendo mais de 50.500 reproduções. São fornecidos biografias de artistas, comentários, visitas guiadas, música de época, catálogo, cartão postal gratuito e serviços móveis.

 

wikiart

 

O WikiArt já apresenta cerca de 250.000 obras de 3.000 artistas, localizadas em 8 idiomas. Essas obras de arte estão em museus, universidades, prefeituras e outros edifícios cívicos de mais de 100 países. A maior parte dessa arte não está à vista do público. Com o seu envolvimento ativo, estamos planejando cobrir toda a história da arte da Terra, de obras de arte em cavernas a coleções particulares modernas. Também fornecemos ferramentas para tradução em quantos idiomas forem necessários.