Catálogo de Serviços de TI

**** EM CONSTRUÇÃO - SUJEITO A ALTERAÇÃO *****

 

Nesta página descrevemos os principais serviços de TI disponibilizados pela Divisão de Tecnologia da Informação da EFLCH (DTI EFLCH), bem como orientações sobre como ter acesso a outros serviços relacionados.

 

 

Acesso à Intranet

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Acessar http://intranet.unifesp.br
  • A gestão da intranet e os serviços lá disponibilizados não é realizada pela Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas à Intranet podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de mensagem à CSTI (acessar intranet > Informática > Central de Serviços em TI > Mande uma mensagem para a Central de Serviços em TI.
  • Caso você ainda não possua acesso à Intranet, clique em “cadastre-se”. É necessário aguardar cerca de uma hora após o cadastro para sincronização de dados. 

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Acesso ao Sistema SEI

Responsável: Pró-reitoria de Administração

  • O acesso ao sistema é feito por meio do link: https://sei.unifesp.br com login e senha de intranet.
  • Caso ainda não tenha acesso ao SEI, é necessário enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando o seu nome completo, Registro Funcional - RF e Unidade de Lotação.
  • É necessário copiar a sua chefia imediata no e-mail.
  • Mais informações: https://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/novo-sei-unifesp
  • Dúvidas relativas ao SEI também devem ser dirigidas a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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Agenda - Sistema Booked - Consulta

Responsável: DTI EFLCH / CSTI - TI São Paulo

  • Finallidade: consulta à agenda de salas da EFLCH.
  • Link de acesso: http://agenda.unifesp.br/gua. Em seguida, clique em "Ver Agendamentos".

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Autorização para monitores (cópias e digitalizações)

Responsável: Direção Acadêmica

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Autorização para utilização de recursos multimídia

Responsável: Direção Acadêmica

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Cota de impressão para alunos

Responsável: DTI EFLCH

  • São disponibilizados para cada aluno 150 impressões por mês. Entretanto, a cota não é cumulativa.
  • O controle de cota é realizado por meio do usuário e senha de intranet do aluno.
  • Restituição de cota de impressão:
    • Em caso de problemas técnicos durante a impressão, o aluno deve preencher formulário próprio para restituição de cota (obs.: solicitar ao monitor de informática presente na sala 327). O formulário deve ser assinado pelo aluno em conjunto com o monitor;
    • O monitor de informática encaminhará à Divisão de TI o formulário preenchido no final de seu turno para análise;
    • O prazo médio para restituição é de até 2 dias úteis.

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E-mail "Alias" - Criação

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Um alias é um endereço de e-mail cuja finalidade é redirecionar mensagens para um grupo de e-mails a ele vinculado. Assim, um alias não possui sua própria caixa de entrada onde as mensagens são armazenadas. É, portanto, uma espécie de máscara de e-mail.
  • Um exemplo de alias é o endereço da Divisão de TI da EFLCH (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A este alias estão vinculados os e-mails de cada integrante da equipe de TI. Assim, quando alguém envia um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., esse e-mail é redirecionado para caixa de entrada de e-mail de cada integrante da equipe.
  • Diferenças entre alias e lista: Um alias permite não apenas receber mensagens, mas também enviá-las. Nesse sentido, o alias difere da "lista" de e-mails. Um exemplo de lista de e-mails é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que não permite enviar mensagens. Além disso a lista está sujeita à moderação. Ou seja, quando um e-mail não integrante da lista "envia" uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ele fica retido até que alguém autorize a sua liberação. 
  • Outra diferença entre alias e lista é que os endereços de lista da unifesp são identificados como "...@listas...".
  • Para solicitar a criação de um alias, verifique, primeiramente, se já não existe algum outro criado anteriormente.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • Na descrição da solicitação, indique quais endereços de e-mail deverão ser vinculados ao alias.
  • O e-mail do responsável pela solicitação deve ser institucional "@unifesp".
  • A criação de Alias é feita pela CSTI - TI São Paulo. No entanto, a DTI EFLCH faz a intermediação da solicitação. 
  • O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.

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E-mail "Alias" - Alteração

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • É possível solicitar a inclusão de novos e-mails ou exclusão de e-mails.
  • A alteração de Alias é feita pela CSTI - TI São Paulo. No entanto, a DTI EFLCH faz a intermediação da solicitação. 
  • O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.

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 E-mail institucional "@unifesp" - Criação

Para criar, faça login na intranet. No menu, selecione Informática -> Criação de email institucional.

Para utilizar, acesse: http://email.unifesp.br com seu login e senha de intranet.

  • Responsável: CSTI - TI São Paulo
  • Os serviços relacionados a e-mail institucional não são de competência da Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas a esse assunto podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de mensagem à CSTI (acessar intranet > Informática > Central de Serviços em TI > Mande uma mensagem para a Central de Serviços em TI).
  • Caso ainda não tenha acesso à intranet, acesso o tópico “Acesso à Intranet”.

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E-mail institucional "@unifesp"

  • Responsável: CSTI - TI São Paulo
  • Os serviços relacionados a e-mail institucional não são de competência da Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas a esse assunto podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de mensagem à CSTI (acessar intranet > Informática > Central de Serviços em TI > Mande uma mensagem para a Central de Serviços em TI.
  • Caso ainda não tenha acesso à intranet, acesso o tópico “Acesso à Intranet”.

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Impressão

  • Atualmente, o campus conta com impressoras próprias e impressoras disponibilizadas por meio de contrato de outsourcing de impressão formalizado por meio de processo licitatório.
  • A aquisição de cartuchos, toners, peças etc para impressoras pertencentes ao patrimônio da Unifesp não é responsabilidade da DTI EFLCH.
  • A DTI EFLCH é responsável pelo gerenciamento do contrato de outsourcing de impressão, o qual inclui a reposição de toners e manutenção.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Impressão de alunos: Prédio Acadêmico, 3º Andar, Laboratório de Informática, Sala 327. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 10:00 às 21:30. Devido ao fluxo elevado de impressões, não é permitido tirar cópias ou escanear documentos nessa sala.
  • Impressão de professores: Prédio Acadêmico, 1º Andar, Sala de Apoio ao Usuário de Informática, Sala 113. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:30 às 21:00. É possível imprimir, tirar cópias e escanear documentos.

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Instalação de equipamentos novos

Responsável: DTI EFLCH

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Internet na EFLCH

Responsável: DTI EFLCH

  • A DTI EFLCH é responsável pelo monitoramento da disponibilidade da internet na EFLCH, bem como pela abertura de chamados junto aos prestadores de serviço de internet, caso seja necessário.
  • A EFLCH conta com um link de internet padrão e outro de redundância, ambas fornecidas por meio de fibra óptica.
  • O monitoramento da disponibilidade de internet é feito em tempo real pela equipe de TI da EFLCH. Portanto, em geral, não é necessário nenhuma comunicação de indisponibilidade por parte da comunidade EFLCH.
  • Em caso de indisponibilidade do link padrão, a equipe da DTI EFLCH aciona o link de redundância.
  • Em alguns casos de rompimento de fibra óptica, pode haver rompimento de ambas as fibras (link padrão e redundância) ao mesmo tempo; pois, a infra-estrutura por onde passam as fibras, pode ser a mesma, dependendo do local do rompimento.

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Laboratório didático - Sala 314

Responsável: Direção Acadêmica

  • Localização: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 314.
  • Horário Func.: mediante agendamento, previamente autorizado pela direção acadêmica. Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando datas, horários, finalidade do agendamento, se necessita de instalação de algum software específico etc.
  • O solicitante deve utilizar e-mail institucional, informando nome completo e área solicitante.
  • Recursos disponíveis: 30 computadores (sistema operacional Linux/Ubuntu).
  • Público-alvo: Alunos do Campus Guarulhos.
  • Finalidade: aulas que necessitem de software específico.
  • No dia marcado, retirar a chave da sala 314 com a equipe da Divisão de TI (sala 320). Até às 20:00 devolver a chave na sala 320. Após esse horário, deixar a chave com a zeladoria para que esta a encaminhe para a Divisão de TI no dia seguinte.

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Laboratório de informática - Sala 327

Responsável: DTI EFLCH

  • Localização: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 327.
  • Horário Func.: Segunda a sexta-feira, das 10:00 às 21:30.
  • Recursos disponíveis: 83 computadores (sistema operacional Linux/Ubuntu), 5 impressoras.
  • Público-alvo: Alunos do Campus Guarulhos.
  • Finalidade: Pesquisas acadêmicas, confecção de trabalhos acadêmicos.
  • Forma de acesso: Log-in e senha de intranet.
  • Devido ao fluxo elevado de impressões, não é permitido tirar cópias ou escanear documentos nessa sala.

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Lista de e-mails - Criação

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Diferenças entre alias e lista: Um alias permite não apenas receber mensagens, mas também enviá-las. Nesse sentido, o alias difere da "lista" de e-mails. Um exemplo de lista de e-mails é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que não permite enviar mensagens. Além disso a lista está sujeita à moderação. Ou seja, quando um e-mail não integrante da lista "envia" uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ele fica retido até que alguém autorize a sua liberação. 
  • Outra diferença entre alias e lista é que os endereços de lista da unifesp são identificados como "...@listas...".
  • Para solicitar a criação de uma lista de e-mails, verifique, primeiramente, se já não existe algum outro criado anteriormente.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • Na descrição da solicitação, indique quais endereços de e-mail deverão ser vinculados à lista.
  • O e-mail do responsável pela solicitação deve ser institucional "@unifesp".
  • A criação de lista de e-mails é feita pela CSTI - TI São Paulo. No entanto, a DTI EFLCH faz a intermediação da solicitação. 
  • O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.

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Lista de e-mails - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

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Montagem, desmontagem e suporte Audio Visual

Edifício acadêmico (Auditório, Salas de aula, Salas e laboratórios de estudos e pesquisa, Biblioteca, Centro de Memória, Restaurante e áreas externas), Edifício Anexo (Direções, secretarias e divisões administrativas), Edifício Arco (Divisões acadêmicas, gabinetes de docentes, Salas rotativas e de defesa), Galpão da Brinquedoteca e LabArt

Responsável: DTI EFLCH

  • Contato: Suporte ao usuário de informática - Equipe terceirizada. 
  • Local: Prédio Acadêmico - 1º Andar - Sala 113, Tel.: 5576-4848 VoIP 6161.
  • Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira das 09:00 às 22:30
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.

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Moodle

Responsável pela sala: Docentes
Responsável em 1o nível: DTI EFLCH
Responsável em 2o nível: SEAD

A plataforma moodle é uma ferrmaneta virtual utilizada para apoio às atividades presenciais. Os acessos devem ser realizados pelos seguintes endereços, com usuário e senha da intranet:

Para docentes

  • Solicitação de abertura de salas no moodle de graduação: A cada semestre há alguns períodos amplamente divulgados (no último semestre foram 3) para a formalização da demanda pela intranet. O formulário para solicitação de salas no novo Moodle fica na Intranet, item “Unifesp” do menu principal, seção “Pró-Reitoria de Graduação”,  ícone da “Indicação de interesse EaD”.
  • Suporte técnico do moodle da graduação: Há um fórum específico no perfil de cada docente, que deve abrir um tópico com seus problemas/dúvidas.

Para estudantes

  • Inclusão em Unidades Curriculares: A inclusão deve ser automática assim que a matrícula de cada estudante for efetivada na disciplina em questão. É importante verificar com o professor se a disciplina tem uma sala respectiva no moodle. Caso o acesso esteja indisponível a uma disciplina devidamente criada é importante verificar com o setor de Apoio Pedagógico a situação da matrícula na disciplina.

Para monitores

  • Inclusão em Unidades Curriculares: A inclusão deve ser feita pelo professor responsável pela UC: na Intranet, item “Unifesp” do menu principal, seção “Pró-Reitoria de Graduação”, no ícone da “Indicação de interesse EaD”, em aba específica (“Autorização de Acesso”).

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Movimentação de equipamento de TI

Responsável: DTI EFLCH

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Publicação de informações no portal da EFLCH

Responsável: DTI EFLCH

(*) O setor de eventos também publica artigos relacionados a eventos. Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Obs.: A manutenção de páginas fora do portal da EFLCH deve ser realizada pela área ou pessoa que solicitou a sua criação. Sugerimos que procure a coordenação ou secretaria do curso em questão.

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Sistemas administrativos institucionais

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • O que são? Sistemas institucionais e administrativos da Unifesp, como SIIU, Patrimônio, Compras, RH, entre outros. 
  • A responsabilidade pelos sistemas, seu correto funcionamento, manutenção, cadastro e exclusão de usuários, entre outros, é da CSTI - TI São Paulo.
  • Quem pode solicitar: TAEs.
  • A DTI EFLCH publica as atualizações elaboradas pela CSTI - TI São Paulo. E faz o mapeamento dos atalhos dos sistemas nas máquinas dos usuários, após a liberação do acesso pela CSTI - TI São Paulo.
  • Forma de solicitação para atividades da DTI EFLCH: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI

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Substituição de equipamentos e bens defeituosos

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: Substituição de PCs, VoIPs, teclados, mouses etc.
  • Quem pode solicitar: docentes e TAEs
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

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Suporte técnico de informática - Primeiro Atendimento - Sala 113

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: Prestar primeiro atendimento no suporte técnico de informática (ex.: computador não liga, instalação de softwares, instalação de impressoras, substituição de equipamentos com defeito etc.). 
  • O suporte é realizado apenas em bens pertencentes à Unifesp.
  • Contato: Suporte ao usuário de informática - Equipe terceirizada.
  • Local: Prédio Acadêmico - 1º Andar - Sala 113, Tel.: 5576-4848 VoIP 6161.
  • Horário de Atendimento.: segunda a sexta-feira, das 08:00 às 22:00.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação, do volume de chamados em aberto e das prioridades determinadas pela DTI EFLCH.

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Vídeoconferência/Webconferência - Sala 325

Responsável: DTI EFLCH

  • Localização da sala: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 325.
  • Horário Func.: Mediante agendamento.
  • Recursos disponíveis: Computador com sistema operacional Windows, webcam, aparelho de teleconferência CISCO com TVs, mesa para até 7 pessoas.
  • Finalidade: Reuniões de trabalho, bancas de qualificação ou defesa etc.
  • Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Quem pode agendar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Por e-mail. Informar:
    • Título do evento;
    • Finalidade do evento;
    • Data do evento;
    • Horário de início;
    • Horário de término;
    • Tipo de conexão que será utilizada (ex., via Skype*, Appear.In **, CISCO TelePresence SX20 ***).
    • Observações:
  • A utilização do aparelho CISCO TelePresence SX20 demanda dados de conexão do aparelho com o qual a Unifesp irá se conectar (IP, sala e senha). Nas conexões com outros campi da Unifesp, basta informar na solicitação o número da sala e senha. Nas conexões com outras universidades, é necessário informar com alguns dias de antecedência os dados de IP, sala e senha para que a Divisão de TI realize testes de conexão;
  • O solicitante deve utilizar e-mail institucional, informando seu nome completo e área solicitante;
  • Recomenda-se solicitar agendamento com pelo menos uma semana de antecedência;
  • No dia do evento, recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência para minimizar imprevistos técnicos;
  • O prazo médio para realização do agendamento é de até 2 dias úteis após o recebimento do e-mail.

(*) O solicitante deve utilizar sua própria conta de Skype. A Unifesp não possui conta institucional.

(**) Transmissão de baixa resolução. Permite conectar em webconferência até 4 dispositivos como computadores, tablets ou smartphones (Possível realização em todas as salas com acesso à internet).

(***) Transmissão em alta resolução. Exige equipamento similar para realizar conferencia. Manual do equipamento (Somente na sala 325 de vídeoconferência). 

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VOIP

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: instalação de novos aparelhos, alteração de configurações, mudança de local etc.
  • A DTI EFLCH é responsável pelo servidor VoIP instalado na EFLCH para gerenciamento de instalação de novos aparelhos, configurações, permissões etc.
  • A EFLCH conta com sistema de telefonia VoIP. As chamadas externas dependem da disponibilidade de internet tanto no campus Guarulhos, quanto no campus São Paulo; pois, tais chamadas partem da central telefônica do campus São Paulo.
  • Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

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Wi-Fi

Responsável: DTI EFLCH

  • Estão espalhadas pela EFLCH diversas antenas.
  • As redes disponíveis são: Unifesp, LIFE-PIBID e EFLCH-ADM. O prédio acadêmico é servido pelo sinal da rede Unifesp. As salas LIFE e PIBID são atendidas por uma rede específica por questões técnicas. Já o sinal da EFLCH-ADM é transmitido para a região do Arco.

  • O acesso ao Wi-Fi é restrito a TAEs e docentes da EFLCH.
  • A senha de acesso deve ser digitada por um técnico de suporte de primeiro atendimento (sala 113, VoIP 6161) ou servidor da DTI EFLCH (Sala 320).

  • Em caso de problemas de conexão, relatar o problema via abertura de chamado.

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Solicitação de Transportes

Regras para solicitação e uso do transporte oficial

  1. 12:00h é o horário limite para que a solicitação seja passível de agendamento na véspera do dia em que o transporte será realizado.
    Ex: Transporte para o dia 13/01/2014 (segunda-feira) – deverá ser solicitado por formulário on-line até às 12:00h do dia 10/01/2014 (sexta-feira).
    Solicitações recebidas após às 12:00h serão consideradas apenas como “encaixes”, podendo ou não serem executadas, respeitando a agenda pré-estabelecida;

  2. Serão tolerados atrasos de 10 minutos sem prévio aviso. Após esse período será considerada como desistência de uso do transporte.
    Respeitado o prazo de tolerância, a Divisão de Serviços Gerais poderá encaminhar o carro e motorista para o atendimento de outra demanda;

  3. É proibido solicitar diretamente ao motorista a alteração da rota e paradas em locais não agendados previamente;

  4. Em casos de cancelamento das solicitações confirmadas, a Divisão de Serviços Gerais deverá ser comunicada com a máxima antecedência possível, via e-mail e telefone;
  5. Os discentes devem solicitar orientações na Divisão de Serviços Gerais antes de solicitar qualquer transporte.

 

Formulário de solicitação de transporte

 

Em caso de dúvida, entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo VOIP 6113, na Divisão de Serviços Gerais. Responsáveis: Ivan Lopes / Juciane Meira.

Secretaria Acadêmica - Graduação

Controle de todos os dados acadêmicos, a admissão discente, a emissão de documentos ao discente, a integralização curricular, as instruções relacionadas com a conclusão de cursos ou a interrupção de estudos a qualquer título, os registros da vida acadêmica dos estudantes desde seu ingresso até seu desligamento por suas diferentes formas ou modalidades, exercendo atos de controle e supervisão acadêmica.

 

Equipe de trabalho

Claudio Bevilaqua

Jandira dos Reis Santos

Lillian Lages Lino

Magno Felix Santana Santos

Paulo Sergio da Silva

Eliane Maria Pereira Agostinho

 

 

Requerimentos 

Documentos acadêmicos

Aproveitamento de Estudos

 

Consultas

Consulte seu número de matricula aqui.

Bilhete Escolar disponível para retirada

 

 

Inclusão Bilhete Escolar

Preencha o formulário aqui.

 

Horário de atendimento

Segunda a Sexta

09h00 as 21h00

 

Contatos

Fone: (11) 5576-4848 (6030 / 6031 / 6032 /6033)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Apoio Pedagógico

O Núcleo de Apoio Pedagógico, constituído pelos servidores Técnicos em Assuntos Educacionais (T.A.E.s), realiza o atendimento ao corpo discente quanto a orientações sobre a Matriz Curricular de cada curso da EFLCH, observando o PPC (Projeto Pedagógico do Curso) e os Regimentos de cada Curso de Graduação. Propicia atendimento especializado ao discente na construção de Plano de Estudos para conclusão do seu curso, de modo contínuo até sua integralização curricular.

Participa também do planejamento geral (EFLCH) e da grade semanal do curso. Efetua levantamentos estatísticos, dados acerca da vida acadêmica do aluno, desde seu ingresso até sua Graduação ou desligamento por suas diferentes formas ou modalidades, inclusive quando egressos, exercendo atos de controle e supervisão acadêmica.

Equipe

Apoio Pedagógico
Andreza Felix de Avelois
Daniela Schlic Matos
Diego Martins Casado
Eduardo Marangoni Canesin
Elaine Muniz Pires
Jean Aparecido da Cunha
Lidia Gonçalves Martins

Estágio
Marcio Ribeiro dos Santos

 

Documentação de Estágio

Letras (Normas) (a partir de 2019)

Pedagogia (Infantil)

Pedagogia (Fundamental)

Pedagogia (EJA)

Pedagogia (Gestão)

Ciências Sociais

Ciências Sociais - Credenciamento para Estágio Curricular

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Solicitação de termo de compromisso - Residência Pedagógica

Para solicitação do termo de compromisso de Residência Pedagógica, preencha o formulário (clique aqui).

 

Planos de estudos

  1. Tenha em mãos o seu histórico escolar atualizado;

  2. Baixe em seu computador o arquivo Excel correspondente ao seu curso. (disponível abaixo);

  3. Verifique em seu histórico escolar que cada UC/Cód está dentro de um grupo cadastrado, tais como: UC FIXA; Dominio Conexo; Domínio Conexo Fixo; UC Eletiva Livre/Eletiva de Area; UC Eletiva Livre/Eletiva de Area/UC Formação de Professores; Fixa para Licenciatura; Estágio Curricular; Atividades Complementares;

  4. Verifique no seu histórico as UCs em que teve resultado APROVADO e/ou CUMPRIDO e/ou DISPENSADO; e/ou APROVEITAMENTO DE ESTUDOS e seus grupos cadastrados;

  5. Selecionando a célula ao lado das disciplinas e carga horária (coluna "situação") você poderá selecionar a situação para cada disciplina (Cursou, Cursando ou Não Cursou);

  6. Verifique se não ocorreu nenhum erro no preenchimento e, em caso de dúvida, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Matrizes Curriculares 

  

Atividades Complementares

Acompanhe aqui a situação por estudante

 

Ciências Sociais

Ficha de Atividades Complementares com Regulamento

 

Filosofia

Ficha de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares

 

História

Ficha para Atividades Complementares 

Ficha para Atividades Complementares na Área de Patrimônio 

Tabela Atividades Complementares

Regulamento Atividades Complementares

 

História da Arte

Planilha de Conferência

Resolução nº 002/14 de 03 de junho de 2014

Resolução nº 003/14 de 03 de setembro de 2014

Distribuição de Carga Horária – Regulamentação das Atividades Complementares

Distribuição de Carga Horária – Regulamentação das Atividades Complementares 2

 

Letras

Regulamento das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (válido a partir de 2019)

Ficha para Atividades Complementares (válido até dezembro de 2018)

Tabela de Validação (válido até dezembro de 2018)

Pedagogia

Ficha para Atividades Complementares

Orientações para a Apresentação e Validação das Atividades Complementares

 

Contato

Envie suas dúvidas preferencialmente via email, informando nome completo, matrícula, curso e turno.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel: (11) 5576-4848 (ramais 6020, 6021, 6022, 6023, 6024. 6025)

Direção Acadêmica

Diretora Acadêmica

Magali Aparecida Silvestre

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Vice-Diretor Acadêmico

Janes Jorge

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Secretária

Natalia Incerti Pereira

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tel: (11)5576-4848, ramal 6045

 

Assessora de Comunicação

Joana Rodrigues

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tel: (11)5576-4848, ramal 6006

 

Estagiária de Comunicação

Cintia Franchini Torquato

Tel: (11)5576-4848, ramal 6003

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Documentos

1) Informativos

 

2) Estudos Acadêmicos

Indicadores acadêmicos

Evasão

Egressos – pesquisa com ex-alunos e alunos em curso

Ingresso e preenchimento das vagas no SISU

Pesquisa e produção científica

Permanência estudantil

Vida acadêmica e avaliação dos cursos/campus

 

3) Apresentações da Direção Acadêmica

II Fórum de Graduação da Unifesp – outubro/2013

Audiência Pública na Câmara Municipal de Guarulhos – novembro/2015

III Colóquio de Humanidades – novembro/2015

Dia Aberto – setembro/2016

 

4) Transparência - Execução orçamentária

2013

2014

2015

2016

2017

 

Gestões anteriores

2013-2017

Prof. Dr. Daniel Arias Vazquez
Diretor Acadêmico

Prof.ª Dra. Marineide de Oliveira Gomes
Vice-Diretora Acadêmica (até 08/2016)

Prof. Dr. Carlos Alberto Bello
Vice-Diretor Acadêmico (após 08/2016)

 

Relatórios

Relatório do quarto ano de trabalho na Direção Acadêmica do campus Guarulhos (Gestão 2013-2017)

Relatório do terceiro ano de trabalho na Direção Acadêmica do campus Guarulhos (Gestão 2013-2017)

Relatório do segundo ano de trabalho na Direção Acadêmica do campus Guarulhos (Gestão 2013-2017)

Relatório do primeiro ano de trabalho na Direção Acadêmica do campus Guarulhos (Gestão 2013-2017)

 

2012-2013 (pro tempore)

Prof.ª Dra. Conceição Vieira da Silva Ohara

 

2010-2012

Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas

Diretor Acadêmico

 

Prof. Dr. Glaydson José da Silva

Vice-Diretor Acadêmico

 

2009-2010 

Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas

Diretor Acadêmico

 

2006-2009

Prof.ª Dra. Cynthia Andersen Sarti

Diretora Acadêmica